quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Religiosidade do Natal na Pintura

A arte é a manisfestação do humano diante da realidade que o cerca. Toda manifestação artística é na verdade um retrato do pensamento expresso por símbolos.
A história da humanidade é marcada por grandes obras de artes, seja na pintura, na música, na escultura, ou no artesanato.
No tempo das cavernas os homens expressavam seus sentimentos e anseios através da pintura rupestre . Para Pintar usavam a terra ou moiam pedras na cor desejada, e faziam pincel com pêlos de animais.
O natal como expressão de fé e da cultura, foi ao longo da história retratada na pintura, onde os principais símbolos de religiosidade são: Jornadas, anjos, peregrinação, nascimento, família, reis magos, pastores, presépio, A Virgem Maria, menino Jesus, templos, Egito, estrela guia, adoração ...
Essas pinturas, na verdade são reflexões a respeito do nascimento de cristo e sua significação para a humanidade.

Conheça a religiosidade do natal na visão de alguns artistas plásticos:


Adoração dos Pastores - Josefa de Óbidos



Adoração dos Magos - André Gonçalves



O Menino Jesus Salvador do Mundo - Josefa de Óbidos



Natividade - Josefa de Óbidos



Francisco de Assis e Santa Clara Adorando o Menino Jesus - Josefa de Óbidos



Apresentação do Menino no Templo - Antônio de Oliveira Bernardes



A Virgem com o Menino - Antônio Vaz



Adoração dos Magos - Vicente Gil



Presépio - Gregório Lopes



Natividade - Vasco Fernandes



Nossa Senhora com o Menino - Álvaro Pires de Évora



Adoração dos Magos - Vasco Fernandes



S. José e o Menino - Josefa de Óbidos



Virgem com o Menino - S. Bartolomeu e Santo Antão



Nossa Senhora com o Menino - Álvaro Pires de Évora



Nossa Senhora com o Menino e dois Anjos - Álvaro Pires de Évora



Sagrada Família - André Reinoso



Nossa Senhora com o Menino - Álvaro Pires de Évora

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Paraty - Beleza Histórica: Passado e Presente

Paraty é uma cidade localizada no sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro.
No Passado a cidade abrigou o maior porto exportador de ouro do Brasil. Hoje é um grande ponto turístico e de cultura. É muito comum encontrar caminhando por suas ruas, celebridades nacionais e internacionais.
Conheça um pouco mais sobre a cidade: Seu passado e seu presente e seus principais pontos turísticos. A cidade possue um calendário de festas populares muito diversificado e rico culturalmente.

O Passado

A cidade de Paraty se localiza no antigo território dos índios Cuaianás. Seu território se estendia da Cananéia até Angra dos Reis. O núcleo foi fundado por Portugueses da Capitania de São Vicente no princípio do século XVI.
Nos dias atuais, podem ser encontrados índios nas ruas de Paraty vendendo seu artesanato. Também podem ser visto no caminho da praia que passa pela reserva indígena. É muito comum os turistas trocarem objetos e roupas por artesanato indígenas.





O capitão-mor Joaquim Pimenta de Carvalho concedeu as primeiras sesmarias aos moradores de Angra dos Reis. O povoado surgiu no morro da Vila Velha, onde fica o Morro do Forte em volta da Capela de São Roque.
A transferência do núcleo se deu por volta de 1640, quando Maria Jácome de Mello doou as terras entre os rios Partitiba e Perequê-Açu, onde foi construída a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, escolhida como nova padroeira .



Por volta de 1669 houve uma revolta popular, com o objetivo de fazer o Capitão-Mor da Capitania de são Vicente dar ao povoado o título de Vila, separada de Angra dos Reis. As solicitações dopovoado foram atendidas por Carta Régia, datada do dia 28 de fevereiro de 1667.
Assim a Vila ganhou nome de Nossa Senhora dos Remédios de Paraty, nome de um peixe abundante na região.



Próximo a 1720, a vila passou a ser de responsabilidade da Capitania de São Paulo. Mas em 8 de janeiro de 1726, por solicitação da Câmara local, voltou a pertencer ao Rio de Janeiro. Em 17 de dezembro de 1813 a vila virou Condado e seu primeiro conde foi Miguel Antônio de Noronha Abranches Castelo Branco. Paraty virou cidade em janeiro de 1890 por decreto estadual. A Lei Áurea libertou os escravos, e a economia da cidade entrou em colapso por conta da crise na agricultura. A ferrovia que ligava o Rio a São Paulo fez a situação piorar. a cidade que antes era um dos principais portos do Brasil, perde então muito de sua importância econômica. Em 1966 Paraty foi declarada Monumento Histórico Nacional. Com a construção da rodovia Rio-Santos, na década de 70, a cidade torna-se destino turístico internacional.

O Presente

Paraty possui uma paísagem natural deslumbrante. Seu município vai da ponta de Trindade até Tarituba, onde faz divisa com Angra dos Reis.









O Centro Histórico da cidade se destaca pelo belo casario do século XVIII e XIX, com pedras irregulares que levam os turistas a uma viagem no tempo. As ruas são inundadas caprichosamente pela alta das marés, compondo um novo cenário para a cidade.









Paraty também é um centro de tradições. A culinária Caiçara, a ciranda, o artesanato, as festas culturais se mantém viva e acessiveis aos turistas. Paraty recebe turistas que procuram diversas atividades. O turismo cultural, maritimo e ecológico são os principais atrativos da cidade e garantem aos visitantes uma estadia repleta de opções e diversões.

A Culinária Caiçara: A base de frutos do mar.
Quem vai a Paraty não pode deixar de comer o famoso peixe com banana verde. um a delícia da culinária local.







A Ciranda - A ciranda de Paraty é a música mais tradicional da cultura da terra. Trazido pelos portugueses, este ritmo encanta a todos.



O Artesanato - A Arte em Paraty









É muito comum encontrar pelas ruas de Paraty, artistas plásticos pintando quadros. O cenário de inspiração quase sempre é a arquitetura e a natureza deslumbrante da cidade.



O calendário de eventos e Festas Populares de Paraty é riquíssimo e atraí muitos turistas nacionais e estrangeiros.

Os principais eventos:

A festa do divino

Na Festa do Divino em Paraty ainda existe a participação da folia nas procissões das bandeiras e no bando precatório. A tradicional procissão das bandeiras vermelhas, tendo ao centro uma pomba branca, símbolo do Divino Espírito Santo, percorre as ruas da cidade acompanhada da folia e da banda de música, onde será celebrada missa ou ladainha da novena preparatória do dia de pentecostes. A cidade é toda ornamentada com bandeirinhas.

Festival do Camarão

Os mais variados pratos a base de Camarão pode ser consumidos durante o festival. A cidade lota de turistas que adoram essa iguaria. Acompanhada de uma boa caipirinha, cerveja gelada ou vinho, não há quem resista!

Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP)

A FLIP começou no ano de 2003 e vem sendo realizada anualmente, com duração de quatro dias. A cada ano a festa é dedicada à memória de um grande escritor já morto, em 2003 o homenageado foi Vinícius de Moraes, em 2004, Guimaraes Rosa, em 2005, Clarice Lispector, em 2006, Jorge Amado, em 2007, Nelson Rodrigues e este ano de 2008 a FLIP homenagem foi para Machado de Assis.
Durante a festa escritores nacionais e internacionais apresentam seus livros e teorias para o público além de participarem de encontros reservados para debates entres os escritores.

Festa de Santa Rita

Tradicional festa que acontece desde 1722 (data da fundação da igreja de Santa Rita). A igreja é especialmente paramentada para as missas que ocorrem durante a festa. As janelas das casas são decoradas com toalhas coloridas e flores. Há procissões seguidas de banda e barraquinhas de comidas e bebidas típicas no largo da Igreja Santa Rita.

Carnamar de Paraty

É o grito de carnaval de Paraty. Um grande evento reunindo todas as embarcações de Paraty e imediações. Todas decoradas com diversos temas, todas concorrendo ao prêmio de melhor decoração e animação.

Bloco da Lama

Este famoso bloco, surgiu através de uma brincadeiras no sábado de Carnaval, onde todos cobertos de lama do mangue da Praia do Jabaquara , perceberam que estavam irreconhecíveis. Surgia ali o Bloco da Lama, que agora se tornou um grande evento na cidade, além dos próprios paratienses, muitos turistas nacionais e principalmente estrangeiros querem sair. Enlameados da cabeça aos pés, cobertos de trapos, carregando caveiras, cipós e ossadas, parecem tribos da pré-história.

Festival da Pinga

Já tradicional na cidade, o evento reúne pessoas de diversas regiões do Brasil e até do exterior interessadas em conhecer um dos produtos que movimentou a economia no tempo do Brasil Colônia. E é nesse clima de inverno que os apreciadores da “purinha” terão a oportunidade de experimentar os mais variados sabores da aguardente de Paraty. Os alambiques existentes na cidade histórica, são eles: Coqueiro, Corisco, Vamos Nessa, Murycana, Engenheiro D’ouro, Paratyana, Maria Izabel.

Paraty em Foco (Festival Internacional de Fotografia)

Encontro de grandes fotógrafos nacionais e internacionais, em entrevistas abertas,
workshops,curso e exposições. Fotógrafos presentes: Eduardo Muylaerte; Inaê Coutinho; Izan Peterlen; Mauricio Simonetti; Eustaquio Neves; Cesar Barreto; Juan Esteves entre outros.

YmaguaréMitos e Lendas Indígenas.

Exposição coletiva sobre mitos e lendas Indígenas, organizada pela associação Nhandeva com apoio cultural da Secretaria de Turismo e Cultura de Paraty.

Abertura do Natal


O fim de ano em Paraty é comemorado com queima de fogos e shows musicais na praia do Pontal.



O Reveillon 2009 em Paraty já começa a tomar forma. A Prefeitura Municipal de Paraty anunciou que pretende realizar um grande show da virada com a banda baiana Swing Nagô, no dia 31 de dezembro, a partir das 23 horas, na Praia do Pontal. Para anteceder o show, muita música de carnaval com o bloco Vamos que Tô. Além das atrações, grande queima de fogos às 24h. Vale lembrar que a programação de Reveillon também acontece em outras comunidades da cidade, com o apoio da Prefeitura Municipal.

Já no dia 01 de janeiro, após a cerimônia de posse do prefeito reeleito, José Carlos Porto Neto, a atração mais esperada da festa, show com a banda Falamansa, a partir das 22 horas, também na Praia do Pontal.

De acordo com informações, a rede hoteleira registra quase 100% de ocupação. Com isso, o volume de turistas em Paraty na virada do ano promete ser o maior dos últimos anos. A previsão da Secretaria de Turismo e Cultura é de que de 60 a 80 mil pessoas circulam pela cidade no feriado de Reveillon.

O carnaval de Paraty é famoso pela animação e atraí turistas do mundo todo. É dessa animação que vem um dos blocos mais antigos da cidade, 'O Bloco Carnavalesco Paraty do Amanhã'. Com a missão de fazer até os mais sérios caírem na folia, o bloco completou 15 anos em 2008.





O repertório é variado, mas tudo com vibrante batucada carnavalesca. A banda seleciona o que de melhor têm no carnaval do Rio, no Axé da Bahia, no Maracatu de Pernambuco. Toca de tudo, sambas enredo, MPB, pop rock, internacional e nacional como: J. quest, Skank, O Rappa, tudo em ritmo de axé, ou samba.

Paraty é uma cidade, onde o Sagrado e o profano convivem de maneira harmoniosa. Quem não conhece, vale apena conhecer. Quem conhece, com certeza volta mais vezes, pois a cidade têm sempre uma nova maneira de ser deslumbrada.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O Que Eles Disseram Em 2008

O que eles disseram em 2008: frases, acontecimentos e pensamentos.

Barack Obama - Eleito presidente dos Estados Unidos.



"Nós sabemos que os desafios que o amanhã vai nos trazer são enormes: duas guerras, um planeta em perigo, a pior crise econômica em quase um século. O caminho vai ser longo e não atingiremos nossos objetivos em um ano, nem mesmo em um mandato. Mas eu nunca estive mais esperançoso de que estou esta noite. Eu prometo a vocês, nós, como povo, chegaremos lá".

Cristovam Buarque, Jornal o globo - fala a respeito do projeto de lei que deve ser recusado, e que obriga todo eleito a colocar seu filho na escola pública.



"É triste ver que o século XXI não chegou para muitos dos líderes nacionais, que não entendem o papel da educação no mundo atual, no qual o principal capital é o conhecimento. Isso se explica pelo fato de nós – parlamentares, governadores e prefeitos termos escolas privadas para nossos filhos... Pobre Constituição, na qual a decência é considerada inconstitucional."

Madonna - A Rainha do Pop, fala sobre maternidade em entrevista à revista "Rolling Stone Brasil".



"Quando se tem filhos, você sabe que é responsável por alguém. Percebe que está sendo imitada (...) Começa a questionar tudo, e o sofrimento de outras crianças se torna muito mais intolerável".

George W. Bush - Entrevista a CNN - balanço de fim de mandato



"Arrependo-me de ter dito algumas coisas que não devia ter dito, como ‘morto ou vivo’ ou ‘eles que venham'... A minha mulher lembrou-me várias vezes que enquanto presidente dos EUA tinha de ter cuidado com aquilo que dizia..."

Lobão - Em conversa na mesa de abertura do fórum das Letra Ouro Preto (FLOP)



"Eu acho o Chico Buarque um horror, um equívoco, um chato, um parnasiano. O Olavo Bilac é muito mais moderno que ele. Ele faz uma música anêmica, sem energia, sem vivacidade, parece que precisa tomar soro. A Bossa Nova é a mesma coisa, uma música easy listening, que toca em loja de departamento quando a gente vai comprar uma meia."

Wálter Maierovitch (juiz aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo) - Falando a respeito do habeas corpus concedido pelo ministro do STF, Gilmar Mendes, ao banqueiro Daniel Dantas.



"...Está na hora de se pensar num impeachment do Gilmar Mendes...o presidente do STF está 'extrapolando suas funções'.


Presidente Lula - Falando a respeito da eleição de Obama.



"A eleição do Obama para a presidência dos Estados Unidos só pode ser possível num país que tem a democracia. Penso que é motivo de alegria que poucas vezes na história dos EUA um presidente despertou tanta atenção no mundo inteiro para que fosse eleito...Espero que se encontre solução para conflito no Oriente Médio e o bloqueio a Cuba. Não há nenhuma explicação política para termos ainda o bloqueio..."

O Poeta Chacal falando a respeito de Como deve ser a relação entre o Estado e a cultura - Entrevista, Luciano trigo.



"Deve ter a simples percepção de que arte é renda e trabalho. Mas acima de tudo, educação. Se a arte não educa, tem o valor de mercado, e só. Se educa, é arte. Da mesma forma que a educação, que ensina a pessoa a ver no escuro, é a mais refinada arte. Creio que é hora de retormar o Mec como Ministério de Educação e Cultura e trabalhar com essas matérias siamesas de uma forma integrada. Arte nas escolas, com certeza, diminuiria muito a evasão dos alunos. Deixar eles se expressarem criativamente, para elaborar as informações variadas que recebem na escola, na rua, em casa, na vida. Assim se faz o aprendizado.

José Saramago - Entrevista a folha on line



“Por que precisamos de Deus? Nós o vimos? A Bíblia demorou 2000 anos para ser escrita e foi redigida por homens”... O sonho da Igreja é transformar todos em eunucos, quer dizer, os homens, porque as mulheres não podem ser eunucas”.

Leonardo Boff - Trecho de "Obama: A realização de um sonho"



"A eleição de Obama parece possuir algo de providencial, como se fora um gesto da compaixão divina para com a humanidade. Vivemos tempos dramáticos com grandes crises: a ecológica, a climática, a alimentar, a energética e a econômica. O arsenal conceptual e pratico disponível não oferece condições para forjar uma saída libertadora. Precisamos de uma mudança, de um novo horizonte utópico, de coragem para inventar novos caminhos. Faz-se necessário uma figura carismática que inspire confiança, segurança e serenidade para enfrentar estes cataclismos e galvanizar as pessoas para um novo ensaio de convivência, um modo diferente de arquitetar a economia e de montar um tipo de globalização pluripolar que respeite as diferenças e possa incluir a todos num mesmo destino juntamente com a Casa Comum, a Terra."

Hugo Chávez - Resposta ao relatório do governo dos Estados Unidos que classificou a venezuela como um dos países que póiam o terrorismo internacional


"ui que medo"

Vera Fisher, em seu livro autobiográfico Vera, a pequena Mousi, da editora Globo.



"... Tudo que eu gostaria de ouvir é um 'eu te amo'. Não ouço isso desde o meu último marido. Escuto dos meus filhos, é claro, mas os homens não conseguem mais me amar. Ou não querem. Ou não sabem."

Protógenes, delegado da policia federal que investigou Daniel Dantas e enviou resultado ao judiciário. Esse é um trecho em que diz que só iria falar depois da sentença sobre a qual ele teria certeza da condenação de Dantas.



"Após a condenação do bandido, do banqueiro, disfarçado de investidor financista, Daniel Dantas".

Periódico Francês Le Monde - falando sobre o Caso Isabela Nardoni, menina cruelmente jogada do sexto andar do apartamento onde seu pai morava, em são Paulo - o pai, Alexandre Nardoni e a Madrasta Anna Carolina Jatobá são os principais suspeitos



"Sorriso de Isabella assombra o Brasil."

Rosa, mãe de João Hélio falando sobre a violência no Rio de Janeiro e a omissão de nossos políticos.



"Eles têm que perceber que eles estão no poder e têm que verificar o que é necessário para a população (...) eu era feliz e agora a minha vida está completamente vazia"

O apresentador José Luiz Datena chamou a Record de "irresponsável" ao vivo enquanto apresentava o "Brasil Urgente" - Caso Eloá Cristina



"É uma emissora irresponsável, que fala com bandido e acoberta um foragido da justiça... O Ministério Público deveria ver isso. É imoral, ilegal. Nem na porta desta emissora eu passo mais!".

Bill Gates - Entrevista, Reuters.



"Podemos arcar com os grandes investimentos em engenharia e marketing que precisam ser feitos. E o faremos com ou sem o Yahoo"

Ronaldo Fenômeno - entrevista ao Fantástico sobre o incidente com travestis.



"Eu fiz uma grande besteira na minha vida pessoal. Acho que todos nós estamos sujeitos a errar... Não tive relação com os travestis. Na hora que eu percebi que eles não eram o que eu buscava, tirei o meu time de campo."

Declaração de Bergé, após a morte do companheiro, o estilista Yves Saint Laurent, morreu vitima de um tumor no cérebro.



"A grande história de amor de Yves Saint Laurent e sua grande paixão desde a mais tenra idade foi a moda"

Porta voz do CERN, James Gillies sobre a Máquina do Fim do mundo, localizada em genebra, suiça. O LHC recriará as condições existentes logo depois do Big Bang, explosão que muitos cientistas acreditam ter gerado o Universo, por meio da colisão de dois feixes de partículas em velocidade próxima à da luz.



"Nós conhecemos cerca de quatro por cento do Universo. O LHC pode nos ensinar sobre os 96 por cento restantes, que os cosmologistas chamam de matéria escura."

Marta suplicy - A então ministra do turismo, sugeriu aos passageiros que enfretavam dificuldades nos aeroportos do país no auge da crise do trafégo aéreo.



“Relaxa e goza porque você vai esquecer dos transtornos”

Maradona (ex-jogador argentino) - Criticando a atuação da seleção nos Jogos Olímpicos de Verão - Pequim 2008, na derrota por 3 a 0 para a Argentina.


"Faz tempo que não vejo um Brasil tão pequeno e tão defensivo"

Candidato Paulo Maluf (PP), antes do debate na Rede Bandeirantes - Eleições Municipais 2008



"Vou provar que sou melhor tenho mais competência que os outros"

Papa Bento XVI, mensagem as vítimas das enchentes de Santa Catarina.



"com profundo pesar, das trágicas e lutuosas conseqüências das chuvas torrenciais destes últimos dias que atingiram o estado de Santa Catarina, deseja afirmar-se espiritualmente presente nesta hora de dor com as famílias das vítimas e com os milhares de desalojados e desabrigados desta enorme tragédia ambiental."

Para você qual a notícia, frase ou pensamento que mais marcou o ano de 2008?
Acrescente a sua!