quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Proclamação da República - Exílio e Símbolos



O ato da Proclamação da República aconteceu no dia 15 de novembro de 1889 na praça da Aclamação (hoje Praça da República) na cidade do Rio de Janeiro, na época capital do Império do Brasil. Foi um Golpe de estado liderado pelo Comandante Marechal Deodoro da Fonseca, que depôs o Imperador D. Pedro II.



A Proclamação da República foi a ruptura com a Monarquia, que não contou com a participação popular, mas que era um anseio da classe média dos grandes centros urbanos que desejavam maior liberdade e participação nos assuntos políticos do país. Outro dado que leva a acreditar que a população desejava a ruptura com a monarquia, deve-se ao fato do Imperador D. Pedro II não possuir filhos, nesse caso após sua morte quem ocuparia o trono seria sua filha mais velha princesa Isabel casada com o francês Gastão de Orléans, famoso "Conde d'eu", para a população isso era um indício de que o país pudesse ser governado por um estrangeiro.



Um forte apoio à República veio dos grandes proprietários rurais que não concordaram com as questões abolicionista e se sentiram lesados ao serem obrigados a alforriarem seus escravos - lei Áurea - 1888
Sob o ponto de vista econômico, o Brasil imperial encontrava-se numa crise econômica agravada pelas despesas geradas pela Guerra da Tríplice Aliança, que foi coberta por capitais externos e que causou uma grande inflação.
A questão militar pode ser melhor entendida sob a ótica das proíbições e
desprestigios por parte da Monarquia em relação ao Exército brasileiro.
Os oficiais do exércitos eram proíbidos de manifestarem-se na imprensa, isso só poderia ser feito com a prévia autorização do Ministro da Guerra. A ordem do imperador estava acima das ordens dos generais que também não possuiam autonomia sobre a defesa do território. Os militares da época não eram valorizados profissionalmente, eram mal remunerados e muitas vezes precisavam ter outros empregos para poderem arcar com suas despesas.
Segundo os históriadores, a Guerra do Paraguai, evidenciou aos militares o desprezo do império em relação aos militares que se sacrificaram por seu regime.



A legitimidade e legitimação da república

"Na reunião na casa de Deodoro, na noite de 15 de novembro de 1889, foi decidido que se faria um referendo popular, para que o povo legitimasse, por meio do voto, a república. Porém esse plebiscito só ocorreu 104 anos depois, dentro da constituição vigente, no dia 21 de abril de 1993; o seu resultado foi inequívoco: a república foi aprovada pela grande maioria da população, com 86% dos votos válidos."


Símbolos da república

1- As Armas Nacionais



2- A Bandeira Nacional



3- O Selo Nacional



4- O Hino Nacional

Letra: Joaquim Osório Duque Estrada
Música: Francisco Manuel da silva

I

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.

Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza

Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!


II

Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!

Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores".

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro desta flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.

Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!



"O sistema monárquico do governo já não tinha apoio da Igreja, nem dos militares, das lideranças civis e nem dos antigos senhores de escravos. Por essa razão, a Proclamação da República foi pacífica, sem guerra nem derramamento de sangue. Movimentos sociais e revoltas já indicavam a falência do regime monárquico. A Inconfidência Mineira (1789), a Conjuração Baiana (1798) e a Revolução Pernambucana (1817) já carregavam o gérmen do sistema republicano de governo, impulsionados pelos ideais da Revolução Francesa. Pouco depois da Proclamação da República, no dia 24 de fevereiro de 1891, foi promulgada a primeira Constituição Republicana. No mesmo ano, sofrendo oposição do Congresso, Deodoro da Fonseca renunciou e o vice-presidente, Marechal Floriano Peixoto, assumiu a presidência. O forte e centralizado presidencialismo, que tornava difícil a aplicação do princípio federativo, fez com que algumas oligarquias rurais de São Paulo e Minas Gerais se destacassem, o que deu início à conhecida política do “café com leite”. Os estados de São Paulo e Minas Gerais passaram a alternar a presidência do Brasil até 1930. O Marechal Deodoro da Fonseca nasceu em 1827, em Alagoas e lutou nas guerras do Prata e do Paraguai. Em 1884 conquistou o posto de marechal e, no ano seguinte, foi nomeado comandante de armas do Rio Grande do Sul. Ele foi para o Rio de Janeiro, sede da monarquia, em 1886 e assumiu a facção do Exército favorável à libertação dos escravos."


Dom Pedro 2º rumo ao exílio - Fonte Uol


No dia seguinte, no Paço da Cidade, dom Pedro 2º foi notificado de que a monarquia já não era a forma de governo em vigor no Brasil. Como Ouro Preto, o imperador também estava deposto e intimado a deixar o país em 24 horas. O governo provisório tinha providenciado um navio para transportá-lo para o exílio, em Portugal. Dom Pedro 2º não se opôs, declarando aceitar a vontade da opinião pública nacional.

O navio partiu na madrugada de 17 de novembro. O horário foi escolhido para evitar manifestações populares favoráveis ao imperador. Um forte esquema de segurança foi montado na cidade para acompanhar a família imperial a bordo. Embora fosse improvável que o povo se levantasse para defender dom Pedro 2º, a República preferia não arriscar. Na verdade, o povo estava à margem dos acontecimentos, mas isso não impedia que manifestasse sua opinião, como nos versinhos abaixo, que circularam no Rio de Janeiro pouco depois do embarque do ex-soberano:

"Partiu dom Pedro Segundo
Para o reino de Lisboa.
Acabou a monarquia
E o Brasil ficou à toa."

A avaliação que o escritor Lima Barreto fez do episódio também merece ser transcrita:

"Uma rematada tolice que foi a tal república. No fundo, o que se deu em 15 de novembro foi a queda do Partido Liberal e a subida do Conservador, sobretudo da parte mais retrógrada dele, os escravocratas de quatro costados".

Cinema - Contos, Poemas e Crônicas Participe Escrevendo Textos

O cotidiano quadro a quadro - Continuum Itaú Cultural


Pode ser ficção ou documentário, não importa. Os filmes que chegam às telas de cinema têm como matéria-prima os sentimentos humanos. Nesta edição, a Continuum aborda o caminho inverso: a influência que o cinema exerce sobre a vida dos espectadores e daqueles que trabalham com a sétima arte, seja produzindo-a, seja analisando-a.

Daniela Thomas, a entrevistada do mês, conta como o cinema está em tudo o que faz e comenta sobre seu último filme, Linha de Passe, dirigido em parceria com Walter Salles. O crítico Luiz Carlos Merten e os cineastas Heitor Dhalia e Carlos Reichenbach estão entre os profissionais que respondem à pergunta "Qual filme mudou sua vida?", em enquete que você encontra na versão eletrônica da revista. Nas reportagens, desvendamos o paradeiro de Estamira, personagem do documentário de Marcos Prado, e o de Monga, monstro que continua assustando visitantes de parques de diversão.

Envie sugestões, reclamações e elogios para continuum@itaucultural.org.br. Você também pode participar escrevendo textos (contos, poemas, crônicas, artigos etc.) sobre o tema. Veja como.

imagem: Cia de Foto

terça-feira, 4 de novembro de 2008

China - Economia, Arte e Cultura

China, capital Pequim, é o país que mais atraí as pessoas e "mercados", que buscam informações a respeito de seus aspectos culturais muito rico ou relações comerciais.
A China é a economia que mais cresce no mundo, logo atrás aparece a Índia.
Possui um imenso território, o terceiro maior do mundo em área.
A República popular da China é governada pelo Partido comunista Chinês que governa por meio de um sistema de partido único.



Devido ao crescimento relâmpago de sua economia, a china é considerada como uma superpotência emergente, seu crescimento é orientado à exportação, desde que adotou a economia mista de mercado.
As reformas adotadas nos últimos anos, tiraram cerca de 400 milhões de pessoas da linha da pobreza, mas o país enfrenta sérios problemas devido ao envelhecimento de sua população e as disparidades entre a renda urbana e a rural.
O PIB da china, não dá uma clara visão de que na China a maioria de sua população vive ainda em condições de miséria. O que eleva a renda per capita do país é a renda da população dos grandes centros urbanos, onde vive a minoria da população do país e a qualidade de vida é muito boa.
O país também enfrenta problemas ambientais sérios: poluição da água, do ar e industrial, considerado um dos maiores emissores de carbono do mundo, contribuindo assim para o aquecimento global.
A China é um dos países menos livre em termos de liberdade de expressão, sua constituição possui direitos e garantias individuais, mas mesmo assim a censura à manisfestação de opiniões, prisões sem julgamento, torturas, são violações dos direitos humanos muito comum no país.
O grande interesse que os países tem na China, deve-se ao fato de que a China é o terceiro maior importador e o segundo maior exportador do mundo.
O país é o maior consumidor mundial de aço e concreto e o segundo maior importador de petróleo.

A Cultura Chinesa



A cultura da china mescla tradicão com a modernidade.
A Arte Chinesa foi uma fonte de inspiração para todo o oriente e até mesmo para europa que introduziu técnicas chinesas de tecelagem e cerâmica.
A caligrafia é uma arte nobre que tem íntima relação com a pintura, pois os pintores em sua maioria, não utilizam telas nem madeira nem tinta a óleo, e sim, sêda ou papel com aquarela.
A porcelana foi fabricada pela primeira vez na China, uma arte milenar muito apreciada pelo seu povo.
A arquitetura é outra distinção cultural da China.



Para os chineses, comer, além de ser uma atividade social, ela representa o alicerce de sua cultura. Para um chinês, comer é um prazer divino, eles sentem fascinação por comida. Essa obsessão é tanta que ao invés deles se cumprimentarem dizendo, "como vai?", eles dizem "Já comeu?



A culinária chinesa é rica em carboídratos, Arroz e o talharim, são os pratos principais. Para os chineses é muito selvagem ter uma faca na mesa, por isso os alimentos são preparados e servidos em pedaços pequenos. Usa-se o hashis, pauzinhos que servem para levar o alimento à boca, e as colheres normalmente são de cerâmica.



Por ser um país de extensa área e muitos estilo regionais a cultura alimentar é variada, mas o chá é uma bebida popular, sendo considerada uma das sete necessidades diárias, as outras são: arroz, óleo, sal, molho de soja, vinagre e a lenha.



Os pratos variam: carneiros, pato, caranguejo, cachorro, cabeça de peixe, pé de porco, intestino de frango, nadadeira de pato, lesma marinha, testículo de boi, escorpião, broto de bambu, raízes de lótus, algas marinhas, cogumelos ou musgos. Os chineses comem todos os animais que tenham quatro patas, com excessão do Urso (proibido).





Carne de Cachorro



Artes Marciais - Existe uma grande variedade de estilos de artes marciais provinientes da china. Os estilos são geralmente rápidos e explosivos, com foco na força física e agilidade.



Principais Pontos turísticos da China

Os Guerreiros de Terracota



A Grande Muralha da China



Xangai



Hong Kong



Dafo, o Grande Buda, tem 71 metros ­de altura (patrimônio da Unesco).



(veja mais fotos, acessando o link acima - Principais pontos turísticos da china)

As raízes da filosofia (e perspectiva religiosa) chinesa estão no Confucionismo, Taoísmo e Budismo

"Não sei se Marx aprova tudo o que estamos fazendo aqui. Mas vou encontrar-me com ele no céu e conversaremos a respeito."

Deng Xiaoping, líder comunista, responsável pelo processo de abertura econômica da China, em 1986

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

As 20 Melhores Cachaças

Um juri formado por 13 experts no assunto que elegeram as 20 melhores cachaças do Brasil.
Confira a lista com o ranking das melhores aguardentes brasileiras.

O Ranking da Cachaça brasileira

Cada vez mais o Brasil deixa de se envergonhar do seu destilado. A boa e velha cachaça há muito deixou de ser uma bebida sem valor. Hoje é apreciada. Fatores que, combinados, impulsionam um mercado promissor, com lucro de até 600 milhões de dólares ao ano.
São mais de 5 mil marcas de cachaças legalizadas no Brasil e uma produção de cerca de 1,4 bilhão de litros ao ano. Nessa conta estão desde cachaças artesanais que levam anos para ficarem prontas e podem custar 500 reais a garrafa, até pingas industriais produzidas em algumas horas e vendidas a 2 ou 3 reais. Um abismo não só no preço, mas principalmente de qualidade. Dizer qual a cachaça tem sabor mais intenso, melhor buquê, melhor aroma e, em especial, qual realmente vale o que se paga por um vinho importado não é tarefa simples.
Para isso reuniram 13 experts no assunto para votar nas melhores cachaças do Brasil. Apurada a votação, o químico brasileiro especialista em destilados Erwin weimann, autor do livro Cachaça: A Bebida Brasileira, foi convidado à Universidade da Cachaça, para ao lado do chef Sérgio Arno, dono da casa, degustar e comentar cada uma das 20 escolhidas.
Confira aqui quais são, segundo os bons entendedores, as melhores aguardentes do país.

As 20 Melhores Cachaças:

20º Lugar - Volúpia

Procedência: Alagoa Grande, PB
Graduação alcoólica: 42%
Envelhecimento: descansada um ano em Freijó.


Bebida de sabor forte e bastante pronunciado, a paraíbana Volúpia é uma das duas representantes das cachaças nordestinas na votação dos especialistas. Descansada em freijó, uma madeira típica do nordeste, raramente usada por outros produtores e que aos poucos interfere na bebida, o que explica a cor branca dessa aguardente.

19º Lugar - GRM

Procedência: Araguari, MG
Graduação Alcoólica: 41%
Envelhecimento: dois anos em carvalho, umburana e jequitibá-rosa.


Cachaça envelhecida de excelente equilíbrio e harmonia. A combinação de três madeiras suaviza a força da umburana e proporciona um sabor palatável, puxado para o amargo.

18º Lugar - Seleta

Procedência: Salinas, MG
Graduação alcoólica: 42%
Envelhecimento: dois anos em umburana.


Por ser envelhecida em umburana, que empresta um gosto ocre, forte e persistente por muito tempo. Recomendada aos que gostam de sabores intensos.

17º Lugar - Abaíra

Procedência: Chapada Diamantina, BA
Graduação Alcoólica: 42%
Envelhecimento: três anos em carvalho.



Límpida e brilhante, com aroma suave. Nela prevalece o carvalho, que virou um símbolo de qualidade entre destilados, por conta dos whiskies e cognacs.

16º Lugar - Lua Cheia

Procedência: Salinas, MG
Graduação Alcoólica: 45%
Envelhecimento: entre dois e três anos em bálsamo.


A cachaça Lua cheia é uma das mais típicas de Salinas. O balsámo confere a ela uma cor dourada e cintilante, além de trazer um sabor amadeirado e levemente apimentado.

15º Lugar - Mato Dentro

Procedência: São Luiz do Paraitinga, SP
Graduação Alcoólica: 41%
Envelhecimento: descansa 8 meses em amendoim


Na variação prata, a escolhida pelos votantes, ela é envelhecida em tonéis de amendoim, uma madeira neutra, que interfere pouco na aguardente, e dá a coloração límpida. Tem sabor e aroma delicados, próximos da cana. Quase com "cheiro de roça".

14º Lugar - Corisco

Procedência: Parati, RJ
Graduação Alcoólica: 45%
Envelhecimento: dois anos em carvalho



É uma cachaça jovem, que ainda precisa envelhecer, afirmam os participantes da votação. A combinação de muito álcool e pouco envelhecimento, características das cachaças de Parati, resulta numa bebida forte e picante. Boa representante das pingas da região.

13º Lugar - Sapucaia Velha

Procedência: Pindamonhangaba, SP
Graduação Alcoólica: 40,5%
Envelhecimento: dez anos em carvalho


É do envelhecimento no carvalho que vem o sabor e o buquê acentuados. Criada em 1930, tem fama de ser produzida com extremo cuidado.

12º Lugar - Indaiazinha

Procedência: Salinas, MG
Graduação Alcoólica: 48%
Envelhecimento: oito anos em bálsamo


De cor dourada, passa por longo envelhecimento no bálsamo, o que dá a ela um sabor ligeiramente semelhante ao de amêndoa. "Para se beber de joelhos", diz Weimann.

11º Lugar - Maria Izabel

Procedência: Parati, RJ
Graduação Alcoólica: 44% (o rótulo indica, erroneamente, 42%)
Envelhecimento: entre um a quatro anos em carvalho


Suave e agradável, de baixa acidez. Aroma e sabor lembram a cana. Se destaca entre as cachaças de Parati pelo esmero da produtora e pelo uso do carvalho.

10º Lugar - Piragibana

Procedência: Salinas, MG
Graduação Alcoólica: 47%
Envelhecimento: 22 anos em bálsamo e carvalho


A Piragibana é harmônica, com sabor e aroma persistentesm ainda que delicados - resultado do longuíssimo envelhecimento em básamo e carvalho.

9º Lugar - Magnífica

Procedência: Miguel Pereira, RJ
Graduação Alcoólica: 45%
Envelhecimento: três anos em carvalho


Uma cachaça equilibrada. Apesar dos 45% de graduação alcoólica, a Magnífica é uma bebida suave, que desce fácil e apresenta buquê simples de cana jovem. Sua cor límpida é mais um destaque.

8º Lugar - Armazém Vieira

Procedência: Florianópolis, SC
Graduação Alcoólica: 44%
Envelhecimento: quatro anos em ariribá



O araribá, madeira do litoral catarinense pouco usada no armazenamento de cachaças, tem interferência mínima na bebida e permite que ela envelheça sem afetar o gosto da cana. Desce macia, segundo os especialistas, pois o frescor da cana equilibra bem com a madeira.

7º Lugar - Casa Bucco

Procedência: Passo Velho, RS
Graduação Alcoólica: 40%
Envelhecimento: dois anos em bálsamo e carvalho


Seu aroma e o sabor de carvalho são persistentes e lembram um bom brandy. É ácida e um pouco forte, sabores típicos de um terroir com ph elevado. Para quem gosta de carvalho e de tudo o que a madeira empresta à bebida.

6º Lugar - Boazinha

Procedência: Salinas, MG
Graduação Alcoólica: 42%
Envelhecimento: dois anos em bálsamo


Cor brilhante e viscosidade perfeita, com forte presença do bálsamo no aroma e no sabor, que persistem longamente. A boazinha é uma clássica representante de Salinas, por causa da influência da madeira: cor bem amarelada e sabor marcante.

5º Lugar - Claudionor

Procedência: Januária, MG
Graduação Alcoólica: 48%
Envelhecimento: entre um e meio e dois anos em carvalho


A cidade de Januária já foi sinônimo da bebida, mas perdeu a vez para Salinas como região emblemática da cachaça mineira. A Claudionor, porém, é ótima opção para quem gosta de cachaça à moda mais antiga, forte, com muito gosto de cana. Para adequar-se à nova legislação, teve de reduzir seus 54% de graduação alcoólica para 48%. Transparente, apesar de bem envelhecida, Claudionor tem buquê neutro, de cana madura e bem descansada, cujo gosto persiste na boca. É uma cachaça com corpo, equilibrada, perfeita para quem foge das madeiras.

4º Lugar - Germana

Procedência: Nova União, MG
Graduação Alcoólica: 40%
Envelhecimento: dois anos em carvalho e bálsamo


Facilmente reconhecida numa prateleira devido à embalagem, a garrafa da Germana é toda revestida de folhas secas de bananeira por mulheres artesãs do Engenho de Nova União. O objetivo é proteger a bebida da luz e do calor e assim manter suas características. Antes de ser engarrafada,a Germana envelhece dois anos em tonéis de carvalho e bálsamo. O resultado é uma cachaça suave, com sabor sutil, que pode agradar também o público leigo.

3º Lugar - Canarinha

Procedência: Salinas, MG
Graduação Alcoólica: 44%
Envelhecimento: três anos em bálsamo


A procedência e o sobrenome do produtor são belas credenciais. Produzida em Salinas, a Canarinha é feita por Noé Santiago, sobrinho de Anísio Santiago, criador da famosa cachaça Havana. Antes de ser embalada nas tradicionais garrafas de cerveja, ela é envelhecida por três anos em tonéis de bálsamo, o que lhe confere uma cor suave, amarelinha, e um sabor levemente apimentado, típico das aguardentes de Salinas. Para Weimann, a cor dourada como um champagne, o sabor frutado e o buquê de flores do campo e capim fazem a diferença. "É um cachaça das mais puras, equilibradas, persistente e excelente", garante Weimann.

2º Lugar - Anísio Santiago

Procedência: Salinas, MG
Graduação Alcoólica: 44,8%
Envelhecimento: entre seis e oito anos em carvalho e bálsamo


Anísio Santiago é mais que uma cachça - é um mito. Forte, com cheiro de madeira seca, um leve amargor que permanece na boca, sabor e aroma persistentes. "O segredo de Anísio é a combinação de madeiras diversas. Não é perfeita, é mais uma boa cachaça, um ícone a ser reverenciado", diz Weimann. E que se tornou mitológica devido a uma questão judicial: a Havana perdeu o nome e foi rebatizada como Anísio Santiago. Hoje, uma garrafa antiga de Havana chega a custar mais de 20 mil reais. "É marketing 'cubano': 'a gente faz por gosto, dane-se o mercado, quem quiser que corra atrás'. Ainda que haja uma dúzia de cachaças tão boas quanto ela por 10%", diz o jornalista Ronaldo Ribeiro, autor de várias reportagens sobre Havana. O preço de uma Anísio Santiago varia bastante, podendo custar entre 200 e 300 reais em São Paulo. "A expectativa é tão grande que, ao provar, no primeiro gole você já está fascinado", garante Ribeiro. Tal é o sabor de uma boa história.

1º Lugar - Vale Verde

Procedência: Betim, MG
Graduação Alcoólica: 40%
Envelhecimento: três anos em carvalho


A campeã é uma cachaça correta em todos os sentidos. É produzida na fazenda Vale Verde que, além de engenho de cachaça, é também um parque ecológico, com visitas guiadas onde se pode conhecer os "Segredos" da produção. A aguardente é equilibrada, encorpada e madura. Segundo os produtores, suas técnicas de fermentação e destilação foram baseadas naquelas praticadas na Europa para a fabricação de Whiskies. Isso proporciona um produto final equilibrado, estável, pronto. Os três anos em tonéis de carvalho explicam a cor dourada e o buquê marcante de madeira. É justamente esse envelhecimento que garante o equilíbrio da bebida, que desce redondinha, sem aspereza. A cana colhida no ponto certo, fruto dos solos calcários da região de Betim, a fermentação nos antigos alambiques de cobre e a criteriosa escolha dos barris de carvalho garantem a cor brilhante e o sabor adocicado persistente. Além disso, a Vale Verde tem a melhor relação custo-benefício: uma garrafa custa, em média, 30 reais.

Onde comprar:

Cachaça & Cia.: www.cachaca.com.br
Cia do Whisky: Tel (11)5055-6000
Cachaçaria Paraty: Tel (24)3371-1054
Cachaças do Nordeste: www.cachacadonordeste.com.br
Grife da Cachaça: www.grifedacachaca.com.br

Fonte: Ranking Playboy da Cachaça - por Willian Veira

domingo, 2 de novembro de 2008

A Natureza Humana dos Dez mais Procurados do Mundo

Segundo definições, a Natureza Humana é um conjunto de características descritas pela filosofia, incluindo formas de pensar e de agir que todos os seres humanos tem em comum.
O que determina então a maldade humana? Uns dizem que o que assegura a humanidade é a existência com Deus ou com parte do cosmo divino, e que a maldade humana é resultado da ignorância da natureza divina, que o bem e o mal existem e que forças sobrenaturais possam explicar porque certos homens são capazes de tanta maldade e não tenham compaixão pelo seu semelhante.
Platão, Aritóteles, freud, marx e muitas outras escolas do pensamento humano levantaram e defenderam sua concepção a respeito da natureza humana.
Mas não existe consenso sobre o que determina a falta de humanidade.
O que move e justifica a atitude daquele que planeja ou que executa um atentado terrorista como o do world trade center, a bomba de hiroshima, o nazismos de Hitle ou tantas outras atrocidades que temos relatadas na história?
Prefiro acreditar que esses desvios de conduta e de caráter, sejam herdados por uma má formação genética, assim há uma esperança de que um dia a ciência consiga separar o jóio do trigo ajudando a religião a vencer o mal.

Esses são os dez homens mais procurados do mundo, segundo a revista americana de economia Forbes. Eles formam "o lado negro da globalização"

O terrorista Osama Bin Laden é o homem mais procurado no mundo. O grande responsável pelos ataques de 11 de setembro ao World Trade Center, nos Estados Unidos.
O segundo mais procurado, o traficante mexicano Joaquim Guzman, conhecido como "El Chapo"
Alimzhan Tokhtakhounov, natural do Uzbequistão, é a maior figura do crime organizado da região da Eurásia, segundo o governo dos Estados Unidos
O indiano Dawood Ibrahim Kaskar teria criado um império do crime com o seu grupo, D-Company, baseado em Mumbai
Matteo Messina Denaro é o quinto mais procurado. "Diabolic" estaria envolvido com operações da máfia
Felicien Kabuga é acusado por um dos piores genocídios da história, o massacre de mais de 800 mil pessoas em Ruanda em 1994
Pedro Antonio Marin, também conhecido como Manuel Marulanda, é o mais antigo líder das Farc
Joseph Kony é o chefe da Lord's Resistance Army (LRA), uma guerrilha que tentou estabelecer um governo teocrático em Uganda
James "Whitey" Bulger, 78 anos, líder da Winter Hill Gang, uma organização criminosa de origem irlandesa baseada em Boston
O egípcio Omid Tahvili faz parte de uma família criminosa persa com base no Canadá mas que tem conexões com vários outros grupos no mundo inteiro

Que toda injustiça e covardia seja castigada com humanidade

Fotos - Terra

sábado, 1 de novembro de 2008

Paulo Freire, Os Verbetes da Educação


Paulo Reglus Neves Freire, nasceu em Recife, 19 de setembro de 1921.
Durante a recessão econômica que teve início em 1929, Paulo Freire conhece de perto a pobreza e a fome, fato que lhe dá uma nova consciência e postura de vida.
Inicialmente, foi professor de Língua Portuguesa e durante toda sua vida atuou na área da educação, cultura e serviço social. Trabalhou com analfabetos e desenvolveu ao longo de suas experiências algumas Teorias pedagógicas em prol da educação das pessoas oprimidas. Desenvolveu seu trabalho aliando-se a Teoria da Libertação.
Em 1964, Paulo Freire é encarcerado, devido a sua afiliação com o marxismo, foi considerado subversivo e posteriormente vai para o exílio na Bolívia. Trabalhou no chile durante cinco anos, no movimento de Reforma Agrária e da Democracia Cristã e para Organização de Agricultura e Alimentos da ONU.
Em 1967, publicou seu primeiro livro, "Educação Como Prática Da Liberdade".
Em 1968, Paulo Freire escreve seu mais famoso livro, "Pedagogia do oprimido", publicado em várias línguas. No Brasil o livro foi publicado em 1974, após a liberalização cultural que se iniciou com a posse do general Ernest Geisel.
Seu exílio terminou em 1979, mas somente em 1980 ele volta ao Brasil. Filiou-se ao PT, na cidade de São Paulo, trabalhando como supervisor do programa do PT de alfabetização de adultos.
Em 1988, Paulo Freire assumiu o cargo de Secretário de Educação de São Paulo.
Em 1991, o Instituto Paulo Freire foi fundado em são Paulo, voltado para o estudo de elaboração das teorias sobre educação popular.

"Paulo Freire delineou uma Pedagogia da Libertação, intimamente relacionada com a visão marxista do terceiro mundo e das consideradas classes oprimidas na tentativa de elucidá-las e conscientizá-las politicamente. As suas maiores contribuições foram no campo da educação popular para alfabetização e a conscientização política de jovens e adultos operários, chegando a influênciar em movimentos como os da Comunidades Eclesiais de Base (CEB).
No entanto, a obra de Paulo Freire ultrapassa esse espaço e atingi toda a educação, sempre com o conceito básico de que não existe uma educação neutra; segundo a sua visão, toda educação é, em si, politica.
Palavras (articuladoras do pensamento crítico) e a pedagogia da pergunta, são os princípios da pedagogia de Paulo Freire."

Fonte - Wikipédia

Frases de Paulo Freire


-Nos anos 60 fui considerado um inimigo de Deus e da Pátria, um bandido terrível, hoje diriam que eu sou apenas um saudosista das esquerdas.
-Descobri que o analfabetismo era uma castração dos homens e mulheres, uma proibição que a sociedade organizada impunha às classes populares.
-O que o Capitalismo tem de bom é apenas a moldura democrática. Um dos maiores erros históricos das esquerdas que se fanatizaram foi antagonizar socialismo e democracia.
-O Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização, implantado durante o regime militar) nasceu para negar meu método, para silenciar meu discurso.
-Meu sonho de sociedade ultrapassa os limites do sonhar que aí estão.
-O autoritarismo é uma das caracteristicas centrais da educação no Brasil, do primeiro grau à universidade.
-Os negros no Brasil nascem proibidos de ser inteligentes.
-Eu não aceito que a ética do mercado, que é profundamente malvada, perversa, a ética da venda, do lucro, seja a que satisfaz ao ser humano.
-A educação já foi tida como mágica, podia tudo, e como negativa, nada podia. chegamos à humildade: ela não é a chave da transformação da sociedade.
-Um dos grandes pecados da escola é desconsiderar tudo com que a criança chega a ela. A escola decreta que antes dela não há nada.
-Criar o que não existe ainda deve ser a pretensão de todo sujeito que está vivo.


Dicionário de verbete Paulo Freire - Reúne cerca de 200 verbetes sobre a obra do mestre, dono de uma visão revolucionária da educação. Editora autêntica