sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Prisão de Guantánamo X Anistia Internacional

O presídio de Guantánamo está localizado na Base de Guantánamo (na ilha de Cuba), esse presídio é o símbolo do desrespeito dos direitos humanos. Inaugurada em 2002, serviu para levar os presos capturados no Afeganistão e no Iraque, acusados de pertecerem aos grupos AL.Qaeda e Taliban, após o atentado de 11 de Setembro. Os presos de Guantánamo são encarcerados sem acusação formada, sem processo e sem direito a julgamento.





Segundo depoimento da Cruz Vermelha Internacional, os prisioneiros são vitímas de maus tratos e torturas. E diz também que, desde a invasão do Afeganistão pelos EUA, existe uma prisão nos mesmos moldes de Guantánamo, onde é comun a prática de torturas pelos soldados Americanos.
Segundo informação, essa prisão se localiza numa base militar dos EUA, na cidade de Bagran, no distrito de Parvan.



Graças a forte pressão que vem sofrendo pela Anistia Internacional, tudo indica que até janeiro de 2009, Guantánamo deva ser desativada, pois a mesma foi motivo de duras críticas e desgaste da figura do atual presidente George W. Bush, símbolo da arrogância do imperialismo americano e várias violações dos direitos humanos.


Foto do protesto irlandes
Foto da Prisão de Guantánamo

Garoto Índigo, Um Fenômeno Curioso

O Garoto índigo é um fenômeno curioso, intelectual e paranormal. O garoto se chama Boriska, sua mãe é Nadezhda, uma dermatologista de uma clínica pública russa que se graduou no Instituto Médico de Volgograd por volta de 1991. Seu pai é um funcionário público aposentado.



CIENTISTAS RUSSOS ESTUDAM FENOMENAL GAROTO ÍNDIGO

Os cientistas russos assumem publicamente suas pesquisas sobre espiritualismo abordando a reencarnação reconhecida cientificamente e a existência de vida extraterrestre.

Esse é um texto completo, traduzido de uma das reportagens do PRAVDA, assinada pelo jornalista e cientista Gennady Belimov: Em 11 de Janeiro de 1996, uma criança incomum nasceu na cidade de Volzhsky, na região de Volgograd, Rússia. Sua mãe, Nadezhda Kipriyanovich, descreve O trabalho de parto: "Foi muito rápido e não
senti nenhuma dor. Quando me mostraram o bebê, ele me olhava fixamente com seus grandes olhos castanhos. Como médica, eu sei que não é habitual entre naciturnos esse olhar concentrado. Exceto esse fato ele parecia um bebê normal."

Quando saiu da maternidade, de volta ao lar, Nadezhda começou a perceber que o menino, chamado Boris, tinha um comportamento singular: raramente chorava e nunca solicitava qualquer alimento. Ele crescia como as outras crianças, mas começou a falar frases inteiras aos oito meses. Com um ano e meio, lia jornais. Os pais deram a ele um jogo de peças para montar figuras e ele começou a elaborar peças geométricas combinando diferentes partes com precisão. "Eu tinha a impressão de que nós éramos como aliens para ele, aliens com os quais ele estava tentando se
comunicar" - disse a mãe de Boris ou Boriska, como é chamado pela família.

Boriska começou a desenhar figuras que, à primeira vista, eram abstrações nas quais se misturavam tons de azul e violeta. Quando psicólogos examinaram os desenhos, disseram que o garoto estava, provavelmente, tentando representar a aura das pessoas que via ao seu redor. Aos três anos, Boris começou a conversar com seus pais sobre o Universo. Ele sabia nomear todos os planetas do Sistema Solar e seus respectivos satélites. Ele falava também nomes e número de Galáxias. Isso pareceu assustador e a mãe pensou que seu filho estava fantasiando; por isso, resolveu conferir se aqueles nomes realmente existiam. Consultou livros de astronomia e ficou chocada ao constatar que Boris, de fato, sabia muito sobre aquela ciência.

Os rumores sobre o "menino-astrônomo" espalharam-se rapidamente na cidade. Boriska tornou-se uma celebridade local e as pessoas começaram a visitá-lo para ouvi-lo falar sobre civilizações extraterrestres, sobre a existência de antigas raças humanas cujos indivíduos mediam três metros de altura, sobre o futuro do planeta em função de mudanças climáticas. Todos ouviam aquelas coisas com grande interesse embora não acreditassem nas histórias.

Os pais decidiram batizar o filho, cogitando que talvez fosse uma questão espiritual pois acreditavam que havia algo errado com Boris. Mas o fenômeno não cessou: Boriska começou a falar às pessoas sobre seus "pecados". Um dia, na rua, abordou um rapaz e admoestou-o por usar drogas; falava com certos homens para parar de bater em suas mulheres; prevenia pessoas sobre a iminência de problemas e doenças.

O menino sofre com o conhecimento prévio de desastres naturais ou sociais: durante a crise do Beslan, recusou-se a ir à escola enquanto durou o ataque. Quando perguntaram a ele o que sentia sobre o assunto respondeu que era como se algo queimasse dentro dele. "Eu sabia que o caso todo teria um final terrível" - disse Boriska.

Sobre o futuro do planeta, ele adverte que a Terra passará por duas situações muito perigosas nos anos de 2009 e 2013, com a ocorrência de catástrofes relacionadas à água.

Especialistas dos Instituto de Estudos do Magnetismo Terrestre e Ondas de Rádio da Academia Russa de Ciências (Institute of Earth Magnetism and Radio-waves of the Russian Academy of Sciences) fotografaram a aura de Boriska que mostrou-se forte, nítida de modo incomum. O professor Vladislav Lugovenko analisa: 'Ele apresenta um espectograma laranja, O que significa que é uma pessoa alegre, positivo, com um intelecto muito poderoso.
Existe uma teoria de que o cérebro humano possui dois tipos básicos de memória: a memória de trabalho (consciente, voluntária) e a memória remota. Uma das habilidades do cérebro é salvar informações sobre a experiência, sejam emoções ou pensamentos, em uma dimensão que transcende o indivíduo. Essas informações são capturadas por um singular campo informacional que faz parte do Universo. Poucas pessoas são capazes de acessar informações contidas nesse campo.'

Ainda segundo Lugovenko, é possível medir as faculdades extra-sensoriais das pessoas com o auxílio de equipamentos especiais e através de procedimentos muito simples. Cientistas de todo o mundo têm-se se empenhado na pesquisa desses fenômenos a fim de revelar o mistério destas crianças extraordinárias, como o garoto Boris. Um dado interessante é que nos últimos 20 anos, bebês dotados de habilidades incomuns têm nascido em todos os continentes.

Os especialistas chamam estas crianças de "indigo children" ou"crianças azuis", possivelmente uma referência ao avatar indiano Khrisna que, segundo a lenda, era azul. Boriska é uma dessas crianças.
Aparentemente, as "crianças azuis" tem a missão especial de promover mudanças em nosso planeta. Muitas delas têm as espirais do DNA notavelmente perfeitas o que lhes confere uma inacreditável resistência do sistema imunológico capaz de neutralizar a ação do vírus da AIDS. Eu tenho encontrado crianças assim na China, Índia, Vietnam entre outros lugares e estou certo de esta geração mudará o futuro da nossa civilização.

Enquanto as agências espaciais tentam encontrar sinais de vida no planeta Marte, Boriska, aos nove anos, relata aos seus parentes e amigos tudo o que sabe sobre a civilização marciana, informações que ele recorda de uma vida passada. Um jornalista russo entrevistou recentemente o menino sobre sua experiência como habitante de Marte:

ENTREVISTADOR - Boriska, você realmente viveu em Marte como dizem as pessoas da vizinhança?
BORISKA - Sim, eu vivi, é verdade. Eu tinha 14 ou 15 anos. Os marcianos faziam guerra todo o tempo e eu tinha de participar daquilo. Eu podia viajar no tempo e no espaço, podia voar em naves espaciais e também pude observar a vida no planeta Terra. As naves marcianas são muito complexas e podem se deslocar pelo Universo.

ENTREVISTADOR - Existe vida em Marte atualmente?
BORISKA - Sim, existe, mas o planeta perdeu sua atmosfera há muitos anos atrás como resultado de uma catástrofe global. O povo marciano ainda vive em cidade nos subterrâneos. Eles respiram gás carbônico.

ENTREVISTADOR - Qual é a aparência dos marcianos?
BORISKA - Eles são muito altos, uma altura média de sete metros. Eles possuem capacidades inacreditáveis. Boriska fala de Marte mas também tem lembranças de suas observações sobre Terra naquela existência passada: ele foi testemunha da destruição da lendária civilização da Lemúria, "a maior catástrofe que já aconteceu neste planeta. Um continente gigante foi engolido por terríveis tempestades oceânicas. Eu tinha um amigo lemuriano que morreu na minha frente esmagado por uma rocha. Não pude fazer nada. Nós estamos destinados a nos reencontrar em algum momento desta vida." Sobre o Egito, Boriska diz que existe um conhecimento precioso oculto sob uma
pirâmide que ainda não foi descoberta: 'A vida vai mudar quando a
Esfinge for aberta. A Esfinge tem um mecanismo que aciona uma abertura secreta. O mecanismo está atrás da orelha.'

Quanto ao aumento de nascimentos de crianças especialmente
dotadas, o garoto informa que isto é decorrência do fato de que "chegou a época" propícia para que elas venham à Terra porque o "renascimento do planeta se aproxima... Eles estão nascendo e estarão preparados para ajudar as pessoas... Amar seus inimigos, essa é a Lei.
Você sabe porque o lemurianos pereceram? Porque eles não investiram no desenvolvimento espiritual e mergulharam nas práticas da Magia desconsiderando esta Lei.
O amor é a verdadeira mágica!". Boris encerrou a entrevista dizendo:
Kailis, e o entrevistador perguntou:

ENTREVISTADOR - O que você disse?
BORISKA - Eu disse Olá. Essa é a língua do meu planeta.

Como diz o ditado: "A Mais Coisas entre o céu e a terra do que julga nossa vã filosofia"

Fonte: Jornal de PRAVDA, Rússia

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Amazônia - Soberania Nacional

Várias Potências Mundiais cobiçam a Amazônia e fazem assim planos para a internacionalização da mesma. Com a desculpa de preservar o meio ambiente e as culturas indigenas da amazônia eles querem ocupar nosso território. Isso é um problema de Soberania Nacional já que a Amazônia brasileira equivale a 58% do território nacional e representa 67% das florestas tropicais do mundo. Somos a maior nação tropical do planeta, e no futuro poderemos ser a maior potência mundial, devido as quantidades de energia renovável hidrica e florestal, sem contar com as imensas possibilidades energéticas vindas da radiação solar e as reservas minerais, ouro, bauxita e manganês. Não podemos aceitar que países como, Estados Unidos, Inglaterra e França sejam gestores da Amazônia e monopolizem nossas principais riquezas. A tempos atrás o ex-presidente François Mitterrand prôpos declarar a Amazônia uma zona de interesse mundial e conferir ao Brasil "Soberania Restrita" sobre a região, a idéia teve apoio do presidente George Bush. Cabe ao Brasil, elaborar um plano de desenvolvimento sustentável para a Amazônia e fortalecer nossas Forças Armadas. A Amazônia não pode mais viver de "ciclos econômicos", borracha, extrativismo florestal, ciclo da zona franca. As atividades econômicas devem privilegiar: o extrativismo, o ecoturismo, a agroindústria e a pesca. Para que no futuro os frutos sejam distribuidos à população. A exploração mineral tem que ser monopólio estatal da união, a exemplo da Petrobrás. Não fica claro porém, que um projeto de lei, vindo de um governo que sempre se manifestou contra as privatizações ocorridas no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, fale em criar o extrativismo privado com o propósito de entregar às empresas privadas no regime de concessões a exploração. Medidas que atendem aos interesses das empresas supra-nacionais e dos paíse desenvolvidos e enfraquece nossa soberania. No dia 21 de Fevereiro de 2005 o governo enviou ao Congresso Nacional, em Regime de Urgência Constitucional um Projeto de Lei de Gestão de Florestas Públicas, o Projeto de Lei recebeu o nº4776/2005. Esse Projeto de Lei trata entre outro assuntos,do Programa Nacional de Florestas que tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável das florestas brasileiras por empresas privadas também de capital estrangeiro, seus recursos serão provinientes do Tesouro Nacional e de recursos de cooperação técnica e financeira externa recebida da Organização Internacional de Madeiras Tropicais (OIMT), do Programa Piloto para proteção das florestas tropicais (PPG7), do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF)e dos governos do Japão, Inglaterra e Holanda. O prazo de concessão será de 5 a 60 anos. Esse projeto é uma tentativa de lotear a Amazônia e entregar o ouro na mão do bandido. A Comissão Permanente do Direito Ambiental do Instituto dos Advogados Brasileiros, emitiu o seguinte parecer: “Ementa – Projeto de Lei que propôs a criação de órgão para gestão dos recursos florestais públicos mediante cessão de uso e direitos de exploração comercial a terceiros por meio de licitação. Projeto flagrantemente inconstitucional por pretender a transferência de função exclusiva do Congresso Nacional e do Conselho de Defesa Nacional a órgão do Poder Executivo atípico, que seria dotado de absoluta autonomia administrativa e financeira e que não se sujeitaria a qualquer controle da sociedade. Riscos evidentes à soberania brasileira em zonas isoladas do território nacional, onde o ingresso de órgãos fiscalizadores dependeria de autorização prévia do órgão cuja criação se propõe. Criação de fundo público com recursos orçamentários e receitas resultantes da exploração do patrimônio público, cuja gestão com absoluta autonomia ficaria a cargo do novo órgão do Poder Executivo sem qualquer controle do Congresso Nacional ou da sociedade civil. Afronta aos princípios democráticos e participativos do SISNAMA. Projeto que deve ser rejeitado por afrontar aos Incisos XVII do Artigo 49 e III do Artigo 91 da Constituição Federal, além de afrontar a ordem democrática, desrespeitar direitos já reconhecidos pelo Estado quanto a ocupação de terras pelas comunidades que residem em florestas públicas, e contrariar os princípios administrativos vinculados à gestão transparente da coisa pública. Esse projeto atende aos interesses das grandes Potências Mundiais, interessada em se apropriar das nossas riquezas e manter suas soberanias mundiais. Cabe ao povo brasileiro, sociedades organizadas, se manifestar e difundir essas idéias tortas dos nossos governantes. No futuro esse interesse poderá ser motivos de guerra, assim como ocorre hoje no Oriente médio. Desse temor nasce a Urgência Constitucional e a preocupação com nossa soberania. Que país é esse que deixaremos aos nossos filhos e netos? Todos nós temos o dever e a obrigação de lutar por aquilo que achamos justo.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Pablo Picasso, Plágio ou Genialidade?

Pablo Picasso, Plágio ou genialidade, o que você acha?
As grandes influências de Picasso. Uma exposição inaugurada nesta quarta-feira em Paris (Grand Palais) - "Picasso e os Mestres", explora a influência que grandes mestres como: Ticiano, Rembrandt, Goya Manet, Delacroix, Renoir, Velasquez, Titian e Van gogh, tiveram na obra de Picasso. A exposição mostra as obras de picassos ao lado daquelas que teriam sido suas obras inspiradoras, reeleituras das obras de grandes mestres.

Exposição "Picasso e os Mestres"















O que você acha, plágio ou genialidade?

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Kurt Wenner - O Gênio da Modernidade

O artista Kurt Wenner é um grande gênio da modernidade. Kurt Wenner nasceu em Ann Arbor - Michigan, hoje, mundialmente conhecido pelas suas pinturas de rua, street art e paineis. Sua técnica de pintura é a anamorphosis (projeção em perspectiva) onde usa giz, dando uma dimensão 3D as suas pinturas, tornando-as muito realistas e integradas com o ambiente onde essas pinturas passam a fazer parte, surpreendendo assim, a todos que passam e tem o privilégio de ver de perto essas obras de arte.
Começou como artista gráfico aos dezesseis anos. Trabalhou para a NASA como ilustrador de projetos espaciais e paisagens extra-terrestres. Seu trabalho é requisitado por empresas públicas e privadas e também por personalidades importantes, que o contrata para realizar projetos de arte.
Kurt Wenner é também arquiteto. A quantidade de trabalhos e projetos realizados são imensas, mas vou colocar aqui alguns desses trabalhos que trouxe do seu site. Mas não deixe de visitar o site e conhecer todas as obras desse gênio que não deixa nada a desejar aos grandes mestres da pintura clássica.












Outro tipo de trabalho que Kurt Wenner desenvolve, chamada Fine Art














Fonte: Site Kurt Wenner
Conheça o Site de Kurt Wenner Artist / Architect, clique aqui

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Diego Velázquez - Arte e Perfeição

Diego Velázquez, nasceu em Sevilha no dia 6 de junho de 1599, nome completo, Diego Rodríguez de Silva y Velázquez. Diego Velázquez foi um pintor espanhol considerado pela maioria dos críticos de arte como técnicamente perfeito.
Foi o artista plástico preferido da corte do Rei Filipe IV de Espanha, tanto que Filipe IV lhe concedeu o privilégio de ser o comprador oficial de obras de artes, foi quando viajou para a Itália e conheceu de perto nomes como, Tintoretto e Paolo Veronese. Era um pintor de retratos, que utilizava a técnica do Tenebrismo, criada pelo artista Caravaggio. Velázquez, retratava com riqueza de detalhes seus modelos, sempre de maneira respeitosa, ressaltava em sua pintura a individualidade de cada modelo.

Obras de Velázquez

As Meninas
Vênus ao Espelho
Retrato do Papa Inocêncio X
Retrato de Filipe IV
Infanta Margarida Da Áustria
Juan Martínez Montañéz
Cristo na casa de Marta E Maria
A Forja De Vulcano
O Príncipe Baltazar Carlos com seu anão
A rendição de Breda
Isabel de Bourbon
A Coroação da Virgem
Os Bebedores, também conhecida como os 'Borrachos' ou 'O triunfo de Baco'
As Fiandeiras
Dona Maria da Austria
O Bobo da Corte Sebastián Morra
Santa Rufina

Imagens das Obras de Velázquez



































Fotos e Fontes
WebMuseumVelázquez
Wikipédia
The National Gallery

terça-feira, 16 de setembro de 2008

A Dieta Mediterrânea

Segundo cientistas, a dieta mediterrânea é um eficiente instrumento na prevenção de doenças crônicas. Foram feitas pesquisas que comprovaram que pessoas que fazem a dieta mediterrânea apresentam maiores chances de não adquirirem doenças cardiovasculares, Mal de Parkinson e de Alzheimer, câncer, efisema pulmonar e a bronquite.
A dieta mediterrânea é rica em azeite de oliva, grãos, legumes, verduras, frutas, nozes, peixe, baixa ingestão de álcool, carnes vermelhas e laticínios,vinho tinto (durante as refeições).
Essa dieta surgiu dos hábitos alimentares das populações que vivem as margens do mar mediterrâneo, que abrange três continentes diferentes:

Ásia- Turquia, Israel, Síria e Libano.
Europa- Grécia, Itália, Albânia, Espanha, Iugoslávia e França.
África- Argélia, Egito, Líbia, Marrocos e Tunísia.

Os cientistas alertam, que se as pessoas querem ter muitos anos de vida, devem abandonar hábitos alimentares da chamada dieta ocidental: Batatas fritas, carnes vermelhas, sobremesas.
Uma curiosidade contudo, foi observada por estudos recentes feito pelo economista da FAO, Joseg Schdhuber.
Segundo o relatório do economista, o uso da dieta mediterrânea, baseada em frutas e verduras frescas, caiu nos últimos 45 anos "e se encontra em estado agonizante" em sua própria área.
Os dados apresentados por esse relatório conclusivos em afirmar que:

"Diante da dieta mediterrânea, elogiada pelos especialistas por manter as pessoas magras, saudáveis e longevas", a população às margens do Mediterrâneo utiliza a maior parte de sua renda para somar "grande quantidade de calorias" procedentes de carnes e gorduras a uma dieta pobre em proteínas animais.

O maior consumo de calorias e uma menor despesa das mesmas, fizeram com que a Grécia se tornasse no país da União Européia (UE) com a média mais alta de Índice de Massa Corporal (IMC).

Grande parte dos gregos tem sobrepeso ou são obesos. Mais da metade dos italianos, espanhóis e portugueses sofrem igualmente com sobrepeso, ao mesmo tempo em que foi produzido um notável aumento de calorias e carga glicêmica nas dietas dos moradores do norte da África e do Oriente Médio.

O relatório assinala que nenhum dos países da UE segue a recomendação de que os lipídios não ultrapassem 30% do total da contribuição energética da dieta.

"Espanha, Grécia e Itália ultrapassam "amplamente" este limite e se transformaram nos maiores consumidores de gorduras na Europa, acrescenta o estudo."
(Fonte do relatório - G1 Globo/29/07/08)

Se você deseja ter longevidade, conheça mais a respeito da Dieta do Mediterrâneo. Existem várias receitas que adequam essa dieta aos hábitos alimentares do brasileiro.
No rodapé da matéria você encontrará links sobre o assunto.
Os principais alimentos e seus benefícios nessa dieta são:

Frutas e hortaliças: por conterem grande quantidade de fibras e antioxidantes (como beta-caroteno, licopeno, vitaminas E e C) previnem o câncer.

Cereais: são essencialmente fornecedores de energia para o organismo; mas, se forem integrais, também contribuem com vitaminas do Complexo B, vitamina E, selênio e fibras.





Leguminosas: são fonte de fibras e proteínas vegetais. As fibras combatem a constipação, evitam o câncer do cólon e reto (regiões do intestino grosso) e diminuem o nível do colesterol "ruim" (LDL) prevenindo o aparecimento das doenças cardiovasculares.

Oleaginosas: por possuírem ácidos graxos mono e poliinsaturados, as oleaginosas reduzem a chance da pessoa desenvolver a hipercolesterolemia (colesterol alto no sangue). No entanto,
quem faz um plano alimentar, com objetivo de emagrecer, não deve exceder em seu consumo, pois apesar das inúmeras vantagens, elas são muito calóricas.



Peixes: são ricos em ácidos graxos ômega - 3, dessa forma, atuam contra o aparecimento de uma variedade de doenças, incluindo hipertensão, aterosclerose, doenças do coração e câncer.

Iogurtes: além de serem fonte de cálcio, contém lactobacilos (microorganismos vivos). O cálcio contribui para a prevenção da osteoporose e os lactobacilos beneficiam nossa flora intestinal,
combatendo os microorganismos patogênicos que possam estar presentes nos intestinos.



Vinho tinto: por possuírem uma alta quantidade de flavonóides (antioxidantes), o vinho tinto evita a formação de placas de gorduras na parte interna dos vasos sanguíneos (ateromas), e por conseqüência, diminui o risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares. De acordo com a cultura mediterrânea, o consumo do vinho tinto deve ocorrer durante as refeições, pois a presença de alimentos ameniza os efeitos tóxicos do álcool no organismo.



Azeite de oliva: é rico em fenóis (antioxidantes) e em ácido graxo monoinsaturado, sendo que o último atua no aumento da taxa do colesterol "bom" (HDL), favorecendo nosso coração. Segundo o costume do povo mediterrâneo, o ideal é consumi-lo diariamente, para temperar as saladas, regar um peixe ou carne que irá assar, fazer um arroz... Mas, não podemos esquecer que o azeite, assim como qualquer outra gordura, é calórico. Portanto, seu consumo não deve ser exagerado!

Seguir uma dieta como essa, não é nenhum fardo, não é mesmo!
Com um pouco de criatividade e disciplina, com certeza podemos tentar viver mais uns longos anos. Pelo menos assim afirmam os cientistas!

Portal da italia/Brasil

Dieta mediterrânea reduz risco de contrair doenças pulmonares crônicas

Dieta mediterrânea 'previne doenças crônicas'

Dieta mediterrânea está "agonizante" em sua área de origem

Dieta Mediterrânea "Diminui Riscos de Asma em Criança"

Ficção Científica - Tecnologia no Século XXI

Entre os dias 20 e 21 de setembro, o Itaú Cultural dá início à segunda edição do programa bienal Invisibilidades, este ano com o tema Ficção Científica no Século XXI: Ainda é Possível?. O encontro debate as possibilidades da ficção científica, dada a velocidade dos avanços e novidades da ciência e da tecnologia neste novo século.



Entre os debatedores estão nomes como Alfredo Suppia, Bráulio Tavares e Fausto Fawcett. Além dos seminários, o evento traz um volume especial do Pecha Kucha Night - São Paulo, voltado para o universo da ficção científica, que ocorre no dia 21, às 20h20.

O blog, com conteúdo atualizado durante o evento deste ano, abre espaço para opiniões, sugestões, fotos e matérias relacionadas ao encontro. Saiba mais e conheça a programação completa. Acesse!

sábado, 13 de setembro de 2008

Que a Primavera Floresça Dignidade Humana!

Dia 23 de Setembro começa a primavera. Uma época de florescimento e renovação, uma oportunidade, ao meu ver, que deus nos dá para refletimos o quanto a vida é simples e renovável, se bem cuidada.
vivemos tempos de avanços tecnológicos, de consumismo materialista desenfreado, que afastam os homens de coisas simples e belas. As pessoas estão comprando a falsa idéia de que a felicidade está no dinheiro e no consumo de bens materiais, esses podem até trazer conforto e tranquilidade, mas nunca felicidade.
Como no livro de Érico Veríssimo, "Olhai os Lírios do campo e as aves no céu"!
Acho que nunca foi tão necessário propagar as palavras: Solidariedade, Compaixão, Amizade e Dignidade.
A principal ação social, nos dias de hoje, está em olhar ao seu redor e extender a mão ao seu semelhante. A esmola, cega o verdadeiro caminho da dignidade humana. Dê esperança, aponte um caminho a quem está na escuridão.
Que bom seria que essa primavera fizesse nascer flores em armas ou nos corações dos homens e governantes que gastam dinheiro com guerra, ou em particular, fizesse a justiça brasileira menos arbitrária e que nosso povo votasse com consciência.
Utopia, ou não, vou continuar acreditando nesses valores. Ideologia nenhuma, tem o direito de nos roubar a dignidade.



Sal da terra
(Beto Guedes/Ronaldo Bastos)

Anda, quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão, da nossa casa,
vem que tá na hora de arrumar
Tempo, quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante,nem por isso quero me ferir.
Vamos precisar de todo mundoprá banir do mundo a opressão
Para construir a vida novavamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado equem não é tolo pode ver
A paz na Terra, amor, o pé na terra
A paz na Terra, amor, o sal da...
Terra, és o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro,tu que és a nave nossa irmã
Canta, leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com teus frutos,tu que és do homem a maçã
Vamos precisar de todo mundo,um mais um é sempre mais que dois
Prá melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois
Deixa nascer o amor
Deixa fluir o amor
Deixa crescer o amor
Deixa viver o amor
O sal da terra

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Amor - Lendas, Mitos e Contradições

Amor, suas lendas, mitos e contradições. Segundo a Wikipédia, a palavra amor presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.
Estudos têm demonstrado que o escaneamento dos cérebros dos indivíduos apaixonados exibe uma semelhança com as pessoas portadoras de uma doença mental. O amor cria uma atividade na mesma área do cérebro que a fome, a sede, e drogas pesadas, criando atividade Polimerase. Novos amores, portanto, poderiam ser mais emocionais do que físicos. Ao longo do tempo, essa reação ao amor muda, e diferentes áreas do cérebro são ativadas, principalmente naqueles amores que envolvem compromissos de longo prazo. Dr. Andrew Newberg, um neurocientista, sugere que esta reação de modificação do amor é tão semelhante ao do vício as drogas, porque sem amor, a humanidade morreria.



Estilos de Amor

Susan Hendrick e Clyde Hendrick desenvolveram uma Escala de Atitudes Amorosas baseados na teoria de Alan John Lee, teoria chamada Estilos de amor. Lee identificou seis tipos básicos em sua teoria. Nestes tipos as pessoas usam em suas relações interpessoais:

Eros (amor) - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física
Psiquê - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos
Ludus - o amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão
Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade
Pragma - pragmática amor, amor que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora.
Mania - amor altamente emocional; instável; o estereótipo de amor romântico
Agape - amor altruísta; espiritual

Susan e Clyde, encontraram em sua pesquisa os seguintes dados. Os homens tendem a ser mais lúdicos e maníacos, enquanto as mulheres tendem a ser estéricas e pragmáticas. Relacionamentos baseados em amor de estilos semelhantes tendem a durar mais tempo. Em 2007, pesquisadores da Universidade de Pavia liderados pelo Dr. Enzo Emanuele forneceram provas da existência de uma base genética para variações individuais em verificada na Teoria dos Estilos amorosos de Lee. OEros relaciona-se com a dopamina no sistema nervoso; e Mania à serotonina no sistema nervoso.

A verdade é que o amor é uma necessidade de todos os seres humanos, nascemos predestinados a amar. É claro que diferentes uns dos outros, expressamos e sentimos o amor de várias maneiras.
Quantas histórias foram eternizadas em nome do amor, cada uma a sua maneira: Willian Shakespeare imortalizou o amor passional em suas tragédias, as mais famosas, Romeu e Julieta, Rei Lear e Macbeth.
Nietzsche, Victor Hugo, Pitágoras, Sócrates, Platão, Saint Exupéry, Charles Chaplin,... Todos deixaram na história, suas impressões sobre o amor.
Mas é na música que esse sentimento ganha cores e sons, e percebemos que mesmo que algumas vezes o amor nos faça sofrer e chorar, em outros, nos faz delirar, cantar, pular, festejar e brindar. E no final, sofrendo ou sorrindo, queremos sempre mais.
As vezes me pergunto: Porque será que certos homens, certos políticos e cientistas se comportam como se não conhecessem as palavras : Solidariedade, Amizade, Compaixão e Misericórdia, pois essas palavras são as expressões do verdadeiro amor, que todos os homens deveriam carregar em seus corações. Com certeza o mundo teria um cenário muito melhor do que o atual.
Que bicho mordeu esses homens, que os tornaram tão insensíveis?
Quem vai pagar a conta desse amor pagão?

Como diz o velho bordão: Faça Amor, Não Faça Guerra!"



Amar é
Clip Art - artifacts "love, aviventando, life", figura, sculpted, finelli
Lenda e Mito - Eros e Psique