quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O Que Eles Disseram Em 2008

O que eles disseram em 2008: frases, acontecimentos e pensamentos.

Barack Obama - Eleito presidente dos Estados Unidos.



"Nós sabemos que os desafios que o amanhã vai nos trazer são enormes: duas guerras, um planeta em perigo, a pior crise econômica em quase um século. O caminho vai ser longo e não atingiremos nossos objetivos em um ano, nem mesmo em um mandato. Mas eu nunca estive mais esperançoso de que estou esta noite. Eu prometo a vocês, nós, como povo, chegaremos lá".

Cristovam Buarque, Jornal o globo - fala a respeito do projeto de lei que deve ser recusado, e que obriga todo eleito a colocar seu filho na escola pública.



"É triste ver que o século XXI não chegou para muitos dos líderes nacionais, que não entendem o papel da educação no mundo atual, no qual o principal capital é o conhecimento. Isso se explica pelo fato de nós – parlamentares, governadores e prefeitos termos escolas privadas para nossos filhos... Pobre Constituição, na qual a decência é considerada inconstitucional."

Madonna - A Rainha do Pop, fala sobre maternidade em entrevista à revista "Rolling Stone Brasil".



"Quando se tem filhos, você sabe que é responsável por alguém. Percebe que está sendo imitada (...) Começa a questionar tudo, e o sofrimento de outras crianças se torna muito mais intolerável".

George W. Bush - Entrevista a CNN - balanço de fim de mandato



"Arrependo-me de ter dito algumas coisas que não devia ter dito, como ‘morto ou vivo’ ou ‘eles que venham'... A minha mulher lembrou-me várias vezes que enquanto presidente dos EUA tinha de ter cuidado com aquilo que dizia..."

Lobão - Em conversa na mesa de abertura do fórum das Letra Ouro Preto (FLOP)



"Eu acho o Chico Buarque um horror, um equívoco, um chato, um parnasiano. O Olavo Bilac é muito mais moderno que ele. Ele faz uma música anêmica, sem energia, sem vivacidade, parece que precisa tomar soro. A Bossa Nova é a mesma coisa, uma música easy listening, que toca em loja de departamento quando a gente vai comprar uma meia."

Wálter Maierovitch (juiz aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo) - Falando a respeito do habeas corpus concedido pelo ministro do STF, Gilmar Mendes, ao banqueiro Daniel Dantas.



"...Está na hora de se pensar num impeachment do Gilmar Mendes...o presidente do STF está 'extrapolando suas funções'.


Presidente Lula - Falando a respeito da eleição de Obama.



"A eleição do Obama para a presidência dos Estados Unidos só pode ser possível num país que tem a democracia. Penso que é motivo de alegria que poucas vezes na história dos EUA um presidente despertou tanta atenção no mundo inteiro para que fosse eleito...Espero que se encontre solução para conflito no Oriente Médio e o bloqueio a Cuba. Não há nenhuma explicação política para termos ainda o bloqueio..."

O Poeta Chacal falando a respeito de Como deve ser a relação entre o Estado e a cultura - Entrevista, Luciano trigo.



"Deve ter a simples percepção de que arte é renda e trabalho. Mas acima de tudo, educação. Se a arte não educa, tem o valor de mercado, e só. Se educa, é arte. Da mesma forma que a educação, que ensina a pessoa a ver no escuro, é a mais refinada arte. Creio que é hora de retormar o Mec como Ministério de Educação e Cultura e trabalhar com essas matérias siamesas de uma forma integrada. Arte nas escolas, com certeza, diminuiria muito a evasão dos alunos. Deixar eles se expressarem criativamente, para elaborar as informações variadas que recebem na escola, na rua, em casa, na vida. Assim se faz o aprendizado.

José Saramago - Entrevista a folha on line



“Por que precisamos de Deus? Nós o vimos? A Bíblia demorou 2000 anos para ser escrita e foi redigida por homens”... O sonho da Igreja é transformar todos em eunucos, quer dizer, os homens, porque as mulheres não podem ser eunucas”.

Leonardo Boff - Trecho de "Obama: A realização de um sonho"



"A eleição de Obama parece possuir algo de providencial, como se fora um gesto da compaixão divina para com a humanidade. Vivemos tempos dramáticos com grandes crises: a ecológica, a climática, a alimentar, a energética e a econômica. O arsenal conceptual e pratico disponível não oferece condições para forjar uma saída libertadora. Precisamos de uma mudança, de um novo horizonte utópico, de coragem para inventar novos caminhos. Faz-se necessário uma figura carismática que inspire confiança, segurança e serenidade para enfrentar estes cataclismos e galvanizar as pessoas para um novo ensaio de convivência, um modo diferente de arquitetar a economia e de montar um tipo de globalização pluripolar que respeite as diferenças e possa incluir a todos num mesmo destino juntamente com a Casa Comum, a Terra."

Hugo Chávez - Resposta ao relatório do governo dos Estados Unidos que classificou a venezuela como um dos países que póiam o terrorismo internacional


"ui que medo"

Vera Fisher, em seu livro autobiográfico Vera, a pequena Mousi, da editora Globo.



"... Tudo que eu gostaria de ouvir é um 'eu te amo'. Não ouço isso desde o meu último marido. Escuto dos meus filhos, é claro, mas os homens não conseguem mais me amar. Ou não querem. Ou não sabem."

Protógenes, delegado da policia federal que investigou Daniel Dantas e enviou resultado ao judiciário. Esse é um trecho em que diz que só iria falar depois da sentença sobre a qual ele teria certeza da condenação de Dantas.



"Após a condenação do bandido, do banqueiro, disfarçado de investidor financista, Daniel Dantas".

Periódico Francês Le Monde - falando sobre o Caso Isabela Nardoni, menina cruelmente jogada do sexto andar do apartamento onde seu pai morava, em são Paulo - o pai, Alexandre Nardoni e a Madrasta Anna Carolina Jatobá são os principais suspeitos



"Sorriso de Isabella assombra o Brasil."

Rosa, mãe de João Hélio falando sobre a violência no Rio de Janeiro e a omissão de nossos políticos.



"Eles têm que perceber que eles estão no poder e têm que verificar o que é necessário para a população (...) eu era feliz e agora a minha vida está completamente vazia"

O apresentador José Luiz Datena chamou a Record de "irresponsável" ao vivo enquanto apresentava o "Brasil Urgente" - Caso Eloá Cristina



"É uma emissora irresponsável, que fala com bandido e acoberta um foragido da justiça... O Ministério Público deveria ver isso. É imoral, ilegal. Nem na porta desta emissora eu passo mais!".

Bill Gates - Entrevista, Reuters.



"Podemos arcar com os grandes investimentos em engenharia e marketing que precisam ser feitos. E o faremos com ou sem o Yahoo"

Ronaldo Fenômeno - entrevista ao Fantástico sobre o incidente com travestis.



"Eu fiz uma grande besteira na minha vida pessoal. Acho que todos nós estamos sujeitos a errar... Não tive relação com os travestis. Na hora que eu percebi que eles não eram o que eu buscava, tirei o meu time de campo."

Declaração de Bergé, após a morte do companheiro, o estilista Yves Saint Laurent, morreu vitima de um tumor no cérebro.



"A grande história de amor de Yves Saint Laurent e sua grande paixão desde a mais tenra idade foi a moda"

Porta voz do CERN, James Gillies sobre a Máquina do Fim do mundo, localizada em genebra, suiça. O LHC recriará as condições existentes logo depois do Big Bang, explosão que muitos cientistas acreditam ter gerado o Universo, por meio da colisão de dois feixes de partículas em velocidade próxima à da luz.



"Nós conhecemos cerca de quatro por cento do Universo. O LHC pode nos ensinar sobre os 96 por cento restantes, que os cosmologistas chamam de matéria escura."

Marta suplicy - A então ministra do turismo, sugeriu aos passageiros que enfretavam dificuldades nos aeroportos do país no auge da crise do trafégo aéreo.



“Relaxa e goza porque você vai esquecer dos transtornos”

Maradona (ex-jogador argentino) - Criticando a atuação da seleção nos Jogos Olímpicos de Verão - Pequim 2008, na derrota por 3 a 0 para a Argentina.


"Faz tempo que não vejo um Brasil tão pequeno e tão defensivo"

Candidato Paulo Maluf (PP), antes do debate na Rede Bandeirantes - Eleições Municipais 2008



"Vou provar que sou melhor tenho mais competência que os outros"

Papa Bento XVI, mensagem as vítimas das enchentes de Santa Catarina.



"com profundo pesar, das trágicas e lutuosas conseqüências das chuvas torrenciais destes últimos dias que atingiram o estado de Santa Catarina, deseja afirmar-se espiritualmente presente nesta hora de dor com as famílias das vítimas e com os milhares de desalojados e desabrigados desta enorme tragédia ambiental."

Para você qual a notícia, frase ou pensamento que mais marcou o ano de 2008?
Acrescente a sua!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Rumos Literatura - Atualidade, Reflexão, Diálogo e Crítica

Seminário Internacional Rumos Literatura



O Seminário Internacional Rumos Literatura trata do diálogo entre a crítica literária, os meios de comunicação e as novas vertentes da literatura, entre outros temas. Realizado no Itaú Cultural, em São Paulo, entre 16 e 18 de dezembro, o evento reúne ensaístas, professores, sociólogos, poetas e tradutores.

Com curadoria de Samuel Titan Jr., o seminário encerra a edição 2007-2008 do Rumos Literatura com o lançamento do livro Protocolos Críticos, que traz o resultado e as reflexões dessa última edição do programa.

Uma oficina será realizada dias 16 e 17, na Casa das Rosas, com a convidada Heloisa Buarque de Hollanda, professora e coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Confira a programação e participe!

Veja no site as sinopses das mesas do seminário Oficina

terça 16 quarta 17

14h30 Literatura ou práticas literárias com Heloisa Buarque de Hollanda
(Ainda há vagas)

Seminário

terça 16

19h30 Crítica literária e crítica cultural com José Miguel Wisnik e Martín Kohan mediação Natalia Brizuela

quarta 17

17h30 Atualidade de Erich Auerbach com Earl Jeffrey Richards, Leopoldo Waizbort e Martin Elsky mediação Samuel Titan Jr

19h30 As formas da crítica com Flora Süssekind e Silviano Santiago mediação Lourival Holanda

quinta 18

17h30 Crítica e poesia com Marco Lucchesi e Marcos Siscar mediação Gonzalo Aguilar

19h30 Atualidade de Machado de Assis com João Cezar de Castro Rocha e Pedro Meira Monteiro mediação Sandra Vasconcelos

entrada franca - ingresso distribuído com meia hora de antecedência

Sala Itaú Cultural - Itaú Cultural | avenida paulista 149 - paraíso (próximo à estação brigadeiro do metrô)

Casa das Rosas | Av. Paulista, 37 - Paraíso (próximo à estação brigadeiro do metrô)

informações 11 2168 1777 | www.itaucultural.org.br

imagem: Cia de Foto

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Cultive a Inteligência - Quem são seus Heróis de Verdade?

Em 'Heróis de Verdade', o escritor combate a supervalorização das aparências, diz que falta ao Brasil competência, e não auto-estima.

A revista ISTO É publicou esta entrevista de Camilo Vannuchi. O entrevistado é Roberto Shinyashiki, médico psiquiatra, com Pós-Graduação em administração de empresas pela USP, consultor organizacional e conferencista de renome nacional e internacional.

ISTO É - Quem são os heróis de verdade?

Roberto Shinyashiki - Nossa sociedade ensina que, para ser uma pessoa de sucesso, você precisa ser diretor de uma multinacional, ter carro importado, viajar de primeira classe. O mundo define que poucas pessoas deram certo. Isso é uma loucura. Para cada diretor de empresa, há milhares de funcionários que não chegaram a ser gerentes. E essas pessoas são tratadas como uma multidão de fracassados. Quando olha para a própria vida, a maioria se convence de que não valeu à pena, porque não conseguiu ter o carro, nem a casa maravilhosa. Para mim, é importante que o filho da moça que trabalha na minha casa, possa se orgulhar da mãe. O mundo precisa de pessoas mais simples e transparentes. Heróis de verdade são aqueles que trabalham para realizar seus projetos de vida, e não para impressionar os outros. São pessoas que sabem pedir desculpas e admitiram que erraram.

ISTO É - O Sr. citaria exemplos?

Shinyashiki - Dona Zilda Arns, que não vai a determinados programas de tevê nem aparece de Cartier, mas está salvando milhões de pessoas. Quando eu nasci, minha mãe era empregada doméstica e meu pai, órfão aos sete anos, empregado em uma farmácia. Morávamos em um bairro miserável em São Vicente (SP) chamado Vila Margarida. Eles são meu heróis.
Conseguiram criar seus quatro filhos, que hoje estão bem. Acho lindo quando o Cafu põe uma camisa em que está escrito '100% Jardim Irene'. É pena que a maior parte das pessoas esconda suas raízes. O resultado é um mundo vítima da depressão, doença que acomete hoje 10% da população americana. Em países como o Japão, a Suécia e a Noruega, há mais suicídio do que homicídio.

Por que tanta gente se mata?

Parte da culpa está na depressão das aparências, que acomete a mulher, que embora não ame mais o marido, mantém o casamento, ou o homem que passa décadas em um emprego, que não o faz se sentir realizado, mas o faz se sentir seguro.

ISTO É - Qual o resultado disso?

Shinyashiki - Paranóia e depressão cada vez mais precoce.

O pai quer preparar o filho para o futuro e mete o menino em aulas de inglês, informática e mandarim. Aos nove ou dez anos a depressão aparece. A única coisa que prepara uma criança para o futuro, é ela poder ser criança. Com a desculpa de prepará-los para o futuro, os malucos dos pais estão roubando a infância dos filhos. Essas crianças serão adultos inseguros e terão discursos hipócritas. Aliás, a hipocrisia já predomina no mundo corporativo.

ISTO É - Por quê?

Shinyashiki - O mundo corporativo virou um mundo de faz-de-conta, a começar pelo processo de recrutamento. É contratado o sujeito com mais. As corporações valorizam mais a auto-estima do que a competência. Sou presidente da Editora Gente e entrevistei uma moça que respondia todas as minhas perguntas com uma ou duas palavras. Disse que ela não parecia demonstrar interesse. Ela me respondeu estar muito interessada, mas como falava pouco, pediu que eu pesasse o desempenho dela, e não a conversa. Até porque ela era candidata a um emprego na contabilidade, e não de relações públicas. Contratei-a na hora. Num processo clássico de seleção, ela não passaria da primeira etapa.

ISTO É - Há um script estabelecido?

Shinyashiki - Sim. Quer ver uma pergunta estúpida feita por um presidente de multinacional no programa 'O Aprendiz'?

- Qual é seu defeito?
Todos respondem que o defeito é não pensar na vida pessoal: - Eu mergulho de cabeça na empresa. Preciso aprender a relaxar. É exatamente o que o Chefe quer escutar. Por que você acha que nunca alguém respondeu ser desorganizado ou esquecido? É contratado quem é bom em conversar, em fingir. Da mesma forma, na maioria das vezes, são promovidos aqueles que fazem o jogo do poder. O vice-presidente de uma as maiores empresas do planeta me disse: 'Sabe, Roberto, ninguém chega à vice-presidência sem mentir'. Isso significa que quem fala a verdade não chega a diretor!

ISTO É - Temos um modelo de gestão que premeia pessoas mal preparadas?

Shinyashiki - Ele cria pessoas arrogantes, que não têm a humildade de se preparar, que não têm capacidade de ler um livro até o fim e não se preocupam com conhecimento. Muitas equipes precisam de motivação, mas o maior problema no Brasil é competência. Há muita gente motivada fazendo besteira. Não adianta você assumir uma função, para a qual não está preparado. Fui cirurgião e me orgulho de nunca um paciente ter morrido na minha mão. Mas tenho a humildade de reconhecer que isso nunca aconteceu graças a meus chefes, que foram sábios em não me dar um caso, para o qual eu não estava preparado. Hoje, o garoto sai da faculdade achando que sabe fazer uma neurocirurgia. O Brasil se tornou incompetente e não acordou para isso.

ISTO É - Está sobrando auto-estima?

Shinyashiki - Falta às pessoas a verdadeira auto-estima.

Se eu preciso que os outros digam que sou o melhor, minha auto-estima está baixa. Antes, o ter conseguia substituir o ser. O cara mal-educado dava uma gorjeta alta para conquistar o respeito do garçom. Hoje, como as pessoas não conseguem nem ser, nem ter, o objetivo de vida se tornou parecer. As pessoas parecem que sabem, parece que fazem, parece que acreditam. E poucos são humildes para confessar que não sabem. Há muitas mulheres solitárias no Brasil, que preferem dizer que é melhor assim. Embora a auto-estima esteja baixa, fazem pose de que está tudo bem.

ISTO É - Por que nos deixamos levar por essa necessidade de sermos perfeitos em tudo e de valorizar a aparência?

Shinyashiki - Isso vem do vazio que sentimos. A gente continua valorizando os heróis. Quem vai salvar o Brasil? O Lula. Quem vai salvar o time? O técnico. Quem vai salvar meu casamento? O terapeuta. O problema é que eles não vão salvar nada! Tive um professor de filosofia que dizia: 'Quando você quiser entender a essência do ser humano, imagine a rainha Elizabeth com uma crise de diarréia duranta um jantar no Palácio de Buckingham'. Pode parecer incrível, mas a rainha Elizabeth também tem diarréia. Ela certamente já teve dor de dente, já chorou de tristeza, já fez coisas que não deram certo. A gente tem de parar de procurar super-heróis, porque se o super-herói não segura a onda, todo mundo o considera um fracassado.

ISTO É - O conceito muda quando a expectativa não se comprova?

Shinyashiki - Exatamente. A gente não é super-herói nem superfracassado. A gente acerta, erra, tem dias de alegria e dias de tristeza. Não há nada de errado nisso. Hoje, as pessoas estão questionando o Lula, em parte porque acreditavam que ele fosse mudar suas vidas e se decepcionaram. A crise será positiva se elas entenderem que a responsabilidade pela própria vida é delas.

ISTO É - Muitas pessoas acham que é fácil para o Roberto Shinyashiki dizer essas coisas, já que ele é bem-sucedido. O senhor tem defeitos?

Shinyashiki - Tenho minhas angústias e inseguranças. Mas aceitá-las faz minha vida fluir facilmente. Há várias coisas que eu queria e não consegui. Jogar na Seleção Brasileira, tocar nos Beatles (risos). Meu filho mais velho nasceu com uma doença cerebral e hoje tem 25 anos. Com uma criança especial, eu aprendi que, ou eu a amo do jeito que ela é, ou vou massacrá-la o resto da vida para ser o filho que eu gostaria que fosse. Quando olho para trás, vejo que 60% das coisas que fiz deram certo. O resto foram apostas e erros. Dia desses apostei na edição de um livro, que não deu certo. Um amigão me perguntou: 'Quem decidiu publicar esse livro?' Eu respondi que tinha sido eu. O erro foi meu. Não preciso mentir.

ISTO É - Como as pessoas podem se livrar dessa tirania da aparência?

Shinyashiki - O primeiro passo é pensar nas coisas que fazem as pessoas cederem a essa tirania e tentar evitá-las. São três fraquezas: A primeira é precisar de aplauso, a segunda é precisar se sentir amada e a terceira é buscar segurança. Os Beatles foram recusados por gravadoras e nem por isso desistiram. Hoje, o erro das escolas de música é definir o estilo do aluno. Elas ensinam a tocar como o Steve Vai, o B. B. King ou o Keith Richards. Os MBAs têm o mesmo problema: ensinam os alunos a serem covers do Bill Gates. O que as escolas deveriam fazer é ajudar o aluno a desenvolver suas próprias potencialidades.

ISTO É - Muitas pessoas têm buscado sonhos que não são seus?

Shinyashiki - A sociedade quer definir o que é certo. São quatro loucuras da sociedade. A primeira é instituir que todos têm de ter sucesso, como se eles não tivessem significados individuais. A segunda loucura é: Você tem de estar feliz todos os dias. A terceira é: Você tem que comprar tudo o que puder. O resultado é esse consumismo absurdo. Por fim, a quarta loucura: Você tem de fazer as coisas do jeito certo. Jeito certo não existe. Não há um caminho único para se fazer as coisas. As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade. Felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito. Tem gente que diz que não será feliz, enquanto não casar, enquanto outros se dizem infelizes justamente por causa do casamento. Você pode ser feliz tomando sorvete, ficando em casa com a família ou com amigos verdadeiros, levando os filhos para brincar ou indo à praia ou ao cinema. Quando era recém-formado em São Paulo, trabalhei em um hospital de pacientes terminais. Todos os dias morriam nove ou dez pacientes. Eu sempre procurei conversar com eles na hora da morte. A maior parte pega o médico pela camisa e diz: 'Doutor, não me deixe morrer. Eu me sacrifiquei à vida inteira, agora eu quero aproveitá-la e ser feliz'. Eu sentia uma dor enorme por não poder fazer nada. Ali eu aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas. Ninguém na hora da morte diz se arrepender por não ter aplicado o dinheiro em imóveis. Uma história que aprendi na Índia me ensinou muito. O sujeito fugia de um urso e caiu em um barranco. Conseguiu se pendurar em algumas raízes. O urso tentava pegá-lo. Embaixo, onças pulavam para agarrar seu pé. No maior sufoco, o sujeito olha para o lado e vê um arbusto com um morango. Ele pega o morango, admira sua beleza e o saboreia. Cada vez mais nós temos ursos e onças à nossa volta. Mas é preciso comer os morangos.

Nota: Eu recebir essa matéria por email, mas tenho por hábito verificar a veracidade de tudo que recebo por email. É uma maneira de conferir se nada foi modificado e passar informação sempre fiél ao leitor, e também indicar a fonte, dando os merecidos créditos a quem é de direito.
Essa Entrevista foi publicada na revista Isto É no dia 19/10/2005.



A atualidade dessa verdade parece que vai perdurar por muito tempo, o que me dá a certeza de que somente uma educação voltada para os questionamentos e sem amarras ideológicas pode levar o ser humano a ser melhor. O atual modelo é medíocre, e forma em sua maioria marionetes e ventríloquos do(s) poder(es), enraízados em todos os setores da vida social.
Cultive sua inteligência!

sábado, 6 de dezembro de 2008

O Cérebro Humano - Show de Bola!

O cérebro humano é particularmente complexo e extenso. Ele é imovel e representa apenas 2% do peso do corpo, mas, apesar disso, recebe aproximadamente 25% de todo o sangue que é bombeado pelo coração. Se divide em 2 metades, o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito. O seu aspecto se assemelha ao miolo de uma noz. É um conjunto distribuído de milhares de milhões de células que se estende por uma área de mais de 1 metro quadrado dentro do qual conseguimos diferenciar certas estruturas correspondendo às chamadas «áreas funcionais», que podem cada uma abranger até um décimo dessa área.
O hemisfério dominante em 98% dos humanos é o hemisfério esquerdo, é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. Enquanto o hemisfério direito, é responsável pelo pensamento simbólico e criatividade. Nos canhotos as funções estão invertidas.



Veja como nosso cérebro ler


De aorcdo com uma peqsiusa


de uma uinrvesriddae ignlsea,


não ipomtra em qaul odrem as


Lteras de uma plravaa etãso,


a úncia csioa iprotmatne é que


a piremria e útmlia Lteras etejasm


no lgaur crteo. O rseto pdoe ser


uma bçguana ttaol, que vcoê


anida pdoe ler sem pobrlmea.


Itso é poqrue nós não lmeos


cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa


cmoo um tdoo.


Sohw de bloa.


Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia
corretamente o que está escrito.


35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4

M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R

CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O!

NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45

N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O

CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M

PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R

B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3!

P4R4BÉN5!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Michelangelo - Ícone da Renascença Italiana

Michelangelo di Ludovico Buonarroti Simoni, nasceu em Caprese, 6 de março de 1475.
Foi pintor, escultor, poeta e arquiteto, seu grande prazer era desenhar.
Na biografia de Michelangelo, consta que ele era um homem arrogante e insastifeito com ele mesmo. Nunca foi chegado a bebida, apesar de ser solitário e melancólico. Seu pai, de uma família da aristocracia Florentina, nunca aceitou sua inclinação para as artes e por conta disso espancou Michelangelo por encontrar desenhos em seu caderno. Aos seis anos de idade perdeu sua mãe e foi entregue aos cuidados de uma ama-de-leite, cujo marido era cortador de mármore, o que despertou nele a vocação para escultor.



Escreveu muitos poemas, mas foi a pintura e a escultura que o tornou um ícone da Renascença ao lado do grande gênio Leonardo da vinci.
Michelangelo começou seus estudos como aprendiz de Domenico Ghirlandaio,um pintor renascentista italiano contemporâneo de Botticelli e Filippino Lippi, que formou toda uma geração de excelentes artistas.
Mas tarde foi estudar escultura com Bertoldo di Giovanni, escultor italiano e aluno e assistente de Donatello.
1490 a 1492, Michelangelo foi para Florença estudar na escola de escultura de Lourenço de Médice, rico banqueiro e mecenas, protetor de escritores, sábios e artistas, Lourenço foi o impulsor das primeiras imprensas italianas e iniciou o movimento renascentista, que rejeitava a ciência escolástica e teológica, para valorizar a pesquisa e a busca do sentido da vida, colocando o Homem no centro do Universo.
Nesse período que esteve em florença, Michelangelo criou dois relevos:

A Batalha de Centauros



A Madonna da Escada



Após a morte de Lourenço Médice, saiu de Florença para Bolonha e em 1496 para Roma, onde produz:

Pietá



Baco



Quatro anos mais tarde, michelangelo voltou à Florença, onde produziu sua mais famosa escultura, David, feita em mármore de Carrara, concluída em 1504.



Essa escultura consagra Michelangelo como um escultor de extraordinária técnica e habilidade. Nessa mesma época pintou a Sagrada Família da Tribuna.



Mas indiscutívelmente, sua obra prima foi a pintura monumental do teto da Capela Sistina,Vaticano (1508-1512).



Originalmente a pedido do Vaticano ele deveria pintar os 12 apóstolos, mas o pintor sugeriu pintar a representação da Criação. Sua sugestão foi aceita e Michelangelo assim realizou o trabalho mais expressivo da sua vida.
O Teto da Capela Sistina contém 300 figuras e é baseado no livro da Genesis, divididos em três grupos:

*A criação da terra por Deus
*A criação da Humanidade e sua Queda
*A Humanidade, representada por Noé

Entre os Afrescos mais famosos estão:

A criação de Adão



Adão e Eva no paraíso.



O Juízo Final



Realizou dois importantes projetos de Arquitetura:

A cúpula da Basílica de São Pedro em Roma



O Túmulo Papal, iniciado em 1503 a pedido do papa Júlio II, e finalizado em 1545 devido a grande quantidade de trabalho. A Estátua de Moisés ao centro.



Principais Obras de Michelangelo

Gênesis (teto da Capela Sistina)
O Juízo Final (teto da capela sistina)
Martírio de São Pedro
Conversão de são Paulo
A Batalha de Centauros (baixo relevo de tema mitológico)
A Madona Dos degraus (relevo)
A sagrada Família

Suas principais esculturas foram:

*O cupido adormecido
*Baco Bêbado
*Adonis Morrendo
*A Virgem
*Pietá
*David
*Baco
*Moisés
*Raquel
*Família Real Médici

Livro de Poesias

Coletânea de Rimas

Arquitetura:

*A cúpula da Basílica de São Pedro em Roma
*o túmulo papal

Frases de Michelangelo:

"A perfeição é feita de pequenos detalhes - não é apenas um detalhe."

"Em cada bloco de mármore vejo uma estátua; vejo-a tão claramente como se estivesse na minha frente, moldada e perfeita na pose e no efeito. Tenho apenas de desbastar as paredes brutas que aprisionam a adorável aparição para revelá-la a outros olhos como os meus já a vêem."

"Se as pessoas ao menos soubessem o quão duro trabalho para ser mestre no que faço, não lhes pareceria tão maravilhoso."

"Observei o anjo gravado no mármore, até que eu o libertasse."

"Espero que eu sempre possa desejar mais do que consigo fazer."

Para Michelangelo, a missão do escultor era libertar as formas que já se encontravam dentro da pedra. Kenneth Schuman e Ronald Paxton enxergaram aí um gancho para um inusitado livro de auto-ajuda: O Método Michelangelo - Revele sua obra-prima e crie uma vida extraordinária, Best Seller, 288 pgs. A mensagem é que existe uma obra-prima dentro de cada um de nós, que pode ser revelada por meio da determinação, da superação de obstáculos e de outras estratégias inspiradas na vida e na obra do artista italiano. Leia mais em "Michelangelo inspira livro de auto-ajuda" - Máquina de escrever, Luciano Trigo


Fontes de pesquisa e fotos

WebMuseum: Michelangelo
Educação UOL Biografia - Michelangelo
Wikipédia - Michelangelo
Olga's Gallery

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Crença - Astrologia, Religião e Cultura Popular

Jayme acredita em astrologia; Javier, em Deus; a família Salustiano, na cultura popular. Lulinha acredita no time do coração, o Santa Cruz; Jorge, em um ano-novo feliz. Em dezembro, a revista Continuum traz testemunhos (verbais ou não) que abordam o tema crença, sua presença e influência na vida.

O entrevistado do mês, o cético Silvio Meira, conta porque prefere depositar suas crenças em um processo e não em uma meta ou ponto de chegada: "Não concebo que alguém esteja fadado a alguma coisa, mesmo que sejam suas crenças". Em artigo, Guilherme Wisnik fala sobre a "vontade de potência" responsável pelo surgimento das cidades. Confira a fotorreportagem Revelações de Fé, com imagens que Christian Cravo, José Bassit e Renato Soares, entre outros. Leia também o conto Tirick, tirick, da escritora Índigo.

E não deixe de participar, enviando suas sugestões para (continuum@itaucultural.org.br) ou textos (contos, resenhas, artigos etc.) para participe (continuum@itaucultural.org.br). Confira aqui o regulamento e os próximos temas abordados na revista.

Participe também da ação História de Cinema.

imagem: preparo de vestes usadas nas brincadeiras de maracatu | Aline Feitosa

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Madonna - Biografia de Polêmicas: Religiosas, Políticas e Sexuais

'Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é', Madonna conhece bem de perto os prós e os contras da fama. Sempre viveu intensamente sem se preocupar com a opinião alheia e fez o que lhe deu na cabeça, e por esse motivo foi alvo de duras críticas.
Madonna completou cinquenta anos, considerada a 'Rainha do Pop', em plena forma física e esbanjando talento, charme, disposição e irreverência, é novamente um fenômeno de arrecadação, sua turnê mundial "Sticky & Sweet" promete ser outro recorde.



Madonna, nasceu em Michigan no dia 16 de Agosto de 1958, seu nome completo é Madonna Louse Veronica Ciccone.
Madonna é a cantora mais premiada no mundo da música, é a que mais vendeu discos e singles. Segundo o Guinness Book e a revista Forbes, Madonna é a artista feminina mais bem sucedida de todos os tempos e também a cantora mais rica do mundo.
Madonna, educada no catolicismo, aos 14 anos de idade mostrou interesse pela dança e contra vontade de seu pai começou a ter aulas de dança. Estudou no colégio Rochester Adams High School, onde era considerada uma aluna acima da média, com um (QI 140).
Estudou dança na universidade do Michigan, mas não concluiu o curso por preferir mudar-se para Nova Iorque, com uma mão na frente e outra atrás, para seguir a carreira de bailarina. Passou por muitas dificuldades financeiras até alcançar o sucesso.
Seu primeiro álbum foi "Madonna", lançado em 1983 e relançado em 1985 no mercado internacional com o título The First Album.


"Like A Virgin", foi seu segundo álbum, lançado em 1984. A perfomance da música título do álbum apresentada no primeiro MTV Video Music Awards, onde Madonna de maneira arrebatadora surge de um bolo vestida de noíva e rola pelo chão, causa uma imensa polêmica, os mais conservadores julgam seu comportamento muito ousado para a época. Mas isso de maneira nenhuma impediu de ficar por um longo tempo nas paradas de sucesso.


O ano de 1985, foi para Madonna, o ano da sua notoriedade no mundo. gravou dois grandes sucessos, "Material Girl" e "Crazy For You" e ainda de quebra estréiou o filme "Procura-se Susan Desesperadamente". Dois outros eventos em sua vida contribuiram para a fama mundial da cantora: primeiro foi sua participação na campanha, Live Aid (organizado por Bob Geldof) que tinha por objetivo angariar fundos para amenizar a crise de fome na Etiópia, e mais tarde, seu casamento com Sean Penn no dia do que completou 27 anos.


1986 foi lançado o disco "True Blue", que vendeu mais de 7 milhões de cópias só nos EUA. "shanghai Surprise", seu segundo filme, lançado em novembro de 1986, foi um fracasso. Madonna não se intimidou com seu primeiro fracasso cinematografico, e em 1987, viveu o papel de uma ex-presidiária.


Em 1988, estréia pela primeira vez no teatro, na peça "speed: The Plow", e nesse mesmo ano acaba seu casamento com Sean Penn.


Like A Prayer, lançado em 1989 gerou uma enorme polêmica, pois a cantora grava um videoclipe onde faz performances sensuais com um santo negro e usa muitos símbolos do catolicismo: estigmas de cristo, cruzes queimando. A polêmica foi tanta, que a Pepsi cancelou um comercial que madonna gravou com a canção. Mas no entanto, esse foi um disco aclamado pela crítica e considerado até hoje seu melhor álbum


Em 1990, mais uma vez Madonna volta as telas de cinema, agora no filme Dick Tracy.
No final do mesmo ano, Madonna lançou sua primeira coletânea de sucessos, "The Immaculate Collection, onde incluiu duas novas canções: "Justify My love" e "Rescue Me".
O videoclipe de "Justify My Love", foi banido da MTV, por seu conteúdo erótico, mas foi lançado comercialmente em VHS, e vendeu mais de 400 mil cópias apenas nos EUA.
"Na Cama Com Madonna", "Truth or Dare" (EUA) ou "In Bed With Madonna" (título internacional), foi um documentário lançado no Festival de Cinema de Cannes, que mostrou os bastidores da turné mundial "Blond ambition Tour". Nesse mesmo ano a cantora ganha o seu primeiro Grammy na categoria de melhor performance em video por "Blond Ambition Live".



A irreverência de Madonna parece não ter limites, no ano de 1992 mais uma vez a cantora provoca o mundo com seu livro Sex, com fotografias onde aparece nua, sozinha ou em companhia de celebridades como Isabella Rossellini, Naomi Campbell e Vanilla Ice.
As cenas chocam por retratar fantasias eróticas (sadomasoquista, vouyer, lésbicas e pansexual), além de ingredientes eróticos: chicotes, correntes, máscaras e unhas negras.


Lançou também o álbum "Erotica".


Somente em 1994, Madonna volta mais comportada, mas não perdeu a oportunidade de dar uma espetadinha naqueles a criticaram, em "Human Nature" (canta Ops, eu não sabia que não poderia falar de sexo, não estou arrependida, é a natureza humana), faixa do álbum "Bedtime Stories".


1995, lançou sua primeira coletânea romântica, "Something To Remember".


1996, ficou grávida do seu Personal Trainer, Carlos León, em outubro do mesmo ano nasceu sua filha Lourdes, chamada por ela de "Lola".
Nesse mesmo ano Madonna estreiou o filme mais marcante de sua carreira, Evita, onde vive o papel de Eva Perón.


Madonna ganhou dois globo de ouro pelo filme Evita: melhor atriz e melhor canção original por You Must Love Me, além de ganhar um Oscar de melhor canção original também por You must Love Me, escrita especialmente para o filme.


Madonna ficou quatro anos sem gravar um álbum inédito, quando em 1998 aparece com a aparência de mulher madura e esotérica, sua música adquire um tom calmo, mais afinada e vibrante, talvez devido ao seu contato com os estudos místicos do Judaísmo e a Cabala.
Gravou o disco "Ray Of Light", um sucesso aclamado pela crítica com sendo seu segundo melhor disco depois de Like a Prayer.


No ano de 2000, Madonna lançou "Music", com influências eletrônicas, porém o estilo country. Esse disco ganhou o Grammy de melhor Design/embalagem/encarte. Em dezembro do mesmo ano Madonna casa-se com Guy Ritchie, realizador de cinema, dessa união nasceu seu filho Rocco.



Em 2001 a Enciclopédia Britânica anunciou que passaria a incluir o verbete "Madonna" em futuras edições da obra por considerar a artista um ícone da cultura Pop contemporânia.
2003, em pleno clima de guerra entre EUA e o Iraque, Madonna lança o álbum "American Life", com mensagens políticas e críticas, cuja a capa é inspirada em Che Guevara.
No clipe da música "American Life", Uma granada é jogada em um sósia de George Bush, que a utiliza para acender um charuto.
Esse disco é o grande fracasso de sua carreira, dado seus baixos indices de venda.


2004, madonna embarcou numa turnê mundial chamada 'Re-Invention Tour', turnê que acabou em Lisboa, no pavilhão atlântico.


"Confession On A Dance Floor", de 2005 é considerado um de seus melhores discos. Vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo, mesmo tendo vazado na internet antes do seu lançamento oficial.


Em 2006, iniciou a turnê The "Confessions Tour", começou em Los angeles passou pela Europa e terminou no Japão. Em outubro desse mesmo ano, madonna adota David Banda, um menino natural de Malawi, nascido no ano de 2005.




Lançou o álbum "The Confessions Tour", no dia 30 de janeiro de 2007.
No dia 15 de junho de 2007, madonna lançou a música Hey you, uma colaboração para o evento musical Live Earth, que visava conscientizar o mundo sobre a pobreza e o aquecimento global.




Março de 2008, Madonna lançou seu mais recente disco, Hard Candy, hip-hop mesclados e unidos ao bom velho Pop e Dance no estílo mais anos 80.


No dia 23 de agosto, Madonna começou a turnê mundial "Sticky & Sweet, Cadiff, país de Gales. Essa turnê vai percorrer a América do Norte, Europa e America do Sul, incluíndo o Brasil.
Madonna passa pelo Rio de Janeiro nos dias 14 e 15 de dezembro e, em seguida, por São Paulo, em 18, 20 e 21 de dezembro.

Madonna e seus três filhos: Lourdes (Lola), Rocco e David Banda.
Recentemente separou-se de Guy Ritchie, que recusou receber uma indenização pela separação.

Madonna declarou que trará seus três filhos para os shows no Brasil.
Enquanto não chega o dia do show, visite o Site Madonna e conheça todos os seus discos, capas e trajetórias, e tenha um bom entretenimento.


Turnê de Madonna deve bater recorde de arrecadação
Madonna fala pela primeira vez sobre o divórcio de Guy Ritchie
Irmão de madonna qualifica estrela como 'tiranica e ridícula'
Madonna reúne estrelas da cena pop em jantar beneficiente
Ex-marido abre mão da fortuna de Madonna