quarta-feira, 3 de setembro de 2008

A Máquina do Fim do Mundo LHC - Fotos e Entrevista

A Máquina do "fim do mundo" LHC (Large Hadron Collider), é o nome dado ao acelerador de partículas construído pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares CERN, localizado entre a divisa da Suíça com a França. Veja as fotos da "Máquina do fim do mundo" (LHC) e leia a entrevista feita com um físico brasileiro, que esclarece algumas dúvidas.



Científicamente ele é conhecido pela sigla LHC (Large Handron Collider) que significa colisor de Hádrons. É a maior máquina já construída no planeta, tem um perímetro de aproximadamente 27 km de extensão, um complexo subterrâneo composto por quatro colisores: LHC, ALICE, ATLAS,CHS.
Muitos cientístas prestam serviços a CERN, inclusíve o brasileiro Ignácio Bediaga, também coordenador do laboratório de Física experimental de altas energias do Centro Brasileiro de Pesquisas Fisícas CBPF.
Esse projeto foi duramente criticado por muitos pesquisadores que alegam que esses experimentos poderiam criar buracos negros que resultaria na extinção do planeta.
Foram esses opositores que deram o nome de Máquina do "Fim do mundo" ao LHC.
O repórter do terra magazine, Diego Salmen, entrevistou o físico brasileiro Ignácio Bediaga, que defende e explica o que é? e qual o propósito da Máquina do "Fim do Mundo".
Todas as 24 fotos aqui apresentadas foram retiradas do The Boston Globe ,The Big Picture (News stories in photographs) - By Alan Taylor

A Máquina do "Fim do mundo" LHC - Fotos e Entrevista

Clique na foto e veja a imagem ampliada.



Terra Magazine - Como um leigo pode entender o funcionamento do LHC?



Ignácio Bediaga - Da seguinte maneira: você extrai prótons de átomos de hidrogênio e dá energia a eles. Dá energia, cada vez eles vão ficando mais energéticos, com mais velocidade, até quase o limite da velocidade da luz. Aí você pega o acelerador, joga um bando de prótons numa direção e outro bando na direção contrária, fazendo com que eles colidam em algumas regiões desse acelerador. Essas colisões transformam a energia que elas adquiriram num processo de criação de partículas. É mais ou menos aquela história do Einstein de que E = mc². Transforma-se energia em massa, em partícula. É o processo contrário ao da bomba nuclear, onde pela fissão se transforma massa em energia.




Qual o resultado prático disso?



- A princípio são partículas muito efêmeras, vivem milionésimos de segundo. Mas esse processo de criação, na verdade, está reproduzindo aquilo que deveria ter ocorrido no processo de criação do nosso Universo. A nossa idéia é ver como essas colisões geram partículas que são responsáveis tanto pelas forças da natureza atual como por processos com energias equivalentes no início do Universo.



O LHC está tentado reproduzir os efeitos do Big Bang?





-De certa maneira. O LHC tem milhares de interesses, vai abordar muitos problemas ao mesmo tempo. Um dos problemas é reproduzir o momento do Big Bang, com uma intensidade de matéria muito menor, é claro, mas com densidade de energia equivalente.



O que mais vai ser estudado, além da reprodução do Big Bang?



- Eu divido em duas partes. Uma parte é aquilo que de certa maneira a gente espera, e já sabe quais os problemas que devemos atacar; e a outra parte, é o que a gente não espera, porque muda a escala de energia, e aí provavelmente teremos grandes surpresas. Das coisas que a gente espera, há processos muito objetivos em que a gente quer intervir. Uma: em todos os processos de criação que nós conhecemos a quantidade de matéria e de antimatéria é igual. No início do Universo ambos foram produzidos na mesma quantidade, mas hoje em dia, graças a Deus, a antimatéria desapareceu e cá estamos aqui vivos. O que nós queremos entender é como houve em algum momento a predominância da matéria em relação à antimatéria. Outro ponto é a descoberta do Higgs.


Que seria?



- O Higgs é uma partícula que tem a seguinte característica: ela faz com que uma partícula sem massa ganhe massa. Ela tem o papel de ser geradora de massa. E essa partícula é fundamental para entender o Modelo Padrão (NR: teoria que descreve todas as forças que constituem a matéria). Se ela não for descoberta, vai acabar criando um problema grande para entender como funciona a unificação do eletromagnetismo e da força fraca, responsável pela desintegração. Essas duas forças são completamente diferentes, e a unificação só pode existir se existir a partícula de Higgs. Se ele não for observado, vai ter um grande problema. Vai ser uma quebra de paradigma, com certeza.



Dois pesquisadores entraram na justiça norte-americana contra os experimentos no LHC, alegando que os testes poderiam criar mini-buracos negros que resultariam no fim do mundo. O que existe de plausível nisso?



-De plausível não existe absolutamente nada. Por dois motivos: primeiro porque essa teoria de produção do buraco-negro é uma especulação. Há uma possibilidade, mas não quer dizer que vá ocorrer. Mas todo buraco-negro, e isso eles deveriam saber, tem uma evaporação. Se for criado, será tão pequeno que irá evaporar muito antes de conseguir pegar alguém do lado dele. Ele rapidamente se evaporaria e desapareceria. Tem outro argumento: a Terra é bombardeada diariamente por partículas muito mais energéticas que essas do LHC. É uma grande bobagem.



O mundo não vai acabar?



- De jeito nenhum. Eu posso garantir. Pelo menos não vai ser desse jeito (risos).


Como é o dia-a-dia no LHC?>







-Eu gosto de dizer que ali é uma Babel ao contrário. O LHC ele tem uma estrutura muito impressionante. Você tem 20 países que são os donos, e outros 50 em torno dele que também participam. Lá você conversa com gente de todas as nacionalidades. Imagina um lugar onde brasileiros, italianos, chineses, franceses, brasileiros, todos trabalham fazendo a mesma coisa. É uma tentativa de voltar a falar uma única língua. E com idéias de cooperação. Os conhecimentos são todos abertos, todos discutidos. É uma sociologia complicada, mas é muito estimulante.



Daqui a 30 anos, haverá quais serão os frutos observáveis das pesquisas no LHC?



- O resultado prático não é minha preocupação, mas que ele existe, existe - até por isso os países financiam as pesquisas. Tem um resultado prático que é muito bom: conhecer a natureza. Isso é fundamental, diferencia a gente dos outros animais. Além disso, todo o esforço desses milhares de cientistas visa aperfeiçoar o desenvolvimento tecnológico. No fundo, vai se acabar produzindo coisas novas que vão repercutir em toda a sociedade. O exemplo mais típico disso, que também foi produzido no CERN, é o protocolo de internet "www".

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Semana da Pátria - Independência do Brasil

1º de setembro, dia que começam as comemorações da Semana da Pátria que tem seu apogeu no dia 7 de setembro, data que comemoramos a Independência do Brasil.
É uma ocasião propícia para se falar sobre Cidadania. Como podemos exercer nossa cidadania?
Conhecendo nossos direitos e deveres, participando da vida política do nosso país, respeitando as pessoas e suas distintas culturas, cuidando do meio ambiente, abandonando preconceitos e fundamentalismos... Todas essas atitudes fazem com que nos tornemos cidadãos de verdade, pessoas merecedoras de respeito, afinal "Pátria é vida com dignidade".
Estamos próximos de um momento muito importante na vida política do país, as eleições municipais, por isso nunca é demais lembrar da importância do seu voto consciente.
Eleger pessoas dignas, com certeza trará um futuro melhor para nossa nação, hoje palco de tantas injustiças e desrespeitos.


Veja agora como começou a história da nossa "Independência":

Denomina-se Independência do Brasil ao processo que culminou com a emancipação política do nosso país do reino de Portugal, no início do século XIX.
Oficialmente, a data adotada é 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado Grito do Ipiranga. Segundo a história oficial, às margens do riacho Ipiranga, hoje de São Paulo, o Príncipe Regente D. Pedro, bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte!.



A moderna historiografia em História do Brasil, afirma que o início do processo de independência se deu com à chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808, quando a Corte Portuguesa transferiu-se para o Brasil, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte. O regente Dom João VI abriu os portos do país, permitiu o funcionamento de fábricas e fundou o Banco do Brasil. O país tornou-se, em 1815, Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Em 1818, Dom João VI foi coroado rei.
Três anos depois voltou para Portugal, deixando seu filho mais velho, Dom Pedro, como regente do país.

A Independência do Brasil marca o fim do domínio português sobre o Brasil: a conquista da nossa autonomia.
D. Pedro, o então principe regente, recebeu uma carta da Corte de Lisboa exigindo sua volta para Portugal. Por muito tempo os portugueses insistiam pois queriam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impediria essa façanha.
Dom Pedro não concordava com a atitude de Portugal e assim que recebeu a carta respondeu: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico". Esse pronunciamento ficou caracterizado como o Dia do Fico e foi realizado em 9 de janeiro de 1822.
Depois do dia do Fico, D. Pedro começou a tomar providências para que a Independência de fato acontecesse.
D. Pedro Convocou Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino e determinou que nenhuma Lei de Portugal seria colocada em vigor no Brasil. Além do mais, o povo também lutava por Independência.
Após várias medidas, D. Pedro viaja para Minas e São Paulo, acalmando a sociedade que estava preocupada com os novos acontecimentos que poderiam causar alguma instabilidade social. Durante esta viagem, recebe nova carta que anula a Assembléia e exige volta imediata do príncipe.
Ao receber essas notícias, D. Pedro estava indo para são Paulo e estava próximo as margens do Ipiranga. Após ler as notícias, levantou a espada e gritou: Independência ou Morte!. Esta data, 7 de setembro de 1822, ficou marcada como a Independência do Brasil.
No mês de dezembro do mesmo ano, D. Pedro foi declarado Imperador do Brasil livre.
Portugal, para reconhecer o Brasil como país independente e não mais como sua ex-colônia, exigiu um pagamento de 2 milhões de libras. Como o Brasil não tinha este dinheiro, D. Pedro decide pedir um empréstimo para a Inglaterra.
Os primeiros países que reconheceram o Brasil como um país independente foram os Estados Unidos e o México.
Apesar de tanta luta e movimentação, a Independência do Brasil não trouxe grandes mudanças sociais. O povo mais pobre continuou pobre e nem sequer entendeu o que significava estar livre de Portugal. A escravidão se manteve, os grandes fazendeiros continuaram com suas terras e cada vez mais ricos. Enfim, a libertação foi somente no papel.

domingo, 31 de agosto de 2008

Blog Day - Celebrate!

Dia Internacional do Blog (BlogDay) - 31 de agosto! Dia escolhido para os blogueiros indicarem cinco blogs que acham interessantes. Uma excelente iniciativa para divulgar grandes escritores e pensadores da blogosfera.
O blog Leões e Cordeiros, recebeu uma indicação do blog Mundo Insano, da editora Daniela.
Aproveito a ocasião para felicitar a todos os amigos blogueiro, que se dedicam com carinho a essa árdua e deliciosa atividade de blogar.
Minha indicações são:




Magrelus Blog - do amigo e parceiro Glauber, nele você encontra sempre os melhores downloads:


Blog Palavras cruzadas com arte, do Amigo e parceiro Paulo Fleixinho.
Cultura e Arte, vale a pena conferir!

Blog Cultura Nordestina, Do parceiro e amigo Paulo França.
Escritor, amante da cultura popular nordestina e autor do livro "Para rir até chorar com a cultura popular”.

Blog Toques de Prazer, da amiga Monika Baumann.
Um blog que fala com naturalidade e requinte sobre sensualidade e prazer.

Reflexões e Satiras, blog da eliude, que mora na Itália e faz um trabalho brilhante e distinto.

Felicidades a todos e muito sucesso!

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Índios e Ongs na Amazônia - A Cobiça Internacional


Quando eu tomei gosto pela blogagem, meu primeiro assunto publicado foi sobre a Amazônia.
Minha formação universitária é incompleta, estudei economia até o terceiro ano. Mas a Amazônia sempre foi um assunto que me interessou muito, além de ser uma preocupação, pois brasileiro que se preza tem que gostar e zelar por nosso país, por nossas riquezas naturais.
Meu primeiro post foi 'Urgência Constitucional e Soberania Nacional'.
Esse texto nada mais é do que uma resenha do que eu havia lido em um estudo feito pela Maçonaria, onde eles chamavam a atenção do nosso governo para o risco eminente de perdermos a soberania para as potências mundiais que andam cobiçando nossas riquezas naturais e manipulando os índigenas em nossas fronteiras.
Várias potências mundiais como Estados Unidos, França, Inglaterra, prôpos serem gestores da Amazônia, declarando esse território como zona de interesse mundial e conferir ao Brasil soberania restrita sobre a região amazônica.
Idéia essa, muito bem rebatida pelo ex-ministro da educação e ex-governador do distrito federal Cristovam Buarque, Essa calou o debate, onde ao ser questionado por um jovem estudante estadunidense, em uma palesta nos Estados Unidos sobre o que ele achava da internacionalização da Amazônia, Cristovam Buarque dá um show que cala a todos do auditório.
A maçonaria também chamava a atenção para o projeto de lei que o Ilmo Sr. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enviou para o congresso, em regime de urgência constitucional em 2005, projeto de lei esse que recebeu o nº 4776/2005, Chamado Projeto de lei de gestão de florestas públicas.
Esse projeto trata entre outros assuntos, do programa nacional de florestas que tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável das florestas brasileiras por empresas privadas também de capital estrangeiro, na tentativa de lotear a Amazônia.
Esse projeto foi duramente contestado pela comissão permanente do Direito Ambiental do Instituto dos Advogados Brasileiros, que emitiu um parecer dizendo que esse projeto é uma afronta aos princípios democráticos e participativos do SISNAMA, projeto que deveria ser rejeitado por afrontar os incisos XVII do artigo 49 e III do artigo 91 da Constituição Federal, além de afrontar a ordem democrática.
Lendo o parecer, fica claro que esse projeto só atende aos interesses das potências que cobiçam nosso território.
Passados alguns meses eu recebi um e-mail de um amigo me falando a respeito de uma matéria publicada pelo jornalista Helio Fernandes da tribuna da Imprensa online, que tinha a seguinte chamada: Presidente Sarney, Collor, Itamar, FHC e Lula precisam se unir, contra a criação de 216 países dentro da Amazônia.
Fui verificar a veracidade da informação no jornal da tribuna, chegando lá encontrei realmente a matéria que dizia que, segundo denúncia do repórter Carlos Newton existia um documento na ONU chamado Declaração dos Povos Indígenas, assinado pelos Diplomatas do Itamarati e sem o conssentimento do Chanceller, que pretende desmembrar a Amazônia em 216 novos países totalmente desligados do Brasil e independente.
É claro que diante de uma denúncia tão grave eu comecei a colher mais informações, e ficava também pensando: Porque a grande imprensa não veícula essa notícia?
Continuei pesquisando na internet para ver se achava mais informações, até que encontrei a seguinte matéria assinada por Carlos Newton:

"O movimento pela internacionalização da Amazônia, que já conta com apoio ostensivo dos países desenvolvidos e da Organização das Nações Unidas (ONU), preocupa não somente as Forças Armadas brasileiras, mas também importantes instituições da sociedade civil, como a Maçonaria, que acaba de concluir um minucioso estudo sobre a questão".

Presidido pelo advogado Celso Serra, integrante da histórica Loja Dous de Dezembro, o grupo de trabalho criado pela Maçonaria denuncia os erros cometidos pelo governo brasileiro na votação da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas, aprovada pela ONU em setembro de 2006 e que abre caminho à possibilidade de perda da soberania nacional sobre a extensa região.

Além disso, o documento maçônico demonstra que a situação está sendo agravada também por omissão do Congresso, que se prepara para ratificar o acordo internacional da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas, sem fazer as necessárias ressalvas.

O estudo denuncia que a Emenda 45/2004, aprovada pelo Congresso e já incorporada à Constituição, determina que "os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais".

Até então, com jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, era entendimento pacífico que os tratados internacionais - mesmo aqueles que tratam de matéria relativa a direitos humanos - eram incorporados ao Direito brasileiro com status apenas de lei ordinária, mas a Emenda 45/2004 transformou esses acordos em normas constitucionais.

Assim, para que a Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas seja incorporada à Constituição, basta que se obedeçam os limites formais estabelecidos para a edição das emendas constitucionais, quais sejam, deliberação em cada casa do Congresso, em dois turnos de votação, com aprovação de três quintos dos votos dos congressistas.
Será uma norma constitucional e o Supremo Tribunal Federal - por mais patriotas que sejam seus membros - não poderá ser contra. Mandará cumpri-la, pois o ponto de arrimo jurídico estará criado", adverte o presidente do grupo de trabalho criado pela Loja Maçônica Dous de Dezembro, ressalvando que esse erro não foi cometido pelos representantes dos Estados Unidos, do Canadá, da Nova Zelândia e da Austrália na ONU, pois votaram contra a Declaração dos Povos Indígenas.
A seu ver, é preciso que se diga, escreva e alerte que a posição assumida pelo governo brasileiro na ONU, se confirmada pelo Congresso, a quem caberá a palavra final, poderá ser entendida e encarada como norma constitucional, a ser cumprida inexoravelmente, em prejuízo dos próprios brasileiros.

"Diante dessa situação, é necessário dar todo o apoio às Forças Armadas brasileiras, garantindo-lhes o direito pleno e irrestrito de mobilização por todo o território nacional, inclusive com reforço de verbas para preparação de pessoal, manutenção, reequipamento e aquisição de artefatos modernos, pois jamais conseguiremos defender e preservar a Amazônia brasileira, mantendo a soberania sobre ela, com equipamentos obsoletos e sucateados e sem contingente adestrado", assinala Celso Serra.

Por fim, a Maçonaria recomenda que seja dada nova redação ao Artigo 231 da Constituição, porque, segundo alerta o jurista Ives Gandra Martins, da forma como está redigido, por esse dispositivo constitucional, graças a uma visão errônea dos constituintes de 1988, os povos indígenas representam nações diferentes da brasileira, cabendo à União, tão somente, o ônus decorrente do papel de protetora deles e dos bens que não pertencem ao Brasil."

Tendo todos esses dados na mão, não é preciso entender muito de lei para perceber que existe realmente riscos de perdermos nossa soberania. Não se trata de paranóia da teoria da conspiração como muitos pensam.
Acesse o link , leiam a lei a Emenda 45/2004, inciso do paragrafo 3 e tire sua conclusão.

Por um tempo eu deixei esse assunto adormecido, pois percebí que as pesssoas rejeitavam esses fatos, a maioria das pessoas que liam sobre o assunto diziam que não existia essa possibilidade, e que a Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas é a possibilidade de reparar os erros que foram cometidos e amparar esse povo.
Acho que todos nós, brancos, pretos, pardos, indíos... somos todos brasileiros e devemos obedecer a mesma constituição. Não vejo porque de países estrangeiros ficarem ditando normas e leis dentro de nosso território. Existem muitas injustiças no país para serem corrigidas, mas isso é um problema para ser resolvido dentro do nosso território e sem a tutela internacional.

Abaixo deixo Alguns post que abordam esse assunto, todos assinados pelo Arthurius, editor do Blog Visão Panorâmica. Vale apena conhecer.

GENERAIS, ÍNDIOS E A BURRICE.

CONSPIRAÇÕES, AFRONTAS E O DESRESPEITO.

FANTASIAS, VERDADES E O PERIGO PSEUDOINDIGENISTA.

POLÍTICAS, EQUÍVOCOS E A BURRICE TELEGUIADA.

ÍNDIOS, MÁFIAS E A INOCÊNCIA ESTÚPIDA.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Cirque du Soleil - A inovação do circo


Cirque du Soleil, é uma companhia circense fundada em 1984, com base em Montréal, Quebec, Canadá. Significa "Circo do Sol", em Francês.
Seu fundador chama-se Guy Laliberté.
Cirque du Soleil, é o circo mais premiado do mundo, que proporciona por onde passa, um espetáculo estonteante. Cada espetáculo é um show de enredo, cenário e vestuário e perfomance. As apresentações são sempre acompanhadas por música ao vivo, suas trilhas sonoras são sempre um destaque nas apresentações que são influenciadas por ritmos musicais atuais.
Possui cerca de 3800 funcionários e uma oficina de arte onde seus futuros artistas são treinados.
Os espetáculos são criados a partir de um tema central, uma história, que é materializada ganhando vida através dos elementos que compõe as cenas, tais como: músicas, figurinos, performances, malabarismos, palhaços ,trapezistas, contorcionistas, apresentação com fogo...
A língua falada durante o espetáculo é o Cirquish, um dialeto imaginário criado pela companhia.
O elenco é formado por artistas de várias nacionalidades e os números sofrem influências do teatro mambembe, da ópera, balé e do rock.
Cirque du Soleil, é a inovação do circo, orgulho do seu país. A trupe do Cirque é hoje membro da Calçada da Fama no Canadá.
Mas esse circo só alcançou a fama e prestígio depois que o governo do Canadá financiou o projeto, pois a primeira vez que foi montado ele faliu.
Exemplo esse, que deveria ser seguido pelo Brasil, pois o circo brasileiro encontra-se hoje em profunda crise devido a falta de incentivos e a modernidade tecnologica que afastam os jovens dessa arte.
O custo de manutenção é muito alto, somente a ajuda do governo e da iniciativa privada, fará com que essa arte não desapareça da nossa cultura.
Fica o alerta aos nossos políticos.

Algumas belas imagens do Cirque du Soleil







Produções Itinerantes do Cirque du Soleil:

Saltimbancos - Teve sua última apresentação no Brasil no ano de 2006.
Alegria - 1994
Quidam - 1996
Dralion - 1999
Varekai - 2002
Corteo - 2005
Delirium - Sua última apresentação foi em abril de 2008, Londres
Kooza - 2007

Produções Fixas

La Nouba - Walt Disney
Mystére - Las Vegas
Zumanity - Las Vegas
Ka - Las Vegas
Wintuk - Nova York (no inverno)
Zed - Tokyo Disney Resort, Japão (teve uma apresntação em agosto de 2008 e terá a estréia oficial no dia 1º de outubro de 2008)
Zaia - Macau (teve uma apresentação dia 16 de julho e haverá a estréia oficial dia 28 de agosto de 2008)
Criss Angel Believe - Las Vegas (primeira apresentação dia 1 de setembro 2008, e estréia oficial dia 12 de setembro de 2008)

Visite o site oficial do Cirque du Soleil. Existem duas opções: Inglês e Francês.
Você pode fazer sua subscrição tornando-se membro do Cirque Club e desfrutar de boas informações: Apresentações, compra de ingressos e vídeos.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Brasil - Por onde anda a Justiça?


Trago aos amigos e leitores a triste história de Flavia, hoje com 20 anos, mas que vive em coma desde de seus 10 anos de idade.
Essa é uma história trágica que possivelmente poderia ter sido evitada se a justiça em nosso país zelasse efetivamente por todos os cidadãos fazendo cumprir os direitos e deveres que rezam em nossa constituição.
Flavia, uma menina de 10 anos, moradora de um condomínio residencial em São Paulo, estava brincando na piscina do prédio quando foi sulgada pelos cabelos pelo ralo de sucção.
Como sequela desse acidente, flavia vive hoje em coma, não anda, não fala. O quadro clínico de Flávia é irreversível, motivo de muita dor para a família e amigos.
Hoje com 20 anos, Flavia precisa de todo um aparato que torne mais digna a sua vida, mas os custos para sua sobrevivência são altos.
Sua mãe luta com o corpo e a alma todos os dias para que a justiça seja feita.
"A firma Jacuzzi do Brasil (fabricante do ralo), Condomínio Jardim da Juriti (Av.Juriti,541 - Moema - São Paulo) e AGF BRASIL SEGUROS (Seguradora do Condomínio), pague a devida indenização. Pois segundo os laudos feitos por peritos ficou constatado que a empresa
citada, Substituiu - sem orientação técnica - o equipamento de sucção da piscina.
O motor de potência de 0,50 cavalos foi substituído por outro de 1,50 cavalos com potência superior em 78% o que deixou o equipamento superdimensionado e fora dos padrões de segurança, conforme perícia técnica anexada aos autos do processo de Flavia.
Há quase dez anos, foi dada entrada na Justiça Paulista no processo de indenização por perdas e danos morais pelo acidente causado à Flavia. Há quase dez anos a mãe de Flavia luta na justiça pela condenação dos culpados. Até hoje os réus seguem impunes, e Flavia, já com 20 anos, segue vivendo sem a proteção que deveria - de imediato - lhe ter sido dada pela justiça que de tão lenta se torna uma justiça injusta.
Durante todos esses anos de batalha judicial, o processo de Flavia teve dois julgamentos. Em ambos foram concedidas indenizações de valores irrizórios, ínfimos, podendo mesmo serem considerados aviltantes, tendo em vista as gravíssimas sequelas que este acidente - causado por
negligência de terceiros - deixou em Flavia. Em novo e último recurso foi solicitado à justiça, - agora em Brasília - indenização de valor adequado à gravidade deste acidente, para que Flavia possa ser cuidada - pelo resto de sua vida - com os recursos de que necessita para ter uma sobrevida digna. Há mais de um ano, o processo de Flavia teve autorização da justiça paulista para ser julgado em Brasília, em última instância. Há mais de três meses, essa decisão saiu publicada no Diário Oficial de São Paulo.
Somente dia 14 de Julho de 2008, o processo de Flavia saiu do Tribunal de Justiça de São Paulo rumo ao Superior Tribunal de Justiça em Brasília. E lá, ninguém sabe por quantos anos ainda permanecerá."

O que vemos hoje no Brasil é uma total falta de respeito por parte do poder judiciário, onde os processos se arrastam e muitas vezes a impunidade fica a mercê do poder econômico.
Não é blasfêmia, basta olhar nossos noticiários todos os dias, é um festival de arbitrariedade:
são juízes envolvidos em corrupção, políticos provadamente corruptos que se beneficiam de leis que os protegem, as chamadas imunidades parlamentares, e por aí vai.
A sociedade, digo principalmente a "Classe Média", porque essa deveria ter mais responsabilidade, no entanto se cala e se omite. Mas isso enquanto um raio não atinja sua cabeça, pois aí,vão para as ruas, fazem passeatas pela paz, criam ongs, protestos mil!
Mas na hora de eleger um representante do povo, põe no poder pessoas sem um mínimo de preparo para o cargo, além de elegerem pessoas sabidamente corruptas e com um passado pouco lícito.
Isso acontece porque?
São vários os motivos: Votam em troca de um cargo melhor, votam em troca de beneficios pessoais, vota em seu parente mesmo sabendo que ele não vale nada, mas ser parente de um político, confere status, né!
A verdade é que se queremos um país melhor, se queremos ser cidadãos respeitados temos que mudar nossas atitudes diante da vida.
Falta a nação conceitos de ética e de respeito ao próximo, valores morais.
O STF, a poucos dias rejeitou a esperança que tinhamos de começar a moralizar a vida pública do país, pois permitiu contrariando nossos anseios, que candidatos com fichas sujas possam se candidatar. Foi um balde de água fria na cabeça dos brasileiros.
Mas não devemos desistir!
Abrace toda boa causa que você ver pela frente, junte-se sempre ao lado daquilo que trás beneficios para a sociedade como um todo.
Devemos colocar de lado nosso egoísmo e pensar sempre no bem estar coletivo.
Por isso peço, que nessas eleições de seu voto consciente, preste atenção na vida daquele que você vai eleger para ser seu representante.
Seu voto é secreto e ninguém tem o direito de se apropriar dele sem a sua vontade ou permissão.
Não vote em candidato com ficha suja, nem tão pouco naquele sujeito que te oferece beneficios em troca de seu voto.
No final das contas é sobre a população que recairá os altos impostos de uma máquina administrativa deficitária devido ao mal uso do dinheiro público: menos escola, menos saúde, menos segurança, menos justiça.., e por fim menos dignidade!
Só mudaremos a atual situação país, quando mudarmos nossas atitudes

Pense nisso com carinho!

Abrace essa causa, Justiça para Flavia. Se você têm um blog entre na blogagem coletiva.
E se você é apenas um leitor, envie por email aos seus amigos aumentando essa corrente de solidariedade, e vamos exigir justiça.
Lembre-se que hoje, todos estamos na mira da impunidade e da arbitrariedade da nossa justiça, não sabemos o que o futuro nos reserva. Não espere a injustiça bater a sua porta, participe!
Leia:
Blogagem Coletiva, participe.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Mafalda a menina dos olhos do Quino

Mafalda é uma menina, personagem das histórias em quadrinhos (tirinhas) criadas (em 1964) pelo argentino Joaquim Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, um dos maiores cartunistas do mundo.
Mafalda questionava todos os problemas políticos que afligiam sua alma infantil e, ao mesmo tempo, refletia o conflito que as pessoas da época enfrentavam, sobretudo a progressiva mudança nos costumes e a já incipiente introdução da tecnologia no cotidiano.
Mafalda é um sucesso até hoje, apesar de sua publicação ter terminado no começo dos anos 70. Seus fãs pelo mundo ainda se utilizam da personagem para fazer alguma critica social.



Um dia Mafalda ouve no rádio:

"O Papa fez um apelo pela Paz"
E com sua ingenuidade infantil, Mafalda responde ao aparelho:
"E deu ocupado como sempre, não é?"

Mafalda foi muito bem definida como uma "heroína iracunda que rejeita o mundo assim como ele é... reivindicando o seu direito de continuar sendo uma menina que não quer se responsabilizar por um universo adulterado pelos seus pais.
Na Argentina, Mafalda virou nome de praça, o povo reverencia tanto Mafalda quanto o autor dessa personagem de personalidade tão marcante.
Quino, vive em Milão e seu trabalho é reconhecido no mundo todo.

Principais trabalhos do cartunista Quino:



















Veja mais em Quino publicações

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Políticos e Pinóquios - Se Mente Sinceramente?


A Implosão da Mentira

(Affonso Romano de Sant’ Anna)


Fragmento 1

Mentiram-me.Mentiram-me ontem
e hoje mentem novamente.Mentem
de corpo e alma, completamente.
E mentem de maneira tão pungente
que acho que mentem sinceramente.

Mentem, sobretudo, impune/mente.
Não mentem tristes.Alegremente
mentem. Mentem tão nacional/mente
que acham que mentindo história afora
vão enganar a morte eterna/mente.

Mentem.Mentem e calam. Mas suas frases
falam. E desfilam de tal modo nuas
que mesmo um cego pode ver
a verdade em trapos pelas ruas.

Sei que a verdade é difícil
e para alguns é cara e escura.
Mas não se chega à verdade
pela mentira, nem à democracia
pela ditadura.


Fragmento 2

Evidente/mente a crer
nos que me mentem
uma flor nasceu em Hiroshima
e em Auschwitz havia um circo
permanente.

Mentem. Mentem caricatural-
mente.
Mentem como a careca
mente ao pente,
mentem como a dentadura
mente ao dente,
mentem como a carroça
à besta em frente,
mentem como a doença
ao doente,
mentem clara/mente
como o espelho transparente.
Mentem deslavadamente,
como nenhuma lavadeira mente
ao ver a nódoa sobre o linho.Mentem
com a cara limpa e nas mãos
o sangue quente.Mentem
ardente/mente como um doente
em seus instantes de febre.Mentem
fabulosa/mente como o caçador que quer passar
gato por lebre.E nessa trilha de mentiras
a caça é que caça o caçador
com a armadilha.
E assim cada qual
mente industrial? mente,
mente partidária? mente,
mente incivil? mente,
mente tropical?mente,
mente incontinente?mente,
mente hereditária?mente,
mente, mente, mente.
E de tanto mentir tão brava/mente
constróem um país
de mentira
-diária/mente.


Fragmento 3

Mentem no passado. E no presente
passam a mentira a limpo. E no futuro
mentem novamente.
Mentem fazendo o sol girar
em torno à terra medieval/mente.
Por isto, desta vez, não é Galileu
quem mente.
mas o tribunal que o julga
herege/mente.
Mentem como se Colombo partin-
do do Ocidente para o Oriente
pudesse descobrir de mentira
um continente.

Mentem desde cabral, em calmaria,
viajando pelo avesso, iludindo a corrente
em curso, transformando a história do país
num acidente de percuso.


Fragmento 4

Tanta mentira assim industriada
me faz partir para o deserto
penitente/mente, ou me exilar
com Mozart musical/mente em harpas
e oboés, como um solista vegetal
que absorve a vida indiferente.

Penso nos animais que nunca mentem.
mesmo se têm um caçador à sua frente.
Penso nos pássaros
cuja verdade do canto nos toca
matinalmente.
Penso nas flores

cuja verdade das cores escorre no mel
silvestremente.

Penso no sol que morre diariamente
jorrando luz, embora
tenha a noite pela frente.


Fragmento 5

Página branca onde escrevo. Único espaço
de verdade que me resta. Onde transcrevo
o arroubo, a esperança, e onde tarde
ou cedo deposito meu espanto e medo.
Para tanta mentira só mesmo um poema
explosivo-conotativo
onde o advérbio e o adjetivo não mentem
ao substantivo
e a rima rebenta a frase
numa explosão da verdade.

E a mentira repulsiva
se não explode pra fora
pra dentro explode
implosiva.

Foto- Imotion Imagens

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Mitologia Grega - Mundo Mítico

Há três mil anos atrás o homem não tinha os conhecimentos científicos que explicassem os fenômenos da natureza ou os acontecimentos históricos.
Assim os Gregos na antiguidade criaram várias histórias de sua imaginação, com as quais eles expressavam o significado dos fatos políticos, sociais e econômicos, preservando assim a memória histórica de seu povo, suas lendas e mitos que fazem parte da Mitologia Grega que hoje conhecemos.



Da imaginação fértil do povo da Grécia antiga, nasceram personagens e figuras mitológicas: Hérois, deuses, centauros, ninfas e titãs; que davam explicações e influênciavam os Gregos em suas vidas.
Todas as atividades do cotidiano dos Gregos eram regidas por um Deus que os protegiam, e que por eles eram adorados e respeitados.
O oráculo tinha a resposta para seu presente e para o futuro, através da Pitonisa, que era a mulher que a serviço dos deuses pronúnciava o oráculo.

Principais seres da mitologia grega

Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos.
Exemplos : Herácles ou Hércules e Aquiles.
Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes.
Exemplo : Medusa
Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.
Minotauro.

Atlas(Titã), rei da mítica Atlântida


Hércules



"Existe uma espécie de preconceito generalizado contra os pensamentos não-científicos, especialmente contra os métodos filosóficos especulativos e o pensamento mítico. Porém, o estudo da Mitologia não pode ser visto com um interesse meramente histórico. A Mitologia Grega é a base do pensamento ocidental e guarda em si a chave para o entendimento de nosso mundo, de nossa mente analítica e de nossa psicologia. Ao se comparar a Mitologia Grega com as demais mitologias (africanas, indígenas, pré-colombianas, orientais, etc) descobre-se que há entre todas elas um denominador comum. Algumas vezes estaremos frente aos exatos mesmos deuses, apenas com nomes diferentes, sem que exista nenhuma relação histórica entre eles. Este material comum a todas as mitologias foi descoberto pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung e foi por ele denominado de "Inconsciente Coletivo". O estudo deste material revela-nos a mente humana e seus meandros multifacetados. Como foi dito, os mitos são atemporais e eternos e estão presentes na vida de cada Ser Humano, não importa em que tempo ou em que local.
O estudo da Mitologia torna-se então essencial a todo aquele que pretende entender profundamente o ser humano e sua maneira de ver o mundo. Os deuses tornam-se forças primordiais da natureza psíquica humana e readquirem Vida e poder. Nota-se a sua utilização no cotidiano em cada pequeno detalhe. A existência real dos deuses mitológicos antigos em todas as suas roupagens étnicas reafirma em última instância a idéia de divindade em si: através dos deuses encontra-se a "idéia de Deus" e, através dela, Deus em toda sua misteriosa ambigüidade. A Mitologia transfere o conhecimento humano de um plano meramente materialista (científico) para um plano psíquico vivo (Inconsciente Coletivo) e deste, para um derradeiro plano espiritual. O desafio está em realizar a verdadeira "religião" (religação) do mundo externo ao mundo interno, do concreto ao abstrato, do material ao espiritual, do mortal ao imortal e eterno."

Dedalo, Ícaro


Nos primeiros séculos da Era Cristã os gregos iniciaram sua conversão para o cristianismo abandonando todos os outros deuses. Entretanto, a mitologia grega permanece até hoje nas artes e na poesia. O mundo científico também presta homenagem aos deuses gregos, como no caso dos nomes dados aos planetas do sistema solar.

Olimpo


Os Deuses Olímpicos são os 12 deuses principais da mitologia grega, que vivem no Monte Olimpo(principal montanha da Grécia), de onde vem seu nome. Os deuses olímpicos moravam em um imenso palácio, em algumas versões de cristais, construído no topo do Monte Olimpo, uma montanha que ultrapassaria o céu. Comiam a ambrósia e bebiam o néctar, alimentos exclusivamente divinos, ao som da lira de Apolo, do canto das Musas e da dança das Cárites. Apesar de não haver confirmação mitológica, supõe-se que os deuses olímpicos não ficavam exclusivamente no Olimpo, mais exerciam suas responsabilidades em outros locais, por exemplo, como Hades que vive no mundo dos mortos.
Os deuses Gregos eram imortais, porém possuíam características de seres humanos. Ciúmes, inveja, traíção e violência também eram características encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta união entre deuses e mortais surgiam os heróis.

Os principais Deuses da Mitologia (Deuses que viviam no Monte Olimpo):

Zeus, deus dos deuses, do céu e da terra, senhor do Olimpo;

Hera, esposa de Zeus, deusa dos deuses, protetora do casamento.

Poseídon, deus dos oceanos e mares.

Hades, deus do mundo dos mortos.

Atena,deusa da guerra justa, da justiça, da sabedoria.

Apolo, deus do Sol, das artes e das profecias.

Ártemis, deusa da lua e da caça.

Afrodite, deusa do amor e da beleza.

Ares, deus da guerra.

Hefesto, deus do fogo e da metalurgia.

Hermes, o mensageiro de Zeus, protetor dos ladrões e comerciantes.

Dionísio, deus do teatro, do vinho e das festas.

Por vezes alguns autores incluem outros deuses entre os 12 olímpicos, considerados "Deuses olímpicos menores". São eles:

Deméter, deusa da agricultura.

Eros, deus do amor.

Héstia, deusa da família.

Éolo, deus dos ventos.

Héracles, depois de morto, foi aceito entre os olímpicos.

Os Hérois e Heroínas da mitologia Grega distinguia-se dos deuses por serem mortais, eram personagens numa posição intermediária entre o homens e os deuses gregos. Possuiam poderes especias superiores aos humanos (força, inteligência e velocidade). Os principais heróis são:

Aquiles: participou do cerco da cidade de Tróia, ajudando na vitória grega. Era um excelente guerreiro, com muitas qualidades nesta área. Seu ponto fraco era o calcanhar. Morreu ao ser atingido neste local, por uma flecha arremessada por Páris. Este evento ocorreu durante a Guerra de Tróia.

Herácles/Hércules - a força física era a principal qualidade deste herói. Suas façanhas estão presentes nas histórias sobre os Doze Trabalhos de Hércules. Derrotou monstros e cumpriu vários desafios que seriam impossíveis para os humanos. Era filho de Zeus e Alcmena.

Teseu - venceu o Minotauro no labirinto de Creta.

Agamenon - guerreiro valente e forte, foi o guerreiro comandante na Guerra de Tróia.

Perseu - foi o herói que conseguiu decapitar a Medusa.

Ajax- herói guerreiro que também atuou nas batalhas da Guerra de Tróia.

Édipo- Com sua inteligência superior, decifrou o enigma da Esfinge, tornando-se assim, rei de Tebas.

Cadmo- venceu o dragão que controlava a cidade de Tebas.

Atlanta- heroína grega que participou da caçada ao javali de Caridon.

Esse é um pequeno resumo e formatação do assunto.
A literatura sobre mitologia grega é vasta e ficaria impossível resumi-la em um único texto.
Meu primeiro contato com a mitologia grega foi quando criança, no colégio tive que ler um livro chamado "Os Doze Trabalhos de Hércules", Confesso que a partir desse momento, fiquei apaixonada pelo o assunto.
Espero que você tenha gostado e mergulhe nesse universo mágico, mítico e encantador.


Pesquisa
Nicolas André
Wikipédia