quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Principais Acontecimentos Científicos de 2008

LHC ( Large Hadron Collider), o grande colisor de Handróns, chamado pelos críticos, A Máquina do Fim do Mundo, não destruiu o mundo, não causou um buraco negro, nem engoliu o planeta, pelo menos por enquanto!?
Em setembro a máquina foi ligada pela primeira, mas a engenhoca não funcionou como anunciado. Após um vazamento de hélio o LHC teve que ser desligado para reparos e deve começar a rodar novamente em junho de 2009.


2- Nasa consegue pousar sonda no pólo norte de Marte - A sonda Phoenix, da Nasa (agência espacial norte-americana), realizou um pouso histórico próximo ao pólo norte de Marte. A Phoenix irá procurar água e avaliar as condições para a existência de vida no planeta, de acordo com membros da agência.


3- Craig Venter publica seu próprio genoma - Cientista americano produziu a seqüência mais completa do DNA humano. Resultado revela que existe muito mais variabilidade na espécie do que se pensava.


4- China missão Espacial -Após caminhada no espaço, China quer colocar estação espacial em órbita e aterrissar na Lua. Três astronautas chineses estavam a bordo da nave Shenzhou 7. Uma viagem de 68 horas pelo espaço , que incluiu uma caminhada espacial. A missão teve a primeira caminhada espacial de um chinês na História. O objetivo era mostrar os avanços tecnológicos do país e foi considerada como uma importante vitória.


Cientistas encontram gorilas ameaçados de extinção - Uma exaustiva pesquisa nas vastas faixas de florestas e pântanos no norte da República do Congo revelou a presença de mais de 125 mil gorilas ameaçados de extinção, um raro exemplo de abundância em um mundo no qual as populações de primatas desaparecem rapidamente.


Planetas Extrasolares - Astrônomos obtiveram o que dizem ser as primeiras imagens diretas de planetas fora do nosso Sistema Solar, incluíndo uma foto no visível de um sistema com um único planeta e uma imagem infravermelha de um sistema planetário múltiplo.
"Todos os planetas extrasolares detectados até agora eram apenas uma oscilação num gráfico. Estas são as primeiras imagens de um sistema inteiro," disse Bruce Macintosh, astrofísico do Laboratório Nacional Lawrence Livermore na Califórnia, que fez parte da equipa que fotografou o sistema planetário múltiplo no infravermelho. "Temos tentado fotografar planetas há já oito anos, sem sorte, e agora temos imagens de três planetas ao mesmo tempo."


Capa de Invisibilidade - Cientistas criaram dois novos materiais capazes de refletir a luz em direção contrária, o que representa o primeiro passo para a fabricação de uma capa de invisibilidade. Os materiais foram desenvolvidos com patrocínio do governo dos Estados Unidos, no Centro de Engenharia e Ciência de Nanotecnologia da Universidade de Berkeley.


Seqüenciado o Genoma do Mamute - Genoma do mamute é seqüenciado pela primeira vez. Cientistas conseguiram através de fragmentos de pêlos, completar cerca de 80% do genoma nuclear de uma espécie extinta, o mamute laduno, que desapareceu há cerca de 10.000 anos.

Descoberta sepultura da família mais antiga- pesquisadores encontraram na alemanha uma ossada de 4600 anos. Os exames de DNA confirmaram que os ossos são de uma família: Mãe, pai e dois filhos, especialistas acreditam que todos foram assassinados na idade da pedra, devido uma competição por espaço.



Fonte

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Ilustrações 2009 - Escolha um Tema e Participe!


O cartaz do programa Mostravídeo, que apresenta a cada mês produções escolhidas por um curador de acordo com um tema, traz sempre uma ilustração. Em 2009, uma das ilustrações pode ser assinada por você.
Envie seu trabalho para participe@itaucultural.org.br até o dia 20 de fevereiro. Serão selecionadas sete obras, que devem ser originais e inéditas.

Com tiragem de 1.200 exemplares, a peça é distribuída gratuitamente nos locais onde acontece a exibição.

Confira aqui o regulamento e participe!


imagem: Andrés Sandoval

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Os Dez Melhores Lançamentos Tecnológicos de 2008

Confira abaixo a lista com os lançamentos tecnológicos mais interessantes do ano, segundo Josh Quittner da Revista Time.

Top 10 Gadgets de 2008

1- Optoma Pico PK-101


Segundo Quittner, ele é o gadget mais legal do ano e provalvelmente um equipamento que James Bond usaria.
O Pico PK-101 é um mini projetor LCD que cabe na palma da mão. Ele pesa apenas 114 gramas e projeta imagens (Foto e Vídeo) de qualquer dispositivo USB em uma resoluçãode 480 x 320 megapixels. Nos EUA, custa U$ 399

2- Mitsubish LaserVue 65" HDTV


Ela é a preimeira TV a laser do mercado e a melhor, de acordo com a TIME.com - proporciona cores mais ricas e mais precisas, Consome dois terços a menos de eletricidade do que as de TVs de LCD e plasma HDTVs. Nos EUA, custa U$ 7.000

3- Apple iPhone 3G


Ele não está em 3º lugar simplesmente por ser um bom celular. O iPhone 3G não acessa e-mails tão bem quanto um BlackBerry e não é melhor que a maioria dos celulares, analisa a Time. No entanto, o Gadget abriu as portas para a era da computação móvel. Preço nos EUA, U$ 199

4- Nikon D90


A Nikon D90, foi lançada com o objetivo de aumentar a liberdade criativa dos fotógrafos, segundo o fabricante. Com 12,3 megapixels, a câmera vem com a lente 18-105mm VR que reduz os efeitos tremidos, permitindo fotografar em velocidades mais lentas com a câmera na mão. Preço nos EUA, U$ 1.200

5- Sound & Vision FoxL Bluetooth Speaker


Do tamanho de uma caixinha de óculos, o FoxL é um alto-falante estéreo com tecnologia Bluetooth e entrada USB para celulares, smartphones, MP3 players, computadores e iPods. Josh Quittner da Time diz valer à pena pela qualidade de som emitida. Preço nos EUA, U$ 249

6- Sennheiser MX W1 Wireless Headphones


Ele é de fato o primeiro fone de ouvido sem fio, o único que não tem nenhum cabo ligando as duas fontes de som. Imune aos ruídos da rede Wi-Fi, recebe o áudio estéreo a partir de qualquer aparelho de som, e com a tecnologia Bluetooth permite a troca de arquivos. Preço nos EUA: U$ 499

7. Flip MinoHD


Do tamanho de um iPod é essa filmadora que capta vídeos em alta resolução - 720p HD. Segundo a Time.com, ela é bem fácil de ser usada, pequena, pesa apenas 93 gramas e vem com uma memória interna de 4GB. Preço nos EUA: U$ 230

8. Amazon Kindle


O Kindle é um aparelho da Amazon para leitura de livros. Lançado no final de 2007 e apenas comercializado em 2008, esse Gadget é uma verdadeira revolução para os amantes de livros, segundo a Josh Quittner. O aparelho permite baixar livros da internet por $ 9,99 dólares. Uma biblioteca portátil! Preço nos EUA: U$ 359

9. Netflix Roku Box


Aparelhos como o Roku Box um dia irão substituir os DVDs, de acordo com Josh Quittet. Ele é conectado ao televisor e através da rede Ethernet ou Wi-Fi, os usuários da Netflix têm acesso a aproximadamente 10 mil títulos de filmes e seriados de TV de sua loja online. A taxa mensal de assinatura é $9 dólares. Preço nos EUA: U$ 99

10. Sony Playstation Home


O Playstation Home é um serviço que permite aos usuários criarem personagens avatar para PS3. Eles têm casas, e lá os itens que o jogador recebe ao longo dos jogos são guardados. Segundo a Time.com, o Home é uma mistura de Second Life e The Sims que permite aos jogadores interação com pessoas de outros países, em um mundo virtual. Preço nos EUA: Gratuito

E para você, qual foi o melhor lançamento do ano?

Fonte:
Msn onne- Top 10 Gadgets de 2008
Revista Time

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Boas Festas: Paz no Natal e Prosperidade em 2009

Não leve a vida tão a sério:

DANCE!


ATREVA-SE!


DURMA UM POUCO!

VÁ ÀS COMPRAS!


DESCANSE!


BEIJE MUITO!

SOLTE BOAS GARGALHADAS, GRITE E PULE BEM ALTO!


RELAXE JUNTO A NATUREZA



ATREVA-SE COM A CULINÁRIA


TOME BANHO DE ESPUMA


TENHA FÉ, ACREDITE SEMPRE EM SEUS SONHOS!



E SEJA MUITO FELIZ!

São meus Votos de Boas Festas: Feliz Natal e um 2009 repleto de boas realizações.

domingo, 21 de dezembro de 2008

"Quem tem Fome tem Pressa" - Solidariedade e Amor ao Próximo

A pobreza é resultado da indiferença, da corrupção, da ganância, da intolerância, e principalmente da estupidez humana.
A miséria precisa ser erradicada por ser a pior forma de violência que um ser humano pode sofrer. Precisamos ser solidários. Como bem disse o saudoso sociólogo Betinho, um brasileiro digno e brilhante:

Não sou otimista babaca, sou otimista ativo

"Quem tem fome, tem pressa"

O continente mais pobre do mundo é a África, a maioria dos habitantes são portadores do vírus HIV. A epidemia de Aids, agrava ainda mais a situação da fome na maioria dos países africanos.
Segundo a ONU - Declaração dos Direitos Humanos: “todo homem, mulher, criança, tem o direito inalienável de ser livre da fome e da desnutrição...”
Dizer que o mundo não tem condições de produzir alimentos suficientes, é uma inverdade, que esconde outros motivos. A Fome é resultado de desdobramentos políticos pouco lícitos. Mudar esse cenário é mudar a mentalidade da classe dominante, que se alimenta da miséria humana para enriquecer ou dominar.

Espreitando a Morte



Pense nisso !


Abrace uma causa humanitária e faça qualquer contribuíção. Um pouco de um, somado a pouco de outros, é uma dádiva para muitos.
Encontre uma maneira de contribuir, seja no Brasil ou qualquer outro lugar do mundo.


Foto - Blog Toca Aquela

sábado, 20 de dezembro de 2008

Mutilação Genital Feminina - Ofensa Grave aos Direitos Humanos

A mutilação genital feminina(MGF), vulgarmente conhecida por excisão feminina ou Circuncisão Feminina, é uma prática em que uma parte ou a totalidade dos órgãos sexuais de mulheres e crianças são removidos, desse modo, impedindo que a sinta prazer durante o ato sexual. Uma ofensa grave aos Direitos Humanos, sem dúvida nenhuma, que deve ser combatida e protestada por todos.



De acordo com o presidente da fundação de serviços sociais, de Jacarta, a circuncisão trás, sobretudo, três benefícios as meninas: a mulher é vista como mais bonita aos olhos do marido, psicologicamente é mais equilibrada.




Há vários tipos de mutilações com gravidades diferentes, segundo as várias tradições são removidos o clítoris ou os lábios vaginais. Há uma outra forma de mutilação genital chamada de infibulação, que consiste na costura dos lábios vaginais ou do clitóris.



Os grupos de combate a essa prática enumeram complicações graves para a saúde e o psicológico das mulheres. Existem vários riscos, inclusive o de morte e da transmissão da Aids. Para muitas a dor nunca passa. A menstruação e o parto ficam ameaçados, as relações sexuais tornam-se dolorosas e o prazer sexual da mulher é tolhido. Infecções e todo tipo de problemas na saúde sexual feminina estão relacionados à brutalidade da excisão, feita na maioria das vezes com instrumentos não-esterilizados e usados em várias meninas numa mesma ocasião, e sem anestesia.
Há relatos que esta prática seja muçulmana, mas em nada está fundamentada religiosamente. A mutilação é praticada na maioria dos casos na África, mas é comum em certos países do Oriente Médio, nas comunidades imigrantes, em certas regiões da Ásia como Índia, Indonésia, Sri Lanka, Malásia; e na América do Norte, América Latina e Europa.

A mutilação também é praticada em grupos indígenas na América Central e do Sul, como por exemplo no Perú, mas existe pouca informação sobre isso. Devido a imigração, países onde anteriormente não se praticava, agora já existe alguns que praticam, incluíndo países como: Austrália, Canadá, Dinamarca, França, Itália, Holanda, Suécia, Reino Unido, EUA, entre outros.

O que se pode fazer para ajudar estas mulheres?

A Organização Não Governamental CARE tem uma petição para por termo à Mutilação Genital Feminina. Esta petição pode ser assinada em:
https://my.care.org/campaign/fgcpetition

Mutilação Genital Feminina - como combater este crime? - Blog Imigrantes Brasil

Proteste de alguma maneira, contra essa violência absurda!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Religiosidade do Natal na Pintura

A arte é a manisfestação do humano diante da realidade que o cerca. Toda manifestação artística é na verdade um retrato do pensamento expresso por símbolos.
A história da humanidade é marcada por grandes obras de artes, seja na pintura, na música, na escultura, ou no artesanato.
No tempo das cavernas os homens expressavam seus sentimentos e anseios através da pintura rupestre . Para Pintar usavam a terra ou moiam pedras na cor desejada, e faziam pincel com pêlos de animais.
O natal como expressão de fé e da cultura, foi ao longo da história retratada na pintura, onde os principais símbolos de religiosidade são: Jornadas, anjos, peregrinação, nascimento, família, reis magos, pastores, presépio, A Virgem Maria, menino Jesus, templos, Egito, estrela guia, adoração ...
Essas pinturas, na verdade são reflexões a respeito do nascimento de cristo e sua significação para a humanidade.

Conheça a religiosidade do natal na visão de alguns artistas plásticos:


Adoração dos Pastores - Josefa de Óbidos



Adoração dos Magos - André Gonçalves



O Menino Jesus Salvador do Mundo - Josefa de Óbidos



Natividade - Josefa de Óbidos



Francisco de Assis e Santa Clara Adorando o Menino Jesus - Josefa de Óbidos



Apresentação do Menino no Templo - Antônio de Oliveira Bernardes



A Virgem com o Menino - Antônio Vaz



Adoração dos Magos - Vicente Gil



Presépio - Gregório Lopes



Natividade - Vasco Fernandes



Nossa Senhora com o Menino - Álvaro Pires de Évora



Adoração dos Magos - Vasco Fernandes



S. José e o Menino - Josefa de Óbidos



Virgem com o Menino - S. Bartolomeu e Santo Antão



Nossa Senhora com o Menino - Álvaro Pires de Évora



Nossa Senhora com o Menino e dois Anjos - Álvaro Pires de Évora



Sagrada Família - André Reinoso



Nossa Senhora com o Menino - Álvaro Pires de Évora