sábado, 29 de novembro de 2008

Natal - A Celebração da Vida e seus Símbolos

O Natal é a maior festa do cristianismo, até mesmo quem não é cristão, não consegue ignorar essa data carregada de simbolismos.
Por mais que conteste os céticos e os críticos do consumismo, é uma data de celebração da vida, um momento mágico.

A Origem do Natal

A origem do natal vêm da idade média, quando a igreja católica introduziu o natal em substituição a festa do deus Mitra (uma divindade persa), o "sol da virtude".
A data conhecida pelos primeiros cristãos foi instituída pelo papa Libério, no ano 354 d.c
Relata a bíblia que um anjo anunciou para Maria que ela daria a luz a Jesus, o filho de deus.
Na véspera do nascimento, o casal viajou de Nazaré para belém, chegando na noite de natal.
Não encontrando um lugar para dormir, eles ficaram no estábulo de uma estalagem.
Entre bois e cabras, Jesus nasceu, sendo enrolado com panos e deitados em uma manjedoura.
Pastores que estavam próximos com seus rebanhos foram avisados por um anjo e visitaram o bebê. Os Três reis magos que viajavam há dias seguindo a estrela guia, também encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino jesus: Ouro, mirra e incenso. Assim se espalhou a notícia de que havia nascido o filho de deus.

A Simbologia do Natal

O culto do natal é carregado de magia, um ambiente feito de sons, luzes e cores que tomam conta de nossas casas e das ruas, praças e comércio das cidades, dias antes da data propriamente dita, ficando assim, impossível ignorar essa comemoração cristã.

Esses simbolos são:

Árvore de Natal - Representa a renovação da vida, o nascimento de Jesus, o filho de Deus. Essa tradição surgiu na Alemanha, no século XVI. Muitos atribuem essa novidade ao padre Martinho Lutero, autor da reforma protestante, que levou para casa um galho de pinheiro, e chegando em casa, colocou no vaso e enfeitou com papeis coloridos e velas acessas, demonstrando para sua familia, principalmente as crianças, como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.
Pequena ou grande, não importa, o importante para um cristão é que ela esteja presente em seu lar. É muito difícil encontrar uma casa que não tenha uma.



Presépio - Reproduz o nascimento de Jesus. O primeiro a armar um presépio foi São Francisco do Assis, em 1223, que quis celebrar o natal de um modo realista, criando o cenário real do nascimento de Jesus. O presépio é o único simbolo do natal de Jesus verdadeiramente inspirado nos evangelhos.



Vela - Representa a boa vontade, a luz que veio ao mundo com o nascimento de Jesus.



Estrela - No topo do pinheiro, representa a esperança dos reis-magos em encontrar o filho de Deus. A estrela guia os orientou até o estábulo onde nasceu Jesus.



Cartões de Natal - Surgiram na Inglaterra em 1843, criados por John C. Horsley que o deu a Henry Cole, amigo que sugeriu fazer cartas rápidas para felicitar os amigos e familiares. Com o advento da internet, essas felicitações e mensagens são enviadas por e-mail



Comidas Típicas do Natal - O simbolismo que o alimento tem na mesa vem das sociedades antigas que passavam fome e encontravam na carne, o mais importante prato, uma forma de reverenciar a Deus.
Nozes, avelãs, ameixas, figos, passas, castanhas, peru, pernil, chester, frango, rabanada, bacalhau, panetone, vinho, etc... não importa a quantidade, nem o que está na mesa, o que importa é que não falte o pão à mesa e pessoas reunidas em torno, celebrando o momento de fé e esperança de um mundo melhor, mais justo e fraterno.
É muito comum nessa época, as famílias fazerem o rateio das despesas.



Decoração Natalícia

Uma outra tradição do Natal é a decoração das casas, edifícios, praças, pontes e árvores, shopping, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e cidades com elementos que representam o Natal.

Árvore de Natal montada na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, ano de 2007



Presentes - Simbolizam as ofertas dos três reis magos. Hábito anterior ao nascimento de Cristo. Os romanos celebravam a Saturnália em 17 de dezembro com troca de presentes. No Brasil é um hábito no natal a brincadeira de amigo oculto, amigo invisivel, amigo secreto, uma maneira descontraída de presentear os amigos e familiares.



Papai Noel

O personagem Papai Noel (português brasileiro) ou Pai Natal (português europeu) foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro. Mas foi o professor de literatura Grega de Nova Iorque, que ao escrever o poema para seus filhos,"Visita de São Nicolau", em 1822, dá força a lenda do papai noel, pois ele descreve em seu poema, algumas caracteristícas que ficaram sendo marcas registradas do bom velhinho: trenó puxados por renas e o costume de papai noel entrar pela chaminé.





Ao contrário da lenda urbana que circula na internet, não foi a coca-cola que criou a lenda do papai noel. O visual de papai noel foi obra do cartunista thomas Nast, na revista Harper's Weeklys, em 1886, na edição especial de natal. Antes papai noel era representado com roupas de inverno, na côr azul, quando em 1931 a coca-cola uma campanha publicitária, onde o bom velhinho aparecia vestido de vermelho, com detalhes brancos e cinto preto, que eram as cores de seu rótulo. Essa campanha e a nova imagem do papai noel fez um enorme sucesso, mas isso não quer dizer que a coca-cola foi responsável pela criação do mito, mas sim, responsável por difundir o mito.

O importante, é que independente de sua crença, essa data seja vista como um dia de reflexão e renovação da nossa condição humana. A atual situação em que o mundo se encontra, é um forte indício de que o ser humano precisa rever seus valores e voltar seus olhos para seus semelhantes, somente a solidariedade, a compaixão pode nos tornar pessoas melhores, mais dignas de viver em um mundo melhor.


Minha Mensagem de Natal segue na letra da música de Ivan Lins - A bandeira do Divino:

"Os devotos do Divino vão abrir sua morada
Pra bandeira do menino ser bem-vinda, ser louvada
Deus nos salve esse devoto pela esmola em vosso nome
Dando água a quem tem sede, dando pão a quem tem fome

A bandeira acredita que a semente seja tanta
Que essa mesa seja farta, que essa casa seja santa
Que o perdão seja sagrado, que a fé seja infinita
Que o homem seja livre, que a justiça sobreviva

Assim como os três reis magos que seguiram a estrela guia
A bandeira segue em frente atrás de melhores dias
No estandarte vai escrito que ele voltará de novo
E o Rei será bendito, ele nascerá do povo"

Desejo aos Amigos e Leitores
Um Feliz Natal
Repleto de Paz e Sabedoria

O Homem na Lua, Estações Espaciais, Hubble e a Sonda Phoenix em Marte

A conquista Espacial



A conquista espacial foi o evento mais emocionante da história da humanidade, sonhado até então, apenas pela ficção e a literatura. Um grande épico moderno que culminou com a chegada do homem a lua.
Uma história de rivalidade entre as duas maiores potencias mundiais da época, URSS e EUA.
O apogeu dessa grande aventura do homem, além dos limites da terra , foi acompanhada pelas emissoras de televisão de todo o mundo com grande expectativa e emoção, quando no dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong pisa pela primeira vez em solo lunar.



A história da conquista espacial começa em 1957 quando a União Soviética lançou o primeiro satélite artificial de nosso planeta, o Sputinik 1, com a finalidade de coletar dados sobre a temperatura e a densidade da alta atmosfera. Depois de 96 dias em órbita o Sputnik 1 reentrou na atmosfera e incendiou-se devido ao atrito com o ar.
Mais tarde, o sputnik II seria lançado ao espaço, levando a cadela Laika. Dessa vez os soviéticos puderam confirmar que era possivel um ser humano sobreviver no espaço.

Em 1961, 12 de abril, a união Soviética mais uma vez lidera a conquista espacial e manda o primeiro homem ao espaço, Yuri Gagarin a bordo da nave Vostok 1, gastou 108 minutos para dar uma volta completa em torno de nosso planeta, voo totalmente controlado da terra.





A marca registrada dessa façanha Soviética foi as frase de Yuri Gagarin: "A Terra é azul, e eu não vi Deus".

Em 1961, no dia 29 de novembro os EUA faz um teste, levando a bordo da nave Mercury, o primata "Enos", era a preparação para seu primeiro vôo com humanos.
O sucesso do projeto espacial da URSS incomodava muito os Estadunidense, que ainda não tinham um projeto espacial tão avançado quanto os Russos.
A NASA, criada em julho de 1958, era a responsável pela elaboração e administração do programa espacial, e em maio de 1961 envia o primeiro estadunidense ao espaço em um vôo sub-orbital, sem muita expressão.
Foi quando o presidente John Kennedy, em um discurso fervoroso em 1961, disse:

"Nós decidimos ir à lua. Nós decidimos ir à lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque elas são fáceis, mas porque elas são difícieis"



A partir de então o ambicioso programa espacial dos EUA avança de maneira espetacular, e a Nasa elabora projetos cada vez mais audaciosos, começando com o "projeto Mercury", que possibilitava a um astronauta fazer manobras em órbita terrestre.



Em seguida veio o "projeto Gemini" que tinha capacidade para dois astronautas.
Na corrida da conquista do espaço, os EUA lançou o "projeto Apollo", espaçonave com capacidade para três astronautas.



No dia 20 de julho de 1969, a missão Apollo 11, posou na superfície lunar, acompanhado pelas redes de televisão de todo o mundo, Neil Armstrong e Edwin Aldrin são os primeiros homens a caminhar em solo lunar.
Neil Arsmstrong o primeiro homem a pisar na lua Diz: "Um pequeno passo para um homem, um salto para humanidade".

Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua



Deixaram uma placa com os dizeres: "Her Men From Planet Earth First Set Foot Upon The Moon. July 1969 A.D. We Came In Peace For All Mankind" - "Aqui os homens do planeta terra pisaram pela primeira vez na lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade".
Foi um momento de glória e orgulho para os Estadunidenses.
Os soviéticos não foram capazes de pisar na lua, as missões seguintes dos Russos se restrigiram a missões não tripuladas, que fizeram em setembro e novembro de 1968, utilizando as naves zond 5 e zond 6. Teve também as missões zond 7 e 8, mas também não tripuladas.

Em 1975 as naves Apollo 18 e a Soviética Soyuz 19 realizaram um acoplamento no espaço, na primeira missão conjunta da Nasa e da agência espacial soviética.
Com a queda do comunismo, esta cooperação entre os dois países se intensificaria e eles acabariam participando juntos da construção da Estação Espacial Internacional, Mir.

Motivos que contribuíram para o fracasso Da URSS na corrida espacial

um acidente ocorrido na plataforma de lançamento em 1960 dezenas de cientistas e técnicos soviéticos morreram, atrasando os planos soviéticos para o espaço. Mas o pior ocorreu em 1966 com a prematura morte de Sergei Korolev, o engenheiro-chefe do programa espacial soviético. Ainda houve o acidente com a Soyuz 1, em abril de 1967, com a morte do cosmonauta Vladimir Komarov, que atrasou o Projeto Soyuz em 18 meses. Estes fatos somados a falta de verbas, pouco controle de qualidade da indústria soviética e o desinteresse dos militares da cúpula do regime pelo programa espacial foram as principais causas do fracasso dos soviéticos em chegar à Lua.

Além dos programas Vostok e Soyuz, a URSS desenvolveu os projetos Salyut e Almaz, de permanência de humanos em longo período no espaço, usando estações espaciais.

Estação espacial do passado e atuais:

Programa Salyut: Salyut 1, Salyut 4, Salyut 6 e Salyut 7
Programa Almaz: Salyut 2, Salyut 3 e Salyut 5
Skylab
Mir
Estação Espacial Internacional (ISS)

Mesmo não tendo conseguido levar homens à Lua, o programa espacial soviético foi muito bem sucedido em uma diversidade de aspectos, e aí se inclui a estação espacial MIR (15 anos de vida útil - afundou no oceano pacifico no dia 23/03/2001)- um esboço e campo de provas para o que viria a ser a Estação Espacial Internacional.

Na continuidade das operações da Mir russa, do Skylab dos Estados Unidos, e do planejado Columbus europeu, a Estação Espacial Internacional (International Space Station, ou simplesmente ISS) representa a permanência humana no espaço e tem sido mantida com tripulações de número não inferior a dois elementos desde 2 de Novembro de 2000. A cada rendição da tripulação, a estação comporta ambas equipes (em andamento e a próxima), bem como um ou mais visitantes.



A ISS envolve diversos programas espaciais, sendo um projeto conjunto da Agência Espacial Canadense (CSA/ASC), Agência Espacial Européia (ESA), Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), Agência Espacial Federal Russa (ROSKOSMOS) e Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos da América.





Marte parece ser a próxima aventura, um capítulo que promete grandes surpresas.
A sonda espacial Phoenix é um verdadeiro laboratório espacial. Ela coletará amostras do solo marciano, que serão colocadas sob dois tipos de microscópios e analisadas à distância pelos cientistas.
Além de obter informações sobre o clima polar de Marte e sobre a interação entre sua atmosfera e sua superfície, espera-se que a Fênix possa dar informações suficientes para se concluir se Marte já teve algum tipo de vida no passado.



Assim como a luneta de Galileu e Galilei, foi imprescindível ao estudo da astronomia,o telescópio espacial Hubble é um satélite astronômico artificial e não tripulado, lançado pela NASA, no dia 24 de abril de 1990, que tem um importante papel na observação de fenômenos no universo, permitindo avanços no estudo da astronomia. Um novo sucessor está previsto, será o James Webb Space Telescope, uma versão aperfeiçoada do Hubble.



Pesquisa e Imagens

Wikipédia
Rubble site
As grandes datas da conquista espacial
Laboratório Espacial Phoenix Pousa em Marte

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Selecionados Via MySpace

MúsicaO festival on-line Som 2008, com artistas selecionados por meio de inscrições no MySpace, será apresentado no Itaú Cultural, nos dias 29 e 30 de novembro.

O evento é uma realização do Instituto Sergio Motta e da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em parceria com o Itaú Cultural.

O samba futurista Passeando, de Bruno Morais; a melancólica Keep Cooler, composta via internet pelo sexteto brasiliense Nancy; a faixa heavy eletrônica Flutune, de FLU, ex-integrante do Defalla; e Teta, de Wado, músico catarinense radicado em Alagoas, são algumas das músicas que os premiados apresentarão.

Saiba mais e não perca!

sábado 29 novembro 19h30
FLU e Wado

domingo 30 novembro 19h30
Nancy e Bruno Morais

entrada franca - ingresso distribuído com meia hora de antecedência

sala itaú cultural - Itaú Cultural Avenida Paulista 149 - Paraíso [próximo à estação Brigadeiro do metrô]

informações 11 2168 1777 www.itaucultural.org.br

imagem: Banda Nancy Yury Hermuche/divulgação

domingo, 23 de novembro de 2008

Paracelso - Homeopatia, Mito e Lenda dos Elementais

Paracelso e a Homeopatia - Louco, Mago ou Visionário?



Paracelso é o pseudônimo de Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus Von, médico, alquimista, físico e astrólogo, fundador da bioquímica. Um visionário da medicina homeopática.
Seu pai, Wilhelm Bombast era médico e alquimista e seu avô, Grão Mestre da Ordem dos Cavaleiros de São João. Era um homem gago, de baixa estatura e corcunda que, aos três anos de idade perdeu sua genital devido ao ataque de um porco.
Seu pai, por ser médico e alquimista, manipulava ervas usadas para curar os enfermos, dessa maneira tomou gosto pela alquimia e a medicina.
Como médico, viajou muito e por onde passou foi adquirindo conhecimentos sobre a manipulação de produtos químicos. Conhecido como "o médico dos pobres".
Foi o cientísta mais polêmico que se têm notícia, considerado um louco, mágico ou demente, seu trabalhou foi classificado por muitos, como não científico.
Enquanto para muitos alquimistas o sonho era transformar metal em ouro, Paracelso utilizou a alquimia para criar medicamentos.
Paracelso morreu aos 47 anos de idade, após ter sido internado em uma clinica, enlouquecido e afirmando ter fabricado o Elixir da vida, a causa da morte não é certa, mas dizem que foi devido a uma infecção causada por um ferimento.
Deixou uma coleção de tratados médicos e trinta e dois artigos e ilustrações, com previsões até o ano de 2106.
Toda sua obra foi redigida em Alemão, usou muito simbolismo em seus escritos, que hoje são interpretados de várias maneiras.
Considerado um homem muito arrogante e convencido e por isso despertava ódio e antipatia, mas no entanto, era de uma competência acima do normal, realizava curas espetaculares usando medicina astral e talismânica.
Paracelso, acreditava que a fonte da saúde estava em manter a imaginação voltada para o divino.



Em seus tratados, Paracelso considera os Seres Elementais, como sendo compostos de uma única substância etérica e que estas, estariam numa faixa de vibração muito mais alta que as das substâncias terrestres, por esse motivo não são visíveis pelos seres humanos comuns. Não são "espiritos da natureza", pois eles vivem em condições semelhantes às nossas, comem, falam, dormem e são mortais, inclusive alguns demonstram elevado caráter moral.

Os Seres Elementais, segundo Paracelso

Segundo sua teoria, os elementais era a combinação de todos os elementos vivos numa única essência de energia, esses elementos são: o homem, os animais, os vegetais e os minerais.
A partir da Alquimia e do Ocultismo ele acreditava que o homem tinha a capacidade de auto-cura e que o ser humano podia entrar em sintonia com outras formas de consciências superiores.

A visão de Paracelso sobre os Elementais:

O Elemento Terra - representado por Gnomos, na visão mística de outras culturas, representam os Duendes.



O Elemento Água - representado pelas Ondinas, para os místicos são as Sereias ou Ninfas.



O Elemento Ar - representado por Silfos, as lendarias hamadríades e fadas, que os contos transformaram em várias fadas famosas.



O Elemento Fogo - representado por Salamandras.



Essa teoria foi duramente contestada e ridicularizada pelo meio academico.
As perguntas pertinentes a esse assunto, são:
Paracelso era um louco, alguém com a visão muito além de seu tempo ou místico?
A verdade é que temos registrados na história da humanidade a passagem de muito homens além de seu tempo, exemplificando: Júlio Verne,descreveu uma viagem à lua um século antes de sua ocorrência, Leonardo da Vinci, visualizou a função da Hélice para vôos humanos em 1948, Nostradamus, que escreveu 942 versos de quatro linhas, profecias até o ano 3797, Albert Einstein e sua teoria da relatividade, e assim tantos outros.
Como definir esses homens que tiveram a visão muito além de seu tempo?
Mensageiros de Deus?
Paracelso, louco ou não, deixou uma enorme contribuição para o crescimento da medicina moderna, particulamente nas áreas de diagnóstico e tratamento. O estudo da homeopatia tem muito a agradecer ao alquimista e médico polêmico e revolucionário.

Palavras de Paracelso:

"ponderei comigo mesmo que, se não existissem professores de Medicina neste mundo, como faria eu para aprender essa arte? Seria o caso de estudar no grande livro aberto da Natureza, escrito pelo dedo de Deus. Sou acusado e condenado por não ter entrado pela porta correta da Arte. Mas qual é a porta correta? Galeno, Avicena, Mesua, Rhazes ou a natureza honesta? Acredito ser esta última. Por esta porta eu entrei, pela luz da Natureza, e nenhuma lâmpada de boticário me iluminou no meu caminho".

"Um dos maiores críticos de Galeno, e, não casualmente, devoto de Hipócrates, foi Paracelso (1491 – 1541). Dotado de um espírito questionador, iconoclasta e revolucionário, esse médico e alquimista, nascido em Zurique, abalou as estruturas acadêmicas de sua época, questionando os clássicos e afirmando a necessidade de se realizarem experiências e observações próprias para o conhecimento da ciência. A medicina paracelsista é um retorno à filosofia da natureza, ao holismo. Ele vê a pessoa submetida às mesmas leis e princípios que governam o universo; em suas palavras: “Assim como é em cima, é em baixo”. Para ele, a saúde é resultante da harmonia entre o homem (microcosmo) e o Universo (macrocosmo). Paracelso aceita o princípio da cura pelo semelhante e prescreve: “Scorpio escorpionem curat”."

Como diz o ditado: "De Médicos e de Loucos, Todos nós temos um pouco"

Wikipédia/homeopatia
Biografia de Paracelsus
Os elementos, de Paracelso a Lavoisier
Paracelso/Wikipédia

sábado, 22 de novembro de 2008

Artes em Buenos Aires: Coleção Fortabat e Fundação Proa

Dois novos espaços dedicados a arte foram abertos na Argentina, Buenos Aires: A Fundação Proa, e a Coleção de Arte Amália Lacroze de Fortabat.
A Fundação Proa, foi totalmente reformada e decorada pelo arquiteto italiano Caruso-Torricella, criada em 1996, ficou fechado por mais de um ano e hoje reinaugurou apresentando aos visitantes a Mostra Marcel Duchamp, "Uma Obra Que Não é Uma Obra de Arte", organizada em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo.




Já a Coleção de Arte Amália Lacroze de Fortabat, no bairro de Puerto Madero, é um acervo pessoal da colecionadora de arte Amália Fortabat, que contém 230 peças, entre elas obras de artistas como Marc Chagal, Salvador Dalí, Rodin, Miró, entre outros.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

René Magritte - Surrealismo e Metáforas

René Magritte, foi um dos principais artistas surrealistas. Nasceu na Bélgica, 21 de novembro de 1898.
Praticou o surrealismo realista, ou "realismo mágico". Teve uma influência muito forte da pintura de Giorgio Chirico, um pintor italiano que fez parte do movimento chamado Pintura Metafisica, considerado um precursor do surrealismo.
A nitidez da pintura de Magritte é impressionante, chega-se a confundir com a realidade.
Usava em sua pintura processos ilusionistas, que em contraste com a realidade dos objetos, surgia uma atmosfera irreal.
"Suas obras são metáforas que se apresentam como representações realistas, através da justaposição de objetos comuns, e símbolos recorrentes em seus quadros, tais como o torso feminino, o chapéu côco, o castelo, a rocha e a janela,maçãs voadoras entre outros mais, porém de um modo impossível de ser encontrado na vida real."
René Magritte, se fosse vivo completaria hoje 110 anos, morreu em 1967 .

Quadros de René Magritte









"A mente ama o desconhecido. Ela ama imagens cujo significado é desconhecido. A mente por si própria é desconhecida."
(René Magritt)

Biografia René Magritte PUC RJ - fgmconsultoria
Dica de Leitura Jornal da Poesia Magritte
Visite a Galeria virtual da Foundation Magritte

Roger Dean - A Casa do Novo Milênio, Ecologicamente Correta



Roger Dean é designer e ilustrador reconhecido internacionalmente por seu estilo futurista. Nasceu em Ashford, Kent, Inglaterra 31 de agosto de 1944.
Entre outros trabalhos, ilustrou várias capas de álbuns de banda de rock, atualmente desenvolve projetos de casa do futuro. Seu projeto "Casa do novo milenio", possue atraentes vantagens, pois além de serem extremamente bonitas, o custo de construção é muito baixo, sua construção é rápida, e têm a preocupação de usar materiais ecologicamente correto.


As fotos abaixo revelam o estilo futurista e aconchegante dos ambientes criados por ele, e a paixão que possui por formas arredondadas.






















Roger Dean têm um site onde ele exibe seus projetos e desenhos fantásticos de cidade futurista, como esses dois desenhos abaixo.




Acessando o site Roger Dean, você poderá conhecer a trajetória, obras e projetos desse grande artista futurista.