sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Rio de Janeiro: Belezas Naturais e Violência Urbana

Rio de Janeiro, cidade de encantos e belezas naturais, e também palco da violência urbana. Um cenário paradoxal de belezas, violências e graves desigualdades sociais.


No dia 4 de setembro , o Jornal Extra publicou uma entrevista com o Presidente Luiz Ignácio Lula da Silva.
O jornalista argumenta com o presidente, que a população do Rio de Janeiro não aguenta mais conviver com a violência no Estado do Rio, e que para piorar a situação, a população é obrigada a conviver com as milícias que infernizam a vida dos mais pobres.
E pergunta ao presidente o que é possível fazer?
O presidente então respondeu: Eu e Sérgio Cabral estamos trabalhando juntos para resolver o problema da segurança pública do Rio. Fazemos muito investimento em inteligência que resolve mais que a brutalidade. A policia muitas vezes é o problema. Veja o que o exército fez com aquele três jovens no morro da Mineira ( 11 militares são acusados de seqüestrar três moradores da Providência e entregar a traficantes da Mineira, que mataram as vítimas, em junho), vamos dar uma virada com as intervenções em urbanização e saneamento em Manguinhos, na Rocinha, no Alemão e no Pavão-Pavãozinho. Existe uma geração entre 17 e 24 anos que viveu um período que o país não crescia. São deserdados que acabavam caíndo no crime organizado. vamos ganhar essa guerra contra o crime organizado. Poderia não fazer essas obras em favelas do Rio se fosse olhar o prefeito Cesar Maia, (inimigo político de Lula). Mas tenho que olhar para o povo do Rio de Janeiro.

Alguém sabe me dizer, que inteligência é essa?

O problema da violência do Rio, como de todo país, chama-se NARCOTRÁFICO.
Não vi até hoje, nenhum governo que tivesse peito para encarar.
Moralize a política e o judiciário, combata o narcotráfico na fronteira, trabalhe em direção a diminuíção das desigualdades sociais proporcionando educação de boa qualidade, que aí sim, teremos um novo caminho para acabar com a violência e vivermos e um país mais justo e decente.
Temos no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, a estrutura perfeita para o Narcotráfico prosperar e a sociedade padecer.
Devido a essa cegueira governamental de anos, o Rio de Janeiro é visto assim pelo mundo como uma cidade de paradoxos entre beleza, desigualdades sociais e violência.


As fotos abaixo foram publicadas no Jornal The Boston Globe, Scenes from Rio de Janeiro.















Até quando?

Arte que encanta - Tarsila do Amaral

Tarsila do amaral é a pintora mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro "Abaporu", de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.

Começou a aprender pintura em 1917, com Pedro Alexandrino. Mais tarde, estuda com George Fischer Elpons. Em 1920, viaja a Paris e freqüenta a Académie Julien, onde é orientada por Émile Renard. Na França, conhece Fernand Léger e participa do Salão Oficial dos Artistas Franceses de 1922, desenvolvendo técnicas influenciadas pelo cubismo. De volta ao Brasil, em 1922, Tarsila,Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, formando o chamado Grupo dos Cinco, que defende as idéias da Semana Arte Moderna e toma a frente do movimento modernista no país.

Casa-se com Oswald de Andrade em 1926 e, no mesmo ano, realiza sua primeira exposição individual, na Galeria Percier, em Paris. A partir de então, suas obras adquirem fortes características primitivistas e nativistas e passam a ser associadas aos Movimentos Pau-Brasil e Antropofágico, idealizados pelo marido. É dessa época sua tela Abaporu, cujo nome de origem indígena que significa "antropófago". A teoria antropofágica propunha que os artistas brasileiros conhecessem os movimentos estéticos modernos europeus, mas criassem com uma feição brasileira.
1931, após viagem à União Soviética, passa por uma fase de temática mais social, da qual são exemplos as telas Operários e Segunda Classe. Expõe nas 1ª e 2ª Bienais de São Paulo e ganha uma retrospectiva no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) em 1960. É tema de sala especial na Bienal de São Paulo de 1963 e, no ano seguinte, apresenta-se na 32ª Bienal de Veneza.









Apesar de integrar-se ao movimento modernista brasileiro, Tarsila não participou da Semana de 22.

Fonte de Pesquisa e origem das fotos
wikipédia
Site Oficial da Pintora

Prisão de Guantánamo X Anistia Internacional

O presídio de Guantánamo está localizado na Base de Guantánamo (na ilha de Cuba), esse presídio é o símbolo do desrespeito dos direitos humanos. Inaugurada em 2002, serviu para levar os presos capturados no Afeganistão e no Iraque, acusados de pertecerem aos grupos AL.Qaeda e Taliban, após o atentado de 11 de Setembro. Os presos de Guantánamo são encarcerados sem acusação formada, sem processo e sem direito a julgamento.





Segundo depoimento da Cruz Vermelha Internacional, os prisioneiros são vitímas de maus tratos e torturas. E diz também que, desde a invasão do Afeganistão pelos EUA, existe uma prisão nos mesmos moldes de Guantánamo, onde é comun a prática de torturas pelos soldados Americanos.
Segundo informação, essa prisão se localiza numa base militar dos EUA, na cidade de Bagran, no distrito de Parvan.



Graças a forte pressão que vem sofrendo pela Anistia Internacional, tudo indica que até janeiro de 2009, Guantánamo deva ser desativada, pois a mesma foi motivo de duras críticas e desgaste da figura do atual presidente George W. Bush, símbolo da arrogância do imperialismo americano e várias violações dos direitos humanos.


Foto do protesto irlandes
Foto da Prisão de Guantánamo

Garoto Índigo, Um Fenômeno Curioso

O Garoto índigo é um fenômeno curioso, intelectual e paranormal. O garoto se chama Boriska, sua mãe é Nadezhda, uma dermatologista de uma clínica pública russa que se graduou no Instituto Médico de Volgograd por volta de 1991. Seu pai é um funcionário público aposentado.



CIENTISTAS RUSSOS ESTUDAM FENOMENAL GAROTO ÍNDIGO

Os cientistas russos assumem publicamente suas pesquisas sobre espiritualismo abordando a reencarnação reconhecida cientificamente e a existência de vida extraterrestre.

Esse é um texto completo, traduzido de uma das reportagens do PRAVDA, assinada pelo jornalista e cientista Gennady Belimov: Em 11 de Janeiro de 1996, uma criança incomum nasceu na cidade de Volzhsky, na região de Volgograd, Rússia. Sua mãe, Nadezhda Kipriyanovich, descreve O trabalho de parto: "Foi muito rápido e não
senti nenhuma dor. Quando me mostraram o bebê, ele me olhava fixamente com seus grandes olhos castanhos. Como médica, eu sei que não é habitual entre naciturnos esse olhar concentrado. Exceto esse fato ele parecia um bebê normal."

Quando saiu da maternidade, de volta ao lar, Nadezhda começou a perceber que o menino, chamado Boris, tinha um comportamento singular: raramente chorava e nunca solicitava qualquer alimento. Ele crescia como as outras crianças, mas começou a falar frases inteiras aos oito meses. Com um ano e meio, lia jornais. Os pais deram a ele um jogo de peças para montar figuras e ele começou a elaborar peças geométricas combinando diferentes partes com precisão. "Eu tinha a impressão de que nós éramos como aliens para ele, aliens com os quais ele estava tentando se
comunicar" - disse a mãe de Boris ou Boriska, como é chamado pela família.

Boriska começou a desenhar figuras que, à primeira vista, eram abstrações nas quais se misturavam tons de azul e violeta. Quando psicólogos examinaram os desenhos, disseram que o garoto estava, provavelmente, tentando representar a aura das pessoas que via ao seu redor. Aos três anos, Boris começou a conversar com seus pais sobre o Universo. Ele sabia nomear todos os planetas do Sistema Solar e seus respectivos satélites. Ele falava também nomes e número de Galáxias. Isso pareceu assustador e a mãe pensou que seu filho estava fantasiando; por isso, resolveu conferir se aqueles nomes realmente existiam. Consultou livros de astronomia e ficou chocada ao constatar que Boris, de fato, sabia muito sobre aquela ciência.

Os rumores sobre o "menino-astrônomo" espalharam-se rapidamente na cidade. Boriska tornou-se uma celebridade local e as pessoas começaram a visitá-lo para ouvi-lo falar sobre civilizações extraterrestres, sobre a existência de antigas raças humanas cujos indivíduos mediam três metros de altura, sobre o futuro do planeta em função de mudanças climáticas. Todos ouviam aquelas coisas com grande interesse embora não acreditassem nas histórias.

Os pais decidiram batizar o filho, cogitando que talvez fosse uma questão espiritual pois acreditavam que havia algo errado com Boris. Mas o fenômeno não cessou: Boriska começou a falar às pessoas sobre seus "pecados". Um dia, na rua, abordou um rapaz e admoestou-o por usar drogas; falava com certos homens para parar de bater em suas mulheres; prevenia pessoas sobre a iminência de problemas e doenças.

O menino sofre com o conhecimento prévio de desastres naturais ou sociais: durante a crise do Beslan, recusou-se a ir à escola enquanto durou o ataque. Quando perguntaram a ele o que sentia sobre o assunto respondeu que era como se algo queimasse dentro dele. "Eu sabia que o caso todo teria um final terrível" - disse Boriska.

Sobre o futuro do planeta, ele adverte que a Terra passará por duas situações muito perigosas nos anos de 2009 e 2013, com a ocorrência de catástrofes relacionadas à água.

Especialistas dos Instituto de Estudos do Magnetismo Terrestre e Ondas de Rádio da Academia Russa de Ciências (Institute of Earth Magnetism and Radio-waves of the Russian Academy of Sciences) fotografaram a aura de Boriska que mostrou-se forte, nítida de modo incomum. O professor Vladislav Lugovenko analisa: 'Ele apresenta um espectograma laranja, O que significa que é uma pessoa alegre, positivo, com um intelecto muito poderoso.
Existe uma teoria de que o cérebro humano possui dois tipos básicos de memória: a memória de trabalho (consciente, voluntária) e a memória remota. Uma das habilidades do cérebro é salvar informações sobre a experiência, sejam emoções ou pensamentos, em uma dimensão que transcende o indivíduo. Essas informações são capturadas por um singular campo informacional que faz parte do Universo. Poucas pessoas são capazes de acessar informações contidas nesse campo.'

Ainda segundo Lugovenko, é possível medir as faculdades extra-sensoriais das pessoas com o auxílio de equipamentos especiais e através de procedimentos muito simples. Cientistas de todo o mundo têm-se se empenhado na pesquisa desses fenômenos a fim de revelar o mistério destas crianças extraordinárias, como o garoto Boris. Um dado interessante é que nos últimos 20 anos, bebês dotados de habilidades incomuns têm nascido em todos os continentes.

Os especialistas chamam estas crianças de "indigo children" ou"crianças azuis", possivelmente uma referência ao avatar indiano Khrisna que, segundo a lenda, era azul. Boriska é uma dessas crianças.
Aparentemente, as "crianças azuis" tem a missão especial de promover mudanças em nosso planeta. Muitas delas têm as espirais do DNA notavelmente perfeitas o que lhes confere uma inacreditável resistência do sistema imunológico capaz de neutralizar a ação do vírus da AIDS. Eu tenho encontrado crianças assim na China, Índia, Vietnam entre outros lugares e estou certo de esta geração mudará o futuro da nossa civilização.

Enquanto as agências espaciais tentam encontrar sinais de vida no planeta Marte, Boriska, aos nove anos, relata aos seus parentes e amigos tudo o que sabe sobre a civilização marciana, informações que ele recorda de uma vida passada. Um jornalista russo entrevistou recentemente o menino sobre sua experiência como habitante de Marte:

ENTREVISTADOR - Boriska, você realmente viveu em Marte como dizem as pessoas da vizinhança?
BORISKA - Sim, eu vivi, é verdade. Eu tinha 14 ou 15 anos. Os marcianos faziam guerra todo o tempo e eu tinha de participar daquilo. Eu podia viajar no tempo e no espaço, podia voar em naves espaciais e também pude observar a vida no planeta Terra. As naves marcianas são muito complexas e podem se deslocar pelo Universo.

ENTREVISTADOR - Existe vida em Marte atualmente?
BORISKA - Sim, existe, mas o planeta perdeu sua atmosfera há muitos anos atrás como resultado de uma catástrofe global. O povo marciano ainda vive em cidade nos subterrâneos. Eles respiram gás carbônico.

ENTREVISTADOR - Qual é a aparência dos marcianos?
BORISKA - Eles são muito altos, uma altura média de sete metros. Eles possuem capacidades inacreditáveis. Boriska fala de Marte mas também tem lembranças de suas observações sobre Terra naquela existência passada: ele foi testemunha da destruição da lendária civilização da Lemúria, "a maior catástrofe que já aconteceu neste planeta. Um continente gigante foi engolido por terríveis tempestades oceânicas. Eu tinha um amigo lemuriano que morreu na minha frente esmagado por uma rocha. Não pude fazer nada. Nós estamos destinados a nos reencontrar em algum momento desta vida." Sobre o Egito, Boriska diz que existe um conhecimento precioso oculto sob uma
pirâmide que ainda não foi descoberta: 'A vida vai mudar quando a
Esfinge for aberta. A Esfinge tem um mecanismo que aciona uma abertura secreta. O mecanismo está atrás da orelha.'

Quanto ao aumento de nascimentos de crianças especialmente
dotadas, o garoto informa que isto é decorrência do fato de que "chegou a época" propícia para que elas venham à Terra porque o "renascimento do planeta se aproxima... Eles estão nascendo e estarão preparados para ajudar as pessoas... Amar seus inimigos, essa é a Lei.
Você sabe porque o lemurianos pereceram? Porque eles não investiram no desenvolvimento espiritual e mergulharam nas práticas da Magia desconsiderando esta Lei.
O amor é a verdadeira mágica!". Boris encerrou a entrevista dizendo:
Kailis, e o entrevistador perguntou:

ENTREVISTADOR - O que você disse?
BORISKA - Eu disse Olá. Essa é a língua do meu planeta.

Como diz o ditado: "A Mais Coisas entre o céu e a terra do que julga nossa vã filosofia"

Fonte: Jornal de PRAVDA, Rússia

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Amazônia - Soberania Nacional

Várias Potências Mundiais cobiçam a Amazônia e fazem assim planos para a internacionalização da mesma. Com a desculpa de preservar o meio ambiente e as culturas indigenas da amazônia eles querem ocupar nosso território. Isso é um problema de Soberania Nacional já que a Amazônia brasileira equivale a 58% do território nacional e representa 67% das florestas tropicais do mundo. Somos a maior nação tropical do planeta, e no futuro poderemos ser a maior potência mundial, devido as quantidades de energia renovável hidrica e florestal, sem contar com as imensas possibilidades energéticas vindas da radiação solar e as reservas minerais, ouro, bauxita e manganês. Não podemos aceitar que países como, Estados Unidos, Inglaterra e França sejam gestores da Amazônia e monopolizem nossas principais riquezas. A tempos atrás o ex-presidente François Mitterrand prôpos declarar a Amazônia uma zona de interesse mundial e conferir ao Brasil "Soberania Restrita" sobre a região, a idéia teve apoio do presidente George Bush. Cabe ao Brasil, elaborar um plano de desenvolvimento sustentável para a Amazônia e fortalecer nossas Forças Armadas. A Amazônia não pode mais viver de "ciclos econômicos", borracha, extrativismo florestal, ciclo da zona franca. As atividades econômicas devem privilegiar: o extrativismo, o ecoturismo, a agroindústria e a pesca. Para que no futuro os frutos sejam distribuidos à população. A exploração mineral tem que ser monopólio estatal da união, a exemplo da Petrobrás. Não fica claro porém, que um projeto de lei, vindo de um governo que sempre se manifestou contra as privatizações ocorridas no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, fale em criar o extrativismo privado com o propósito de entregar às empresas privadas no regime de concessões a exploração. Medidas que atendem aos interesses das empresas supra-nacionais e dos paíse desenvolvidos e enfraquece nossa soberania. No dia 21 de Fevereiro de 2005 o governo enviou ao Congresso Nacional, em Regime de Urgência Constitucional um Projeto de Lei de Gestão de Florestas Públicas, o Projeto de Lei recebeu o nº4776/2005. Esse Projeto de Lei trata entre outro assuntos,do Programa Nacional de Florestas que tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável das florestas brasileiras por empresas privadas também de capital estrangeiro, seus recursos serão provinientes do Tesouro Nacional e de recursos de cooperação técnica e financeira externa recebida da Organização Internacional de Madeiras Tropicais (OIMT), do Programa Piloto para proteção das florestas tropicais (PPG7), do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF)e dos governos do Japão, Inglaterra e Holanda. O prazo de concessão será de 5 a 60 anos. Esse projeto é uma tentativa de lotear a Amazônia e entregar o ouro na mão do bandido. A Comissão Permanente do Direito Ambiental do Instituto dos Advogados Brasileiros, emitiu o seguinte parecer: “Ementa – Projeto de Lei que propôs a criação de órgão para gestão dos recursos florestais públicos mediante cessão de uso e direitos de exploração comercial a terceiros por meio de licitação. Projeto flagrantemente inconstitucional por pretender a transferência de função exclusiva do Congresso Nacional e do Conselho de Defesa Nacional a órgão do Poder Executivo atípico, que seria dotado de absoluta autonomia administrativa e financeira e que não se sujeitaria a qualquer controle da sociedade. Riscos evidentes à soberania brasileira em zonas isoladas do território nacional, onde o ingresso de órgãos fiscalizadores dependeria de autorização prévia do órgão cuja criação se propõe. Criação de fundo público com recursos orçamentários e receitas resultantes da exploração do patrimônio público, cuja gestão com absoluta autonomia ficaria a cargo do novo órgão do Poder Executivo sem qualquer controle do Congresso Nacional ou da sociedade civil. Afronta aos princípios democráticos e participativos do SISNAMA. Projeto que deve ser rejeitado por afrontar aos Incisos XVII do Artigo 49 e III do Artigo 91 da Constituição Federal, além de afrontar a ordem democrática, desrespeitar direitos já reconhecidos pelo Estado quanto a ocupação de terras pelas comunidades que residem em florestas públicas, e contrariar os princípios administrativos vinculados à gestão transparente da coisa pública. Esse projeto atende aos interesses das grandes Potências Mundiais, interessada em se apropriar das nossas riquezas e manter suas soberanias mundiais. Cabe ao povo brasileiro, sociedades organizadas, se manifestar e difundir essas idéias tortas dos nossos governantes. No futuro esse interesse poderá ser motivos de guerra, assim como ocorre hoje no Oriente médio. Desse temor nasce a Urgência Constitucional e a preocupação com nossa soberania. Que país é esse que deixaremos aos nossos filhos e netos? Todos nós temos o dever e a obrigação de lutar por aquilo que achamos justo.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Pablo Picasso, Plágio ou Genialidade?

Pablo Picasso, Plágio ou genialidade, o que você acha?
As grandes influências de Picasso. Uma exposição inaugurada nesta quarta-feira em Paris (Grand Palais) - "Picasso e os Mestres", explora a influência que grandes mestres como: Ticiano, Rembrandt, Goya Manet, Delacroix, Renoir, Velasquez, Titian e Van gogh, tiveram na obra de Picasso. A exposição mostra as obras de picassos ao lado daquelas que teriam sido suas obras inspiradoras, reeleituras das obras de grandes mestres.

Exposição "Picasso e os Mestres"















O que você acha, plágio ou genialidade?

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Kurt Wenner - O Gênio da Modernidade

O artista Kurt Wenner é um grande gênio da modernidade. Kurt Wenner nasceu em Ann Arbor - Michigan, hoje, mundialmente conhecido pelas suas pinturas de rua, street art e paineis. Sua técnica de pintura é a anamorphosis (projeção em perspectiva) onde usa giz, dando uma dimensão 3D as suas pinturas, tornando-as muito realistas e integradas com o ambiente onde essas pinturas passam a fazer parte, surpreendendo assim, a todos que passam e tem o privilégio de ver de perto essas obras de arte.
Começou como artista gráfico aos dezesseis anos. Trabalhou para a NASA como ilustrador de projetos espaciais e paisagens extra-terrestres. Seu trabalho é requisitado por empresas públicas e privadas e também por personalidades importantes, que o contrata para realizar projetos de arte.
Kurt Wenner é também arquiteto. A quantidade de trabalhos e projetos realizados são imensas, mas vou colocar aqui alguns desses trabalhos que trouxe do seu site. Mas não deixe de visitar o site e conhecer todas as obras desse gênio que não deixa nada a desejar aos grandes mestres da pintura clássica.












Outro tipo de trabalho que Kurt Wenner desenvolve, chamada Fine Art














Fonte: Site Kurt Wenner
Conheça o Site de Kurt Wenner Artist / Architect, clique aqui

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Diego Velázquez - Arte e Perfeição

Diego Velázquez, nasceu em Sevilha no dia 6 de junho de 1599, nome completo, Diego Rodríguez de Silva y Velázquez. Diego Velázquez foi um pintor espanhol considerado pela maioria dos críticos de arte como técnicamente perfeito.
Foi o artista plástico preferido da corte do Rei Filipe IV de Espanha, tanto que Filipe IV lhe concedeu o privilégio de ser o comprador oficial de obras de artes, foi quando viajou para a Itália e conheceu de perto nomes como, Tintoretto e Paolo Veronese. Era um pintor de retratos, que utilizava a técnica do Tenebrismo, criada pelo artista Caravaggio. Velázquez, retratava com riqueza de detalhes seus modelos, sempre de maneira respeitosa, ressaltava em sua pintura a individualidade de cada modelo.

Obras de Velázquez

As Meninas
Vênus ao Espelho
Retrato do Papa Inocêncio X
Retrato de Filipe IV
Infanta Margarida Da Áustria
Juan Martínez Montañéz
Cristo na casa de Marta E Maria
A Forja De Vulcano
O Príncipe Baltazar Carlos com seu anão
A rendição de Breda
Isabel de Bourbon
A Coroação da Virgem
Os Bebedores, também conhecida como os 'Borrachos' ou 'O triunfo de Baco'
As Fiandeiras
Dona Maria da Austria
O Bobo da Corte Sebastián Morra
Santa Rufina

Imagens das Obras de Velázquez



































Fotos e Fontes
WebMuseumVelázquez
Wikipédia
The National Gallery