sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Mitologia Grega - Mundo Mítico

Há três mil anos atrás o homem não tinha os conhecimentos científicos que explicassem os fenômenos da natureza ou os acontecimentos históricos.
Assim os Gregos na antiguidade criaram várias histórias de sua imaginação, com as quais eles expressavam o significado dos fatos políticos, sociais e econômicos, preservando assim a memória histórica de seu povo, suas lendas e mitos que fazem parte da Mitologia Grega que hoje conhecemos.



Da imaginação fértil do povo da Grécia antiga, nasceram personagens e figuras mitológicas: Hérois, deuses, centauros, ninfas e titãs; que davam explicações e influênciavam os Gregos em suas vidas.
Todas as atividades do cotidiano dos Gregos eram regidas por um Deus que os protegiam, e que por eles eram adorados e respeitados.
O oráculo tinha a resposta para seu presente e para o futuro, através da Pitonisa, que era a mulher que a serviço dos deuses pronúnciava o oráculo.

Principais seres da mitologia grega

Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos.
Exemplos : Herácles ou Hércules e Aquiles.
Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes.
Exemplo : Medusa
Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.
Minotauro.

Atlas(Titã), rei da mítica Atlântida


Hércules



"Existe uma espécie de preconceito generalizado contra os pensamentos não-científicos, especialmente contra os métodos filosóficos especulativos e o pensamento mítico. Porém, o estudo da Mitologia não pode ser visto com um interesse meramente histórico. A Mitologia Grega é a base do pensamento ocidental e guarda em si a chave para o entendimento de nosso mundo, de nossa mente analítica e de nossa psicologia. Ao se comparar a Mitologia Grega com as demais mitologias (africanas, indígenas, pré-colombianas, orientais, etc) descobre-se que há entre todas elas um denominador comum. Algumas vezes estaremos frente aos exatos mesmos deuses, apenas com nomes diferentes, sem que exista nenhuma relação histórica entre eles. Este material comum a todas as mitologias foi descoberto pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung e foi por ele denominado de "Inconsciente Coletivo". O estudo deste material revela-nos a mente humana e seus meandros multifacetados. Como foi dito, os mitos são atemporais e eternos e estão presentes na vida de cada Ser Humano, não importa em que tempo ou em que local.
O estudo da Mitologia torna-se então essencial a todo aquele que pretende entender profundamente o ser humano e sua maneira de ver o mundo. Os deuses tornam-se forças primordiais da natureza psíquica humana e readquirem Vida e poder. Nota-se a sua utilização no cotidiano em cada pequeno detalhe. A existência real dos deuses mitológicos antigos em todas as suas roupagens étnicas reafirma em última instância a idéia de divindade em si: através dos deuses encontra-se a "idéia de Deus" e, através dela, Deus em toda sua misteriosa ambigüidade. A Mitologia transfere o conhecimento humano de um plano meramente materialista (científico) para um plano psíquico vivo (Inconsciente Coletivo) e deste, para um derradeiro plano espiritual. O desafio está em realizar a verdadeira "religião" (religação) do mundo externo ao mundo interno, do concreto ao abstrato, do material ao espiritual, do mortal ao imortal e eterno."

Dedalo, Ícaro


Nos primeiros séculos da Era Cristã os gregos iniciaram sua conversão para o cristianismo abandonando todos os outros deuses. Entretanto, a mitologia grega permanece até hoje nas artes e na poesia. O mundo científico também presta homenagem aos deuses gregos, como no caso dos nomes dados aos planetas do sistema solar.

Olimpo


Os Deuses Olímpicos são os 12 deuses principais da mitologia grega, que vivem no Monte Olimpo(principal montanha da Grécia), de onde vem seu nome. Os deuses olímpicos moravam em um imenso palácio, em algumas versões de cristais, construído no topo do Monte Olimpo, uma montanha que ultrapassaria o céu. Comiam a ambrósia e bebiam o néctar, alimentos exclusivamente divinos, ao som da lira de Apolo, do canto das Musas e da dança das Cárites. Apesar de não haver confirmação mitológica, supõe-se que os deuses olímpicos não ficavam exclusivamente no Olimpo, mais exerciam suas responsabilidades em outros locais, por exemplo, como Hades que vive no mundo dos mortos.
Os deuses Gregos eram imortais, porém possuíam características de seres humanos. Ciúmes, inveja, traíção e violência também eram características encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta união entre deuses e mortais surgiam os heróis.

Os principais Deuses da Mitologia (Deuses que viviam no Monte Olimpo):

Zeus, deus dos deuses, do céu e da terra, senhor do Olimpo;

Hera, esposa de Zeus, deusa dos deuses, protetora do casamento.

Poseídon, deus dos oceanos e mares.

Hades, deus do mundo dos mortos.

Atena,deusa da guerra justa, da justiça, da sabedoria.

Apolo, deus do Sol, das artes e das profecias.

Ártemis, deusa da lua e da caça.

Afrodite, deusa do amor e da beleza.

Ares, deus da guerra.

Hefesto, deus do fogo e da metalurgia.

Hermes, o mensageiro de Zeus, protetor dos ladrões e comerciantes.

Dionísio, deus do teatro, do vinho e das festas.

Por vezes alguns autores incluem outros deuses entre os 12 olímpicos, considerados "Deuses olímpicos menores". São eles:

Deméter, deusa da agricultura.

Eros, deus do amor.

Héstia, deusa da família.

Éolo, deus dos ventos.

Héracles, depois de morto, foi aceito entre os olímpicos.

Os Hérois e Heroínas da mitologia Grega distinguia-se dos deuses por serem mortais, eram personagens numa posição intermediária entre o homens e os deuses gregos. Possuiam poderes especias superiores aos humanos (força, inteligência e velocidade). Os principais heróis são:

Aquiles: participou do cerco da cidade de Tróia, ajudando na vitória grega. Era um excelente guerreiro, com muitas qualidades nesta área. Seu ponto fraco era o calcanhar. Morreu ao ser atingido neste local, por uma flecha arremessada por Páris. Este evento ocorreu durante a Guerra de Tróia.

Herácles/Hércules - a força física era a principal qualidade deste herói. Suas façanhas estão presentes nas histórias sobre os Doze Trabalhos de Hércules. Derrotou monstros e cumpriu vários desafios que seriam impossíveis para os humanos. Era filho de Zeus e Alcmena.

Teseu - venceu o Minotauro no labirinto de Creta.

Agamenon - guerreiro valente e forte, foi o guerreiro comandante na Guerra de Tróia.

Perseu - foi o herói que conseguiu decapitar a Medusa.

Ajax- herói guerreiro que também atuou nas batalhas da Guerra de Tróia.

Édipo- Com sua inteligência superior, decifrou o enigma da Esfinge, tornando-se assim, rei de Tebas.

Cadmo- venceu o dragão que controlava a cidade de Tebas.

Atlanta- heroína grega que participou da caçada ao javali de Caridon.

Esse é um pequeno resumo e formatação do assunto.
A literatura sobre mitologia grega é vasta e ficaria impossível resumi-la em um único texto.
Meu primeiro contato com a mitologia grega foi quando criança, no colégio tive que ler um livro chamado "Os Doze Trabalhos de Hércules", Confesso que a partir desse momento, fiquei apaixonada pelo o assunto.
Espero que você tenha gostado e mergulhe nesse universo mágico, mítico e encantador.


Pesquisa
Nicolas André
Wikipédia

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Herdeira dos Templários X Papa Bento XVI

Inicialmente conhecidos como "Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão", foi uma Ordem Militar fundada no ano de 1118, em Jerusalém, para proteger os peregrinos e os lugares sagrados da Terra Santa. Essa ordem militar era formada por monges guerreiros que usavam manto branco e cruz vermelha foram um colosso militar e financeiro. Seu quartel general situava-se em um prédio ao lado da Mesquita de
Al-aqsa, parte superior do semi-destruído Templo de Salomão. Esse quartel foi uma concessão do rei Balbduíno II, onde foi instalada a base militar dos destemidos e valentes soldados de elite, a tropa de choque de Deus.
O poderio dessa organização militar, foi devido ao fato dos Templários terem sido os fiéis depositários dos bens dos cristãos ricos, fato esse que despertou a cobiça do Rei da França em 1307, ano que os oficias de Filipe IV invadem a principal instalação dos templários na França, aprisionam seus dirigentes.
Nesse momento é instaurado um processo forjado, no qual acusam os Templários de serem adoradores pagãos do diabólico Baphomet, de cuspirem na cruz, de negarem os sacramentos e de orgias sexuais uns com os outros. Sob forte pressão e tortura eles assinam a forjada confissão de culpa.

Para entenderem melhor essa história, voltarei ao ano de 1071, quando os Turcos mulçumanos tomaram Jerusalém. "Na Europa, a Igreja Católica organizou expedições militares em direção à Terra Santa, com o objetivo oficial de reconquistar os territórios sagrados de sua religião. Essas expedições foram denominadas Cruzadas, pelo fato de seus peregrinos usarem uma cruz nas vestimentas e bandeiras.
Com a decadência do sistema feudal europeu, tornar-se um cruzado e partir para o Oriente em busca de terras e riquezas era uma alternativa considerável.
Assim, a maior parte dos soldados cruzados era compostas por camponeses e mendigos. Isso sugere que havia motivos comerciais e políticos camuflados sob o objetivo religioso. Além disso, os mulçumanos não se opunham a peregrinação cristã até Jerusalém. Havia apenas pequenos conflitos entre estes grupos distintos. Os cristãos solicitaram ao Papa Urbano II que os ajudasse nessas batalhas. O Papa percebeu neste pedido um pretexto para ampliar os domínios e a riqueza da Igreja. Assim, organizou e enviou o primeiro contingente cruzado.
A primeira Cruzada partiu em novembro de 1097 e contou com um apoio intenso da população. Em 1212 promoveu-se até mesmo a Cruzada das Crianças. Num momento de declínio do exército cristão em terras orientais, milhares de meninos foram levados na convicção de que a providência Divina daria a eles o que grandes e poderosos esquadrões não foram capazes de obter. A maioria dos garotos morreram doente ou em naufrágios durante a viagem. Os poucos que chegaram ao destino foram mortos ou escravizados pelos mulçumanos. Ao todo, foram organizadas oito Cruzadas até 1270, quando os cristãos viram-se obrigados a deixarem a Palestina e outros territórios conquistados.
Os combates entre cristãos e mulçumanos são considerados por alguns pesquisadores como a primeira Guerra Mundial, pois atingiu a Europa, Ásia e África. Nesse período, várias Ordens foram fundadas para garantir a peregrinação cristã e a posse das terras: Joaninos, Pobres Cavaleiros de Cristo, Teutônica, Porta-Espada entre outras.
No ano 1118, Jerusalém já era um território cristão. Assim, nove monges veteranos da primeira Cruzada, entre eles Hugh de Payen e Gogofredo de Saint Omer, dirigiram-se ao rei de Jerusalém Balduíno I e anunciaram a intenção de fundar uma ordem de monges guerreiros. Dentro de suas possibilidades, se encarregariam da segurança dos peregrinos que transitavam entre a Europa e os territórios cristãos do Oriente. Os membros fizeram votos de pobreza pessoal, obediência e castidade.
Os denominados Pobres Cavaleiros de Cristo se instalaram numa parte do palácio que foi cedida por Balduíno, um local que outrora foi o Templo de Salomão. Por isso ficaram conhecidos como Cavaleiros do Templo, ou Cavaleiros Templários. Apenas em 1127 no Concílio de Troyes, o Papa Honório II outorgou a condição de Ordem, concedendo um hábito branco com uma cruz vermelha no peito. O símbolo era um cavalo montado por dois soldados, numa alusão a pobreza.
A Ordem desenvolveu uma estrutura básica e se organizou numa hierarquia composta de sacerdotes até soldados. A esta altura, constituída não apenas por religiosos mas principalmente por burgueses, os Templários se sustentavam através de uma imensa fortuna que provinha de doações dos reinados.
Durante um período de quase dois séculos, a Ordem foi a maior organização Militar-Religiosa do mundo. Suas atividades já não estavam restritas aos objetivos iniciais. Os soldados templários recebiam treinamento bélico; combatiam ao lado dos cruzados na Terra Santa; conquistavam terras; administravam povoados; extraíam minérios; construíam castelos, catedrais, moinhos, alojamentos e oficinas; fiscalizavam o cumprimento das leis e intervinham na política européia. Além de aprimorarem o conhecimento em medicina, astronomia e matemática. Houve até mesmo a criação de um sistema semelhante ao dos bancos monetários atuais. Ao iniciar a viagem para a Terra Santa, o peregrino trocava seu dinheiro por uma carta de crédito nominal que lhe era restituída em qualquer posto templário. Assim, seus bens estavam seguros da ação de saqueadores. O poder dos Templários tornou-se maior que a Monarquia e a Igreja.
As seguidas derrotas das Cruzadas no século XIII, comprometeram a atividade principal dos Templários, e a existência de uma Ordem Militar com tais objetivos já não era necessária. Neste mesmo período, o Rei Filipe IV - O Belo - comandava a França. Diferente da maioria dos monarcas que eram subalternos à Igreja, Filipe se engajava em campanhas aliadas ao Clérigo, em troca de benefícios políticos.
Filipe IV devia terras e imensas somas em dinheiro aos Templários. Assim, propôs ao arcebispo Beltrão de Got uma troca de favores. O monarca usaria sua influência para que o religioso se tornasse Papa. Por sua vez, Beltrão de Got se comprometeria a exterminar a Ordem dos Templários assim que alcançasse o papado. Apenas um Papa possuía poder político para fazê-lo. No ano de 1305, Beltrão de Got sobe ao Trono de São Pedro como o Papa Clemente V.
Neste momento tinha início as acusações contra os cavaleiros e a implacável perseguição em toda a Europa. O processo inquisitório contra os Templários se estendeu por vários anos sob torturas e acusações diversas, como heresia, idolatria, homossexualismo e conspiração com infiéis. Os condenados eram levados à fogueira da Inquisição. Na França, o último Grão-Mestre da Ordem, Jacques de Molay, e outros 5 mil cavaleiros foram encarcerados pelos soldados do Rei Felipe. Na Grã-bretanha, a Ordem foi dissolvida pelo Rei Eduardo II. Na Alemanha e Suíça, os Cavaleiros foram declarados inocentes mas a Ordem também foi suprimida.
Finalmente, em 18 de março de 1314, Jacques de Molay foi levado à fogueira da Santa Inquisição às margens do Rio Sena, em Paris. Há uma lenda, que agonizante em meio às chamas, o líder dos Templários amaldiçoou o Papa Clemente V e o Rei Felipe, dizendo que se os Templários tivessem sido injustamente condenados, o Papa morreria em no máximo 40 dias e o Rei dentro de um ano. O Papa morreu 33 dias após a execução de Molay e o Rei em pouco mais de 6 meses.
Em toda a Europa, a Ordem dos Templários foi oficialmente extinta. Seus bens, o imenso contingente do exército e sua estrutura foram diluídos em outras Ordens menos expressivas. Atualmente, a Ordem Rosa Cruz e a Maçonaria se consideram ascendentes diretas dos Cavaleiros Templários."

Mistérios Templários

"Durante uma jornada que se estendeu por quase dois séculos e se consagrou com um alto nível de poder e popularidade, foi gerada uma série de lendas que se confundem com fatos em torno dos Templários. Realmente, é provável que tenham desenvolvido uma filosofia influenciada pela sabedoria oriental. Mas não chegava a ser uma heresia. Soma-se a isso às acusações apresentadas no período da queda da Ordem e encontra-se uma imensidão de hipóteses interessantes: desde adoração ao demônio até a influência arquitetônica.
Até mesmo os objetivos originais da Ordem dos Templários são alvos das possibilidades. Segundo especulações, sua fundação teria sido articulada por Bernardo de Claraval (São Bernardo) para buscar a Arca da Aliança e as Tábuas das Leis Divinas no Templo de Salomão. A partir do momento que foram encontradas, os Templários se desenvolveram em todos os aspectos. O Santo Graal seria apenas uma metáfora para se referir a esses tesouros.
O mito da heresia surgiu através das acusações que dissolveram a Ordem em toda a Europa. Sob tortura, os cavaleiros declaravam que cuspiam e andavam sobre a cruz, trocavam beijos obscenos no umbigo e nas nádegas (nesta época, beijo na boca entre homens era aceitável), negavam a divindade de Cristo e ainda idolatravam uma imagem demoníaca denominada Baphomet. Porém, após as sessões de tortura e a irrevogável condenação, os Cavaleiros negavam as confissões assinadas. Havia poucas evidências de que os Templários se desviaram dos conceitos básicos da Igreja Católica daquela época.
Na Grã-bretanha, Robert Bruce buscava a independência da Escócia e articulava uma batalha contra o exército do Rei Eduardo II. As tropas de Eduardo possuíam armas e um contingente muito superior ao inimigo. Mesmo assim os rebeldes escoceses combateram o exército real. Acredita-se que um grupo de cavaleiros Templários, altamente treinado, teria se refugiado na Escócia e lutado ao lado de Bruce.
Provavelmente, em 1250 os Templários já haviam estado na América. Devido ao seu grande crescimento econômico através de matéria-prima e minérios como ouro e prata, escassos na Europa, supõe-se que parte de sua riqueza já havia sido extraída do continente americano. O fato de ser uma Ordem Secreta, onde os segredos só eram transmitidos entre seus membros à medida que eram promovidos, explica a ausência de registros históricos dessas navegações. Há mapas incluindo o Brasil desde 1389.
Após a extinção da Ordem, os Templários portugueses passaram a se chamar Ordem de Cristo e mudaram sua bandeira. As naus que aportaram no Brasil traziam a bandeira desta nova Ordem. Pedro Álvares Cabral seria não apenas um navegador, mas um dos altos comandantes da Ordem de Cristo, que fez uso dos mapas e cartas de navegação templárias para "descobrir" o Brasil.
A arquitetura gótica surgiu repentinamente durante o desenvolvimento da Ordem dos Templários. Não pode ser considerada uma continuidade da arquitetura romana, pois os conceitos entre ambas são totalmente opostos. A arquitetura romana baseia-se numa força de cima para baixo que estabiliza toda a construção. Enquanto a gótica está baseada no princípio contrário, numa força que pressiona de baixo para cima. Esses conceitos arquitetônicos e geométricos são muito avançados para o pensamento medieval. Portanto, acredita-se que a arquitetura gótica tenha surgido através de um conhecimento secreto adquirido pelos Templários, e as várias Catedrais tenham sido edificadas para guardar suas riquezas."



Apostasia na Igreja e no Mundo

A atual ordem dos templários apresenta processo contra o Papa Bento XVI.
03.08.2008 - A Ordem Soberana do Templo de Cristo, que afirma ser a herdeira dos míticos templários, apresentou um processo contra o papa Bento 16, a quem exigem a reabilitação da ordem, suspensa por Clemente 5, em 1307.
Também pedem o reconhecimento de seus bens apreendidos avaliados em 100 bilhões de euros (US$ 155 bilhões).
A ação, apresentado em um tribunal de Madri contra o pontífice através da Nunciatura Apostólica na Espanha, solicita a revisão do processo, que terminou com a suspensão da ordem templária há 700 anos.
A denúncia é formulada contra a pessoa física do papa Bento 16 como sucessor de Clemente 5, e não como chefe de Estado do Vaticano, e deixa claro que os atuais templários não desejam a restituição patrimonial dos espólios no século 14, que atualmente alcançariam os 100 bilhões de euros.

"Não pretendemos em nenhum caso causar a falência da Igreja Romana", acrescenta o documento, "mas o tribunal pode ter uma idéia da magnitude da operação tramada contra nossa ordem".
Segundo a Ordem Soberana do Templo de Cristo, legalmente inscrita no registro de associações, os templários tinham recenseadas 9 mil propriedades em toda a Europa, sem contar os direitos sobre terras, pastos, moinhos e direitos portuários, inclusive navios de transporte e de guerra.
No século 14, os templários, que contavam com mais de 15 mil cavaleiros em toda a Europa, tinham propriedades na França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Bélgica, Luxemburgo e Polônia.
O processo ainda aguarda a resolução do recurso de apelação apresentado pela Ordem do Templo perante a Audiência Provincial de Madri, depois de não ter sido aceita em primeira instância.
Em seu primeiro auto, a juíza encarregada do caso rejeitou o caso por falta de jurísdição, ao entender que não correspondia a seu tribunal se pronunciar a respeito de acontecimentos de 700 anos atrás, "por ser assunto próprio de historiadores".

Pesquisa:
História Antiga e Medieval
Foto dos Cavaleiros Templários
Spectrum
Especial Templários

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Leonardo da Vinci - Simbolismo e Polêmica

Leonardo da Vinci
(1452/1519)


Leonardo di ser Piero Da Vinci, nasceu em 15 de abril de 1452, na Itália.
Quanto ao local de nascimento, existem controvérsias, alguns historiadores afirmam que ele nasceu perto dos Montes Albanos entre as cidades italianas de Florença e Pisa, outros dizem que ele nasceu em Anchiano.
Dizem alguns historiadores que Da vinci era filho ilegítimo de Piero da Vinci, um jovem notário e de Caterina, uma jovem camponesa, outros dizem que ela era uma escrava judia oriunda do Oriente Médio comprada por Piero. Mas o fato era que Da Vinci assinava suas obras apenas com o nome de "Leonardo".
Da Vinci foi o pintor Renascentista mais famoso. Se destacou como pintor, escutor, arquiteto, engenheiro,matemático,físico,poeta,cientista, botânico e músico; Mas não se tem certeza sobre sua formação acadêmica.
Sua obras demonstram precisão cientifica e um alto pode imaginativo.
Utilizava ao pintar todos os seus conhecimentos científicos: suas figuras humanas derivavam diretamente dos estudos de anatomia, enquanto as paisagens revelavam o conhecimento de botânica e geologia.
Muitas de suas obras se perderam, foram destruídas ou ficaram inacabadas.
Pouco antes de morrer, nomeou seu discípulo predileto, Francisco Melzi, herdeiro de todos os valíosos estudos, desenhos e anotações. Com a morte do discípulo, os manuscritos se espalharam e se perderam.
Somente a terça parte da obra que Leonardo produziu é preservada até os dias atuais.
É considerado por muitos, como o verdadeiro gênio da história, devido a seu conhecimento em várias áreas da ciência e da arte.
Seu quadro mais famoso foi sem dúvida, Monalisa, também chamado La Gioconda, uma figura de mulher que retrata a idéia que o pintor fazia da beleza perfeita.


Outra obra famosa de Leonardo da Vinci foi a Última Ceia, essa pintura encontra-se hoje em estado precário, deteriorada pelo tempo.


Veja esse quadro em alta resolução no site Italiano haltadefinizione

As principais características das pinturas de Da Vinci : utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com expressões de sentimento, detalhismo artístico.

Principais trabalhos de Da Vinci:

Trabalhos de pinturas, *artes plásticas: Gioconda (Monalisa) , Leda, Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A Última Ceia, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Madona das Rochas, Retrato de Músico, São João Batista, Madona do Fuso, Leda e o Cisne.

Trabalhos de invenções: máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, paraquedas, besta gigante sobre rodas, máquina a vapor, submarino.

Trabalhos Científicos: homem vitruviano, anatomia do tronco, estudo de pé e perna, anatomia do olho, estudo da gravidez, estudos e embriões.

Homem Vitruviano


Projetos de Arquitetura : Projeto arquitetônico de uma cidade, projeto de um porto, templo centralizado.

Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), pois ele sabia da possibilidade de ser considerado herege, devido ao conteúdo considerado como feitiçaria pela igreja católica. Outra forma de ludibriar essa ameaça foi escrever seus manuscritos da direita para a esquerda. Já historiadores acreditam que esta escrita era um sinal de que Leonardo da Vinci tinha dislexia, pois escrevia de forma embaralhada e ás vezes gostava de formar anagramas.
O simbolismos expostos em suas pinturas é outra tática usada para enganar a igreja e deixar às gerações futuras revelações.
Dan Brown, em seu livro "Código da Vinci", faz revelações a respeito dos simbolismos presente no quadro "Madona das Rochas" e fala também que o nome Mona Lisa poderia ser um anagrama de duas divindades egípcias da fertilidade Amon e L'Isa, muito referenciadas pelos pagãos da época.
Dan Brown também levanta através dos simbolismos indicados por ele, a polêmica em torno do fato de Maria Madalena ter tido uma íntima relação com Jesus Cristo, e mostra essas evidências a partir do quadro da "Santa Ceia".
Mas essas afirmações de Dan Brow, não há qualquer fundamentação histórica, tendo sido duramente criticado por estudiosos de arte e principalmente pela igreja católica.
São muitas as lendas a respeito da obra e do artista Leonardo da Vinci, mas sem dúvidas nenhuma, ele é um dos maiores gênios das artes e da humanidade, devido as multiplas contribuíções nas diversas ciências.

Atribuídos a Leonardo da Vinci:

"Quando ouvimos os sinos, ouvimos aquilo que já trazemos em nós mesmos como modelo. Sou da opinião que não se deverá desprezar aquele que olhar atentamente para as manchas da parede, para os carvões sobre a grelha, para as nuvens, ou para a correnteza da água, descobrindo, assim, coisas maravilhosas. O gênio do pintor há-de se apossar de todas essas coisas para criar composições diversas: luta de homens e de animais, paisagens, monstros, demônios e outras coisas fantásticas. Tudo, enfim, servirá para engrandecer o artista."

"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."

"Não se pode amar ou odiar quem não se conhece ainda."


Fontes e Dados:
Navegue pelas obras, inventos e estudos de Leonardo da Vinci
Wikipédia
Onde encontrar fotos das Principais obras de Leonardo da Vinci
Foto de leonardo da vinci
Foto Santa ceia

domingo, 17 de agosto de 2008

Berthold Brecht - Dramaturgo e Poeta Modernista

Berthold Brecht
(1898/1956)

"Hay hombres que luchan un dia y son buenos.
Hay otros que luchan un año y son mejores.
Hay quienes luchan muchos años y son muy buenos.
Pero hay los que luchan toda la vida: esos son los imprescindibles."
( Berthold Brecht )

Eugen Berthold Friedrich Brecht, nasceu 10 de fevereiro de 1898, Augsburg, Alemanha.
Viveu na Baviera até o término da Primeira Guerra Mundial que destruiu seu país.
Cursou medicina e trabalhou durante a guerra como enfermeiro e após o fim da guerra mudou-se para Berlim.
Foi um intelectual modernista famoso, destacando-se como dramaturgo, poeta,encenador e contista.
Suas obras tinha como finalidade promover a emancipação social da sociedade, onde ele retratava os problemas sociais da humanidade.
O teatro épico de Brecht foi motivado pelos seus estudos sobre sociologia e marxismo.
Brecht foi responsável por aprofundar o método de interpretação do teatro épico,onde cada palavra deve encontrar um significado visual e através do gesto o espectador pode compreender as alternativas da cena, rindo e pensando.
Apaixonou-se pelo teatro moderno por influência do crítico Herbert Ilhering.
Ateu, uniu-se as idéias do socialismo soviético na ânsia de combater o totalitarismo que reconstruía a Alemanha. Mas nunca se subordinou nem ao comunismo nem ao socialismo, tanto que suas peças foram proibidas na Rússia de Stalin.
Quando Adolfo Hitler assume a Alemanhã estabelecendo o Nazismo, Brecht abandona a Alemanha e vai exilar-se na Europa. Todas suas obras foram queimadas em praça pública em Berlim, juntamente com livros de outros escritores.
Exilou-se em vários países da Europa. Após a Alemanha invadir a Dinamarca, onde Brecht estava exilado, este parte para os Estados Unidos.
Durante seu exílio, Brecht publicou vários poemas, com os quais ganhou reconhecimento e notoriedade em todo o mundo.

Principais Obras de Brecht:

- Um Homem É um Homem
- Mãe Coragem e Seus Filhos
- Guerra dos Trinta Anos
- Segunda Guerra Mundial
- A Vida de Galileu

Sua primeira peça teatral foi "Baal", do ano de 1918. Depois escreveu "Tambores da noite", em 1922. foi exatamente nesse momento Brecht, obtém prestígio e ganha o prêmio Kleist, que era a premiação mais importante que uma obra literária poderia receber.
Sua obra mais famosa é "Mãe Coragem" de 1941, onde critica ferozmente o sistema capitalista e o associa aos interesses da guerra.
Em 1954, recebeu o prêmio Lênin da Paz.
Morreu em 16 de agosto de 1956 após um enfarto do miocárdio, durante os ensaios de sua peça Galileu Galilei.

Curiosidades a respeito da vida Brecht:

- Berthold Brecht, substituiu o "Berthold" por "Bertolt", por achar o nome
aristocrático demais.
- Sua primeira peça de teatro foi escrita aos quinze anos, e chamava-se "A Bíblia".
-Começou a declamar suas poesias em cabarés da cidade.
-Casou-se muito novo, e separou-se da sua primeira mulher, vindo mais tarde casar com uma atriz chamada Helen Weigel, com quem viveu até sua morte.
-Era muito mulherengo, mas a esposa não se incomodava com isso, dizem até que ela convivia com as amantes.
-Foi Brecht quem instaurou o piquete na porta das fábricas.
-A américa era a terra dos seus sonhos.
-Foi amigo de Charles Chaplin
-Foi convidado para dirigir filmes em Hollywood.

O Analfabeto Político

(Berthold Brecht)

O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.

O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo
que odeia a política.

Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista,
pilantra, corrupto e o lacaio
das empresas nacionais e multinacionais.

Antologia Poética de Berthold Brecht

Wikipédia-Berthold Brecht

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Folclore, Lendas e Mitos do Brasil

Segundo Mário Solto Maior, definir qualquer coisa é um ato de egoísmo. Egoísmo porque cada pessoa tem a sua maneira, o seu ângulo de ver e sentir as coisas; cada pessoa tem a sua ótica. Mário Souto afirma que não conhece nenhuma definição completa, perfeita.
Ele costuma definir Folclore como a ciência que estuda tudo o que o povo faz, diz, conta e pensa,nos seus provérbios, nas suas lendas, nas suas cantigas de ninar, na línguagem, na sua sabedoria, na sua filosofia.
Acrescento a definição que diz que o folclore é um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.


Principais danças folclóricas do Brasil

Samba de Roda

Estilo musical caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira. Surgiu no estado da Bahia, no século XIX. É uma variante mais tradicional do samba. Os dançarinos dançam numa roda ao som de músicas acompanhadas por palmas e cantos. Chocalho, pandeiro, viola, atabaque e berimbau são os instrumentos musicais mais utilizados.

Maracatu

O maracatu é um ritmo musical com dança típico da região pernambucana. Reúne uma interessante mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e europeus. Possui uma forte característica religiosa. Os dançarinos representam personagens históricos (duques, duquesas, embaixadores, rei e rainha). O cortejo é acompanhado por uma banda com instrumentos de percussão (tambores, caixas, taróis e ganzás).

Frevo

Este estilo pernambucano de carnaval é uma espécie de marchinha muito acelerada, que, ao contrário de outras músicas de carnaval, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto os dançarinos se divertem dançando. Os dançarinos de frevo usam, geralmente, um pequeno guarda-chuva colorido como elemento coreográfico.

Baião

Ritmo musical, com dança, típico da região nordeste do Brasil. Os instrumentos usados nas músicas de baião são: triângulo, viola, acordeom e flauta doce. A dança ocorre em pares (homem e mulher) com movimentos parecidos com o do forró (dança com corpos colados). O grande representante do baião foi Luiz Gonzaga.

Catira

Também conhecida como cateretê, é uma dança caracterizada pelos passos, batidas de pés e palmas dos dançarinos. Ligada à cultura caipira, é típica da região interior dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás e Mato Grosso. Os instrumento utilizado é a viola, tocada, geralmente, por um par de músicos.

Quadrilha

É uma dança típica da época de festa junina. Há um animador que vai anunciando frases e marcando os momentos da dança. Os dançarinos (casais), vestidos com roupas típicas da cultura caipira (camisas e vestidos xadrezes, chapéu de palha) vão fazendo uma coreografia especial. A dança é bem animada com muitos movimentos e coreografias. As músicas de festa junina mais conhecidas são: Capelinha de Melão, Pula Fogueira e Cai,Cai balão.

Algumas lendas e folclore do Brasil:

Monteiro Lobato, o maior escritor infantil brasileiro, foi o escritor que melhor retratou alguns personagens do nosso folclore.
Muitas lendas ganharam força no Brasil depois que as histórias de Monteiro Lobato ganharam as telas da televisão, transformando-se em seriado, chamado Sítio do Pica-Pau amarelo transmitido nas décadas de 1970-80.



Saci-Pererê

É o personagem folclórico mais conhecido do folclore brasileiro, tanto que tem um dia de comemoração especial, ( 31 de outubro - dia do Saci ).
Alguns escritores dizem que essa data foi criada com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil.
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso, o comportamento é marca registrada desse personagem folclórico. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.
Diz o mito que ele se desloca dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”.
Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a mitologia, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.
A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do Brasil.


Boitatá

Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza.
Este bicho imaginário foi citado pela primeira vez em 1560, num texto do padre jesuíta José de Anchieta.
Existem versões distintas para essa lenda, segundo a lenda no norte e nordeste do Brasil, o boitatá vive dentro dos rios e lagos e sai de seu "habitat" para queimar as pessoas que praticam incêndios nas matas. De acordo com esta lenda, o boitatá possui a capacidade de se transformar num tronco de fogo.
Já na região Sul do Brasil, a explicação para o surgimento da cobra de fogo está relacionada ao dilúvio (história bíblica que fala sobre a chuva que durou 40 dias e 40 noites). Após o dilúvio, muitos animais morreram e as cobras ficaram rindo felizes, pois havia alimento em abundância. Como castigo, a barriga delas começou a pegar fogo, iluminando todo o corpo.
Mas segundo pesquisadores, esta lenda está associada aos incêndios, que ocorrem espontaneamente em função da queima de gases oriundos da decomposição de material orgânico.


Boto

Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
Na cultura popular, a lenda do boto era usada para justificar a ocorrência de uma gravidez fora do casamento.
Ainda nos dias atuais, principalmente na região amazônica, costuma-se dizer que uma criança é filha do boto, quando não se sabe quem é o pai.


Curupira

Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza.
Para assustar os caçadores e lenhadores, o curupira emite sons e assovios agudos. Outra tática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os inimigos das florestas.
Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.


Lobisomem

Este mito aparece em várias regiões do mundo. Chegou ao Brasil através dos portugueses que colonizaram nosso país, a partir do século XVI.
Conta a lenda que a transformação ocorre em noite de Lua cheia em uma encruzilhada. O monstro passa a atacar animais e pessoas para se alimentar de sangue. Volta a forma humana somente com o raiar do Sol.
Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.


Mãe-D'água

Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água, importante lenda indígena do folclore amazônico, a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.
No Brasil, mais exatamente na região amazônica , é conhecida como Iara.
Contam os índios da região amazônica que Iara era uma excelente índia guerreira. Os irmãos tinham ciúmes dela, pois o pai a elogiava muito. Certo dia, os irmãos resolveram matar Iara. Porém, ela ouviu o plano e resolveu matar os irmãos, como forma de defesa. Após ter feito isso, Iara fugiu para as matas. Porém, o pai a perseguiu e conseguiu capturá-la. Como punição, Iara foi jogada no rio Solimões (região amazônica). Os peixes que ali estavam a salvaram e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa linda sereia.


Corpo-seco

É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.


Pisadeira

É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.


Mula-sem-cabeça

Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.


Mãe-de-ouro

Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

"Fatos verdadeiros ou frutos da imaginação humana os causos populares costumam gerar grandes polêmicas entres os habitantes de uma região. A verdade é que estas estórias ficam em nossos pensamentos e passam de geração para geração, preservando nossa identidade.

Há Lendas no Brasil de inúmeras variedades, influenciadas diretamente pela miscigenação na origem do povo brasileiro. Devemos considerar que lenda não significa mentira, e nem verdade absoluta, o que podemos e devemos deduzir é que uma história para ser criada, defendida e o mais importante, ter sobrevivido na memória das pessoas, ela deve ter no mínimo um pouco de fatos verídicos.
Muitos historiadores, pesquisadores, folcloristas, e outros profissionais que estudam Sociedades, tendem a afirmar que lendas são apenas frutos do imaginário popular, porém como sabemos as lendas em muitos povos são “os livros na memória dos mais sábios".
A diferença entre Mito e Lenda é a seguinte, O Mito é o Personagem a qual a lenda trata, pois a Lenda é a História sobre o determinado Mito."

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Los Hermanos, o Brasil é o Favorito, Olé !

Aí galera, a Argentina está fazendo uma enquete no Jornal Olé, perguntando quem será o campeão de futebol nas Olimpíadas de Pequim.
Vejam pela foto abaixo que já estamos desbancando los hermanos dentro de casa, rsrssss.


Então! vamos aumentar essa estatística e tirar um sarro com nossos irmãos, acessando o site da Olé.


Quem tiver um blog, junte-se a nós. Veja os blogs que estão participando dessa campanha:

PharisFace
Bogagento
Sedentário
Circo Armador
Jacaré Banguela
Ah,Tri Né!
Controle Remoto
Tetra
Tudo Junto Separado
Arquivinho
Kdezinho
E agora,Leões e Cordeiros, é claro!

Agora, um recado para o nosso técnico Dunga: Se o Brasil não trouxer a medalha de Ouro, a culpa é sua!!! rsrsrsssssss

Homeopatia no sistema único de saúde SUS


No dia 16 de Agosto de 2008, as 9hrs, acontecerrá no Rio de Janeiro, o Segundo Encontro Científico de Homeopatia na Universidade Estácio de Sá, na academia Akxe, na Barra da Tijuca, a entrada é franca.

Os temas desse encontro:

- Homeopatia na prevenção e tratamento de distúrbios do organismo humano.
- Eficácia da homeopatia na odontologia, odontopediatria, veterinária.
Vai ser lançada nesse encontro uma campanha nacional pedindo que a homeopatia seja incluída na rede do sistema único de saúde SUS.
Hoje ela só é reconhecida pelo ministério da saúde como uma terapia alternativa e complementar.
No entanto a homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira desde 1980, quando deixou de ser considerada terapia alternativa, para se tornar, como em outros países, uma forma terapêutica oficial. Em 1996 completou 200 anos de existência e é rigorosamente uma ciência médica, uma revolução na medicina convencional e na arte de curar.
Essa reivindicação é mais do que justa. Além da possibilidade democrática de estender seus benefício a população mais carente.

Faço essa divulgação a pedido da médica homeopata Drª Fátima Poubel e aproveito para trazer breves esclarecimentos sobre o assunto.

O que é a Homeopatia?

Homeopatia é um método de tratamento criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, que se fundamenta na Lei dos Semelhantes, citada pelo Pai da Medicina Hipócrates no ano 450 a.C. Segundo esta lei, os semelhantes se curam pelos semelhantes, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio) os mesmos sintomas que o doente apresenta.

Exemplificando: Se uma pessoa sã ingerir doses tóxicas de certa substância, irá apresentar sintomas como dores gástricas, vômitos e diarréia; se, por outro lado, for administrada essa mesma substância, preparada homeopaticamente, ao enfermo que apresenta dores gástricas, vômitos e diarréia, com características semelhantes àquelas causadas pela substância em questão, obtêm-se, como resultado, a cura desses sintomas.

O que é o medicamento homeopático?

Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, provenientes dos reinos mineral, vegetal ou animal.

Para que a substância da natureza seja usada como medicamento homeopático, é necessário prévio conhecimento de sua potencialidade curativa, através da experimentação no homem são. Tais substâncias podem ser tanto tóxicas quanto inertes, desde que, quando experimentadas, ofereçam a melhor similitude aos sintomas da doença a ser tratada.

As preparações básicas dessas substâncias recebem o nome de tinturas-mãe e a partir delas são iniciados os processos das diluições sucessivas.

No início de suas experiências, Hahnemann começou diluindo os medicamentos e verificou que, quanto mais diluía, minimizavam-se as reações indesejáveis. Percebeu também que ao fazer diluições sucessivas das substâncias e agitá-las diversas vezes, obtinha sempre melhores resultados, foi assim que ele chegou às doses mínimas. Desta maneira, a toxicidade das substâncias é atenuada e o potencial curativo é aumentado.

Ao processo de diluição seguido de agitação, damos o nome de dinamização (dynamis- vem do grego e significa força). Através da dinamização, se consegue despertar na substância a capacidade de agir sobre a força vital do organismo vivo.


A medicina homeopática é muito lenta para tratar as doenças?

Não, absolutamente. O que ocorre é que como a homeopatia se preocupa com as causas que levaram o indivíduo ao desequilíbrio, algumas vezes aumentando aparentemente a intensidade dos sintomas, com vistas a fortalecer os mecanismos naturais de cura e não os suprimindo simplesmente, tem-se a falsa impressão de que os medicamentos homeopáticos são lentos em sua atuação, mas, pelo contrário, se o paciente encontra-se energeticamente responsivo, a ação é notada instantaneamente.

A Homeopatia cura todas as doenças?

Não, a homeopatia não é a panacéia universal. Como toda técnica terapêutica tem seu campo de atuação e limites. A habilidade e experiência do médico homeopata influem nos resultados, na medida em que os sintomas a serem tomados para a prescrição dependem de um acurado exame, em que a hierarquização realmente eficaz para cada caso depende muito mais da capacidade de percepção e julgamento do homeopata (adquiridas na prática diária) do que da erudição técnica. A colaboração do paciente, fornecendo os sintomas de forma clara e fidedigna, o uso ou não de outros produtos concomitantemente, a qualidade do medicamento homeopático e a condição genética (herdada) do paciente também são fatores determinantes do sucesso total ou parcial do tratamento homeopático.

Cuidados com o medicamento homeopático

- Sempre mantê-los nos frascos originais e bem fechados.
- Levar o medicamento diretamente à boca sem contato com as mãos no momento de tomá-lo. Evitar também que o conta-gotas ou tampa do frasco toquem à boca para que não ocorra contaminação e feche imediatamente o frasco.
- Antes e após cada dose, permaneça sem se alimentar por um intervalo mínimo de 30 minutos.
- Os medicamentos devem ficar longe de aparelhos eletrodomésticos ou que emitam radiação (rádio, televisão, forno de microondas, geladeiras, computadores, telefones celulares, etc...).
- Ambientes úmidos ou expostos à luz solar direta, como também os locais que possuam odores fortes de perfumes, sabonetes, produtos de limpeza, condimentos e outros medicamentos (principalmente canforados) alteram o medicamento. Daí evitar guardá-los em bolsas com perfumes, celulares ou cigarros.
- Nas viagens de carro, procurar guardá-los em sacolas térmicas, caixas de madeira ou isopor, pois o sol e o calor forte do porta-luvas podem danificá-lo.
- Quando viajar de avião, evitar a exposição dos medicamentos aos raios X e arco magnético. Levá-los como bagagem de mão (desde que você não passe pelo raio X com eles), explicando aos funcionários do aeroporto que são medicamentos sensíveis às radiações.

Fonte: http://www.drseleghinimedicohomeopata.com.br/

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Dúvida cruel: Céu ou inferno?

Olimpíadas de Pequim na China, políticos corruptos, eleições 2008, STF, biocombustivel, Violência urbana; tudo isso nos tornam prisioneiros da mídia na atualidade. Somos bombardeados o tempo todo por várias ideológias, e se não tomarmos os devidos cuidados, acabamos enrijecendo nossos pensamentos.
As grandes potências olímpicas fecharam seus olhos aos horrores do Tibet, nossas autoridades continuam se comportando de maneira vil e covarde. E todos se calam, a imprensa continua anestesiada por seus patrocinadores.
E nós pobres mortais e sonhadores continuamos na constatação dessa dura realidade, sem muito saber o que fazer.
É o poder da grana que move todas as injustiças, a ganância desenfreada que move a humanidade em direção ao caos.
Inventamos o carnaval, adotamos o futebol como paixão nacional. Aí aparecem os "intelectuais" e dizem que somos alienados.
Somos alienados não!
É a sabedoria popular, que consegue escapar a constatação da dura realidade que é viver em um mundo governado por tanta hipocrísia e por tantos fundamentalismos.
Hoje me permito rir um pouco, dar uma relaxada, os dias andam tensos.
Relaxe você também, rir é bom e espanta por uns minutos a dor de ver tanta injustiça.


A Entrada de Dercy Gonçalves no Céu

Depois de anos com prazo vencido ela tocou a campainha da porta do céu.
O velho Pedro a atendeu resmungando entre dentes: acabou o sossego!. Recompôs-se e falou:
- Pois não minha senhora, o que deseja?
- Deixa de ser besta Pedrão... Você sabe porque to aqui, abre essa merda de porta senão o galo vai cantar 3 vezes!
- Não é bem assim. Aqui há regras rígidas. Vou consultar tua ficha terrestre.
- Xiii aqui também tem burocracia, papeladas... Não tenho saco pra isso !!
São Pedro abre um enorme livro de registro de vidas e a recém chegada cutuca o santo:
- Que vergonha Pedrão, nem uma porra de computador você tem. Até buteco de morro tem.
Ele finge que não ouviu nada e passa a ler a biografia da veneranda senhora. Levanta os olhos e diz:
-Um minuto que vou ligar pro inferno.
Pega um velho aparelho preto e disca naqueles buraquinhos onde ficam os números. Dercy olha comovida para o guardião celeste e diz:
- Qualquer puta tem celular e você ainda a meter o dedo nos buracos do disco desse telefone?
Nesta altura Pedro só queria se ver livre da velha e fez a ligação;
- Alô Demo, aqui é São Pedro. Vou te enviar uma senhora que não passou no teste do book live.
- E quem é ela? Perguntou o Demo.
- É a Dercy Gonçalves
- Negativo, aqui no inferno ela não entra. Se entrar vai me desmoralizar!
O diabo desligou na cara do santo.
Pedro não teve alternativa; teria que permitir a entrada dela no céu e disse:
- Tudo bem, pode entrar, mas comporte-se !!!
Dercy deu uma olhada de cima para baixo no santo e aumentou a voz:
- Como posso entrar!? Primeiro eu quero saber quem ta aí dentro. Não vou entrando assim em recinto que não conheço. Tem padres?
São Pedro ficou meio encabulado e respondeu que não havia.
- Xii, que céu mixuruco. Galo cagueta nem pensar, né? E pastores? Aqueles que tiram o satanás dos trouxas na TV?
- Também não há.
- Políticos, pelo menos um há?
- Negativo! Nenhum!
- Ta bom, resmungou, eu vou entrar, mas tem o seguinte: quando vier a Hebe Camargo, o Pelé, a Xuxa, a Ana Maria Braga, o Gugu e outros panacas da televisão, faça-me o favor de dizer que não estou.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Quem é cidadão moraliza a politica - saíba como


O Blog Contexto Jurídico, acaba de lançar na internet um movimento pela moralização da política e uma maior participação dos eleitores.
Esse é um movimento que convoca toda a blogosfera a participar na propagação de uma causa urgente e necessária a nação brasileira.
Vou explicar, O STF derrubou o projeto que tinha como premissa, moralizar a nossa politica, não permitindo que candidatos a cargos políticos, que respondessem processos em primeira instância "ficha suja" se candidatassem.
Foi uma decepção para a sociedade, que via nessa lei, uma esperança de afastar da vida pública, candidatos que entram para a politica com um único propósito: Se apropriar indevidamente do dinheiro da nação.
Passados alguns dias, depois de digerir essa "buchada de bode", novas e criativas idéias começam a surgir na cabeça daqueles que se preocupam de verdade com o país que vivemos. Afinal somos seres pensantes, deus nos deu esse dom!
Foi graças a umas mentes brilhantes e com grande influência na blogosfera, que surgiu a seguinte idéia:
Fazer uma campanha, onde todas as pessoas que tem um blog, fiquem incumbidas de participarem com texto de sua autoria que esclareçam o maior número possível de eleitores a fazerem um bom uso da mais poderosa arma que um eleitor tem nas mãos, que é seu voto.
O nome dessa campanha será, "VOTO CIDADÃO É VOTO CONSCIENTE".
Quanto mais blogues, aderirem essa campanha, mais pessoas (eleitores) poderemos atingir, esclarecendo a eles a importância de seu voto.
Esclarecendo a essas pessoas que dizem que não gostam de política, que participar da vida politica do seu país é certeza de melhoria de vida da população, que hoje vê todos os seus direitos resguardados pela constituição como saúde, educação, segurança, habitação, não serem cumpridos porque os maus políticos roubam o dinheiro que deveria ser investido nessas melhorias.
Vamos despertar conceitos de moralidade, de ética e de cidadania.
Antigamente as reinvindicações eram feitas nas ruas, com faixas e passeatas, onde quem as faziam ficavam expostos a todo tipo de repressão e crueldade.
Hoje temos a internet, que a cada dia que passa, as estatísticas mostram o quanto é grande seu poder de influenciar as pessoas.
Temos a chance de fazer grandes passeatas digitais, sem que ninguém saía ferido ou morto.
Se cada um tomar essa responsabilidade para si, tenho certeza que muita coisa poderemos mudar no nosso país.
Não precisamos xingar, nem ofender ninguém. Precisamos só esclarecer as pessoas, que pelos mais variados motivos, não tem consciência do poder do seu voto, a importância de saber fazer uma boa escolha politica.
Conto com a participação de todos.
Peço que acessem Voto cidadão é voto consciente
Leia como irá funcionar a campanha e encontre um jeito de participar.
Lembre-se, "OMISSÃO TAMBÉM É CULPA"
Eu já aderi colocando no meu blog o banner da campanha.
Pense nisso!

Esse movimento é apartidário e não ostentará qualquer forma de monetização na página da campanha, sendo totalmente voluntário.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Astronomia - Seja um Observador


A Astronomia não deve nunca ser confundinda com Astrologia.
A Astrologia associa os fenômenos celestes com o comportamento das pessoas.
A Astronomia envolve outras ciências, Seja a matemática a física ou a biológia.
A Astronomia é uma das poucas ciências onde observadores independentes possuem um papel ativo, especialmente na descoberta e monitoração de fenômenos temporários.
Visitando o Blog do Cássio Barbosa do portal G1 da Globo, eu conheci um projeto muito legal chamado "Varredura Digital do céu de Sloan (SDSS na sigla em inglês)".
O objetivo desse projeto é mapear 25% do céu para produzir um catálogo de objetos celestes. Mas isso envolve um sistema complexo de softwares para dar conta de uma avalanche de dados que ocorrem a todo momento no universo e computador nenhum dá conta sozinho dessa tarefa.
Mas como dar conta de milhões de galáxias então?
Convocando o mundo inteiro para ajudar!
E é aí que você entra.
Você pode visitar o site (www.galaxyzoo.org) e ver como a coisa funciona. Existe um tutorial explicativo (em inglês) e é preciso fazer um cadastro. Isso para que cada classificação que você faça fique registrada e Seja comparada com a de outros colaboradores.
O projeto teve início em 2005 e existe uma previsão de terminar no final desse ano.
Mas nada é certo ainda, por isso vale a pena conferir e quem sabe participar!
Essa matéria já estava pronta quando eu li hoje a notícia de que a professora holandesa Hanny van Arkel, que não entende nada sobre Astronômia mas participava do projeto, descobriu um objeto cósmico inédito, batizado pelos cientístas de Objeto da Hanny. Veja a foto abaixo


Os astrônomos não sabem dizer a distância do objeto "fantasma", nem sua localização no sistema solar.
Já foram analisadas mais de 7 milhões de galáxias e muitas pessoas têm encontrado imagens interessantes.




Se você achar algo suspeito, não se acanhe e mande um e-mail para o pessoal do projeto. A se confirmar o seu achado, você pode virar nome de galáxia!
Galaxy Zoo Blog - Blog oficial do projeto.

domingo, 3 de agosto de 2008

Pablo Picasso o Gênio e Sua Arte


Pablo Picasso, espanhol nascido na cidade de málaga(Andaluzia) mostrou desde sua infância o talento com desenhos e a artes plásticas.
Seu nome completo era Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santíssima Trinidad Ruiz y Picasso.
Curiosamente existem várias lendas sobre o nascimento desse gênio das artes, segundo uma delas Picasso nasceu morto e a parteira dedicou a sua atenção à mãe acamada. Só o médico, Don Salvador, o salvou de uma morte por asfixia soprando-lhe fumo de um charuto na cara. O fumo fez com que Picasso começasse a chorar.
Sua genialidade na Arte com certeza foi um dom passado das gerações de seus pais. Seu pai era pintor e desenhista, cujo talento nunca pode ser comparado ao de seu filho.
Consta em sua biografia, que ocasionalmente seu pai pedia a Pablo que terminasse alguns de seus quadros, quando esse era ainda um menino.
Na descendência materna consta entre seus antepassados dois pintores.
Sua primeira obra, preservada, era um óleo sobre madeira, pintada aos oito anos, é chamada "O Toureiro". Picasso conservou esse trabalho por toda a sua vida.
Picasso estudou em Barcelona, na cidade de Madrid, porém trabalhou principalmente na França.
Suas obras podem ser divididas em várias fases, de acordo com a valorização de certas cores. A fase Azul (1901-1904) foi o período onde predominou os tons de azul. Nesta fase, o artista dá uma atenção toda especial aos elementos marginalizados pela sociedade.


Na Fase Rosa (1905-1907), predomina as cores rosa e vermelho, e suas obras ganham uma conotação lírica. Recebe influência do artista Cézanne e desenvolve o estilo artístico conhecido como cubismo. O marco inicial deste período é a obra Les Demoiselles d'Avignon (1907) , cuja característica principal é a decomposição da realidade humana.


Apaixonou-se por Olga Koklova, uma bailarina. Casaram-se em 12 de julho de 1918. Neste período o artista já se tornara conhecido e era um artista da sociedade. Quando Olga engravidou, criou uma série de pinturas de mães com filhos.
Em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola ( 1936-1939), pinta seu mural mais conhecido: Guernica, que mostra a violência e o massacre sofridos pela população da cidade de Guernica.


Na década de 1940, passa a dedicar-se a outras áreas das artes plásticas: escultura, gravação e cerâmica.
Em 1943, Picasso conhece a pintora Françoise Gilot e tem dois filhos, Claude e Paloma e encontrou um pouco de paz e pintou Alegria de Viver.
Na década de 1960, começa a pintar obras de artes de outros artistas famosos: O Almoço Sobre a Relva de Manet e As Meninas do artista plástico Velázquez.
Aos 87 anos passa a se dedicar as gravuras, que eram sempre lembranças de sua juventude e aborda as seguintes temáticas: a alegria do circo, o teatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo. Morreu em 1973 numa região perto de Cannes, na França.
Guernica foi sua melhor obra, está pintura representa para muitos a brutalidade e desesperança da guerra.
Apesar de expressar publicamente sua simpatia com relação as idéias anarquistas e comunistas e, por outro lado, através da arte expressar sua raiva diante das ações de Franco e dos Fascistas, Picasso se recusou a pegar em armas na Primeira Guerra Mundial, na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial.
Mas quando o Partido começou a criticá-lo por causa de um retrato considerado insuficientemente realista de Stálin, o interesse de Picasso pelo Comunismo esfriou, embora tenha permanecido como membro do Partido até sua morte.
Muitos países utilizam pinturas de Picasso como elemento central no design de seus selos... Um deles é da Rússia (Yvert: 4002, Michel: 4199): "A la memoire de Pablo Picasso".


Abaixo, mini-folhinha emitida em 2001, pela República de Guiné-Bissau que retrata várias obras de Picasso.


Frases atribuídas a Picasso:

"A pintura não foi feita para enfeitar paredes. A pintura é uma arma, é a defesa contra o inimigo."

"Nunca conseguirás convencer um rato de que um gato traz boa sorte."

"Minha mãe me dizia: "Se queres ser um soldado, serás general. Se queres ser um monge, acabarás sendo Papa." Então eu quis ser um pintor e agora sou Picasso."

Fotografia - Pablo Picasso, de Irving Penn

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Carnamar e o Bloco do Carvão - Itacuruçá

Carnamar e o Bloco do Carvão são as duas principais atrações do carnaval em Itacuruçá. O carnamar acontece sempre no domingo de carnaval.
Na parte da manhã, várias embarcações decoradas vindas de cidades vizinhas, seguem rumo à Praia Grande, desse ponto todos saem em direção a Muriqui, uma cidade vizinha a Itacuruçá. Sempre acompanhada de uma chata (embarcação que comanda o som e com uma mangueira de bombeiro banham os foliões das embarcações que passam a seu lado).
No final da tarde todos voltam para Itacuruçá, onde acontece a premiação das três melhores embarcações escolhidas por uma comissão da Prefeitura. O prefeito da cidade sempre está presente a esse evento espetacular e famíliar.












A cidade transborda de gente.


Existem vários outros blocos, como o bloco das Piranhas, bloco da burrinha, Balança mais não cai, Baba na Gola, Pinto no Lixo...


Mas o Bloco do Carvão mantém uma tradição tão forte como o Carnamar. O Bloco do Carvão acontece sempre na segunda-feira de carnaval.
Na concentração desse bloco, que sai do bairro chamado Brasilinha, as pessoas ao som de muita música e bebidas, passam Carvão um no outro, e vão em direção ao centro da cidade puxados por um carro de som com muita bebida que é distribuida aos foliões.


Essa folia só termina ao anoitecer.


Como se pode ver,Itacuruçá ainda é um bom lugar para se morar, distante a 90km do centro do Rio de Janeiro, é sempre uma boa opção de lazer, seja no carnaval como durante todo o ano.
Chega-se a Itacuruçá acessando o quilômetro 25 da rodovia Rio Santos.