segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Kurt Wenner - O Gênio da Modernidade

O artista Kurt Wenner é um grande gênio da modernidade. Kurt Wenner nasceu em Ann Arbor - Michigan, hoje, mundialmente conhecido pelas suas pinturas de rua, street art e paineis. Sua técnica de pintura é a anamorphosis (projeção em perspectiva) onde usa giz, dando uma dimensão 3D as suas pinturas, tornando-as muito realistas e integradas com o ambiente onde essas pinturas passam a fazer parte, surpreendendo assim, a todos que passam e tem o privilégio de ver de perto essas obras de arte.
Começou como artista gráfico aos dezesseis anos. Trabalhou para a NASA como ilustrador de projetos espaciais e paisagens extra-terrestres. Seu trabalho é requisitado por empresas públicas e privadas e também por personalidades importantes, que o contrata para realizar projetos de arte.
Kurt Wenner é também arquiteto. A quantidade de trabalhos e projetos realizados são imensas, mas vou colocar aqui alguns desses trabalhos que trouxe do seu site. Mas não deixe de visitar o site e conhecer todas as obras desse gênio que não deixa nada a desejar aos grandes mestres da pintura clássica.












Outro tipo de trabalho que Kurt Wenner desenvolve, chamada Fine Art














Fonte: Site Kurt Wenner
Conheça o Site de Kurt Wenner Artist / Architect, clique aqui

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Diego Velázquez - Arte e Perfeição

Diego Velázquez, nasceu em Sevilha no dia 6 de junho de 1599, nome completo, Diego Rodríguez de Silva y Velázquez. Diego Velázquez foi um pintor espanhol considerado pela maioria dos críticos de arte como técnicamente perfeito.
Foi o artista plástico preferido da corte do Rei Filipe IV de Espanha, tanto que Filipe IV lhe concedeu o privilégio de ser o comprador oficial de obras de artes, foi quando viajou para a Itália e conheceu de perto nomes como, Tintoretto e Paolo Veronese. Era um pintor de retratos, que utilizava a técnica do Tenebrismo, criada pelo artista Caravaggio. Velázquez, retratava com riqueza de detalhes seus modelos, sempre de maneira respeitosa, ressaltava em sua pintura a individualidade de cada modelo.

Obras de Velázquez

As Meninas
Vênus ao Espelho
Retrato do Papa Inocêncio X
Retrato de Filipe IV
Infanta Margarida Da Áustria
Juan Martínez Montañéz
Cristo na casa de Marta E Maria
A Forja De Vulcano
O Príncipe Baltazar Carlos com seu anão
A rendição de Breda
Isabel de Bourbon
A Coroação da Virgem
Os Bebedores, também conhecida como os 'Borrachos' ou 'O triunfo de Baco'
As Fiandeiras
Dona Maria da Austria
O Bobo da Corte Sebastián Morra
Santa Rufina

Imagens das Obras de Velázquez



































Fotos e Fontes
WebMuseumVelázquez
Wikipédia
The National Gallery

terça-feira, 16 de setembro de 2008

A Dieta Mediterrânea

Segundo cientistas, a dieta mediterrânea é um eficiente instrumento na prevenção de doenças crônicas. Foram feitas pesquisas que comprovaram que pessoas que fazem a dieta mediterrânea apresentam maiores chances de não adquirirem doenças cardiovasculares, Mal de Parkinson e de Alzheimer, câncer, efisema pulmonar e a bronquite.
A dieta mediterrânea é rica em azeite de oliva, grãos, legumes, verduras, frutas, nozes, peixe, baixa ingestão de álcool, carnes vermelhas e laticínios,vinho tinto (durante as refeições).
Essa dieta surgiu dos hábitos alimentares das populações que vivem as margens do mar mediterrâneo, que abrange três continentes diferentes:

Ásia- Turquia, Israel, Síria e Libano.
Europa- Grécia, Itália, Albânia, Espanha, Iugoslávia e França.
África- Argélia, Egito, Líbia, Marrocos e Tunísia.

Os cientistas alertam, que se as pessoas querem ter muitos anos de vida, devem abandonar hábitos alimentares da chamada dieta ocidental: Batatas fritas, carnes vermelhas, sobremesas.
Uma curiosidade contudo, foi observada por estudos recentes feito pelo economista da FAO, Joseg Schdhuber.
Segundo o relatório do economista, o uso da dieta mediterrânea, baseada em frutas e verduras frescas, caiu nos últimos 45 anos "e se encontra em estado agonizante" em sua própria área.
Os dados apresentados por esse relatório conclusivos em afirmar que:

"Diante da dieta mediterrânea, elogiada pelos especialistas por manter as pessoas magras, saudáveis e longevas", a população às margens do Mediterrâneo utiliza a maior parte de sua renda para somar "grande quantidade de calorias" procedentes de carnes e gorduras a uma dieta pobre em proteínas animais.

O maior consumo de calorias e uma menor despesa das mesmas, fizeram com que a Grécia se tornasse no país da União Européia (UE) com a média mais alta de Índice de Massa Corporal (IMC).

Grande parte dos gregos tem sobrepeso ou são obesos. Mais da metade dos italianos, espanhóis e portugueses sofrem igualmente com sobrepeso, ao mesmo tempo em que foi produzido um notável aumento de calorias e carga glicêmica nas dietas dos moradores do norte da África e do Oriente Médio.

O relatório assinala que nenhum dos países da UE segue a recomendação de que os lipídios não ultrapassem 30% do total da contribuição energética da dieta.

"Espanha, Grécia e Itália ultrapassam "amplamente" este limite e se transformaram nos maiores consumidores de gorduras na Europa, acrescenta o estudo."
(Fonte do relatório - G1 Globo/29/07/08)

Se você deseja ter longevidade, conheça mais a respeito da Dieta do Mediterrâneo. Existem várias receitas que adequam essa dieta aos hábitos alimentares do brasileiro.
No rodapé da matéria você encontrará links sobre o assunto.
Os principais alimentos e seus benefícios nessa dieta são:

Frutas e hortaliças: por conterem grande quantidade de fibras e antioxidantes (como beta-caroteno, licopeno, vitaminas E e C) previnem o câncer.

Cereais: são essencialmente fornecedores de energia para o organismo; mas, se forem integrais, também contribuem com vitaminas do Complexo B, vitamina E, selênio e fibras.





Leguminosas: são fonte de fibras e proteínas vegetais. As fibras combatem a constipação, evitam o câncer do cólon e reto (regiões do intestino grosso) e diminuem o nível do colesterol "ruim" (LDL) prevenindo o aparecimento das doenças cardiovasculares.

Oleaginosas: por possuírem ácidos graxos mono e poliinsaturados, as oleaginosas reduzem a chance da pessoa desenvolver a hipercolesterolemia (colesterol alto no sangue). No entanto,
quem faz um plano alimentar, com objetivo de emagrecer, não deve exceder em seu consumo, pois apesar das inúmeras vantagens, elas são muito calóricas.



Peixes: são ricos em ácidos graxos ômega - 3, dessa forma, atuam contra o aparecimento de uma variedade de doenças, incluindo hipertensão, aterosclerose, doenças do coração e câncer.

Iogurtes: além de serem fonte de cálcio, contém lactobacilos (microorganismos vivos). O cálcio contribui para a prevenção da osteoporose e os lactobacilos beneficiam nossa flora intestinal,
combatendo os microorganismos patogênicos que possam estar presentes nos intestinos.



Vinho tinto: por possuírem uma alta quantidade de flavonóides (antioxidantes), o vinho tinto evita a formação de placas de gorduras na parte interna dos vasos sanguíneos (ateromas), e por conseqüência, diminui o risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares. De acordo com a cultura mediterrânea, o consumo do vinho tinto deve ocorrer durante as refeições, pois a presença de alimentos ameniza os efeitos tóxicos do álcool no organismo.



Azeite de oliva: é rico em fenóis (antioxidantes) e em ácido graxo monoinsaturado, sendo que o último atua no aumento da taxa do colesterol "bom" (HDL), favorecendo nosso coração. Segundo o costume do povo mediterrâneo, o ideal é consumi-lo diariamente, para temperar as saladas, regar um peixe ou carne que irá assar, fazer um arroz... Mas, não podemos esquecer que o azeite, assim como qualquer outra gordura, é calórico. Portanto, seu consumo não deve ser exagerado!

Seguir uma dieta como essa, não é nenhum fardo, não é mesmo!
Com um pouco de criatividade e disciplina, com certeza podemos tentar viver mais uns longos anos. Pelo menos assim afirmam os cientistas!

Portal da italia/Brasil

Dieta mediterrânea reduz risco de contrair doenças pulmonares crônicas

Dieta mediterrânea 'previne doenças crônicas'

Dieta mediterrânea está "agonizante" em sua área de origem

Dieta Mediterrânea "Diminui Riscos de Asma em Criança"

Ficção Científica - Tecnologia no Século XXI

Entre os dias 20 e 21 de setembro, o Itaú Cultural dá início à segunda edição do programa bienal Invisibilidades, este ano com o tema Ficção Científica no Século XXI: Ainda é Possível?. O encontro debate as possibilidades da ficção científica, dada a velocidade dos avanços e novidades da ciência e da tecnologia neste novo século.



Entre os debatedores estão nomes como Alfredo Suppia, Bráulio Tavares e Fausto Fawcett. Além dos seminários, o evento traz um volume especial do Pecha Kucha Night - São Paulo, voltado para o universo da ficção científica, que ocorre no dia 21, às 20h20.

O blog, com conteúdo atualizado durante o evento deste ano, abre espaço para opiniões, sugestões, fotos e matérias relacionadas ao encontro. Saiba mais e conheça a programação completa. Acesse!

sábado, 13 de setembro de 2008

Que a Primavera Floresça Dignidade Humana!

Dia 23 de Setembro começa a primavera. Uma época de florescimento e renovação, uma oportunidade, ao meu ver, que deus nos dá para refletimos o quanto a vida é simples e renovável, se bem cuidada.
vivemos tempos de avanços tecnológicos, de consumismo materialista desenfreado, que afastam os homens de coisas simples e belas. As pessoas estão comprando a falsa idéia de que a felicidade está no dinheiro e no consumo de bens materiais, esses podem até trazer conforto e tranquilidade, mas nunca felicidade.
Como no livro de Érico Veríssimo, "Olhai os Lírios do campo e as aves no céu"!
Acho que nunca foi tão necessário propagar as palavras: Solidariedade, Compaixão, Amizade e Dignidade.
A principal ação social, nos dias de hoje, está em olhar ao seu redor e extender a mão ao seu semelhante. A esmola, cega o verdadeiro caminho da dignidade humana. Dê esperança, aponte um caminho a quem está na escuridão.
Que bom seria que essa primavera fizesse nascer flores em armas ou nos corações dos homens e governantes que gastam dinheiro com guerra, ou em particular, fizesse a justiça brasileira menos arbitrária e que nosso povo votasse com consciência.
Utopia, ou não, vou continuar acreditando nesses valores. Ideologia nenhuma, tem o direito de nos roubar a dignidade.



Sal da terra
(Beto Guedes/Ronaldo Bastos)

Anda, quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão, da nossa casa,
vem que tá na hora de arrumar
Tempo, quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante,nem por isso quero me ferir.
Vamos precisar de todo mundoprá banir do mundo a opressão
Para construir a vida novavamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado equem não é tolo pode ver
A paz na Terra, amor, o pé na terra
A paz na Terra, amor, o sal da...
Terra, és o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro,tu que és a nave nossa irmã
Canta, leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com teus frutos,tu que és do homem a maçã
Vamos precisar de todo mundo,um mais um é sempre mais que dois
Prá melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois
Deixa nascer o amor
Deixa fluir o amor
Deixa crescer o amor
Deixa viver o amor
O sal da terra

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Amor - Lendas, Mitos e Contradições

Amor, suas lendas, mitos e contradições. Segundo a Wikipédia, a palavra amor presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.
Estudos têm demonstrado que o escaneamento dos cérebros dos indivíduos apaixonados exibe uma semelhança com as pessoas portadoras de uma doença mental. O amor cria uma atividade na mesma área do cérebro que a fome, a sede, e drogas pesadas, criando atividade Polimerase. Novos amores, portanto, poderiam ser mais emocionais do que físicos. Ao longo do tempo, essa reação ao amor muda, e diferentes áreas do cérebro são ativadas, principalmente naqueles amores que envolvem compromissos de longo prazo. Dr. Andrew Newberg, um neurocientista, sugere que esta reação de modificação do amor é tão semelhante ao do vício as drogas, porque sem amor, a humanidade morreria.



Estilos de Amor

Susan Hendrick e Clyde Hendrick desenvolveram uma Escala de Atitudes Amorosas baseados na teoria de Alan John Lee, teoria chamada Estilos de amor. Lee identificou seis tipos básicos em sua teoria. Nestes tipos as pessoas usam em suas relações interpessoais:

Eros (amor) - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física
Psiquê - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos
Ludus - o amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão
Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade
Pragma - pragmática amor, amor que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora.
Mania - amor altamente emocional; instável; o estereótipo de amor romântico
Agape - amor altruísta; espiritual

Susan e Clyde, encontraram em sua pesquisa os seguintes dados. Os homens tendem a ser mais lúdicos e maníacos, enquanto as mulheres tendem a ser estéricas e pragmáticas. Relacionamentos baseados em amor de estilos semelhantes tendem a durar mais tempo. Em 2007, pesquisadores da Universidade de Pavia liderados pelo Dr. Enzo Emanuele forneceram provas da existência de uma base genética para variações individuais em verificada na Teoria dos Estilos amorosos de Lee. OEros relaciona-se com a dopamina no sistema nervoso; e Mania à serotonina no sistema nervoso.

A verdade é que o amor é uma necessidade de todos os seres humanos, nascemos predestinados a amar. É claro que diferentes uns dos outros, expressamos e sentimos o amor de várias maneiras.
Quantas histórias foram eternizadas em nome do amor, cada uma a sua maneira: Willian Shakespeare imortalizou o amor passional em suas tragédias, as mais famosas, Romeu e Julieta, Rei Lear e Macbeth.
Nietzsche, Victor Hugo, Pitágoras, Sócrates, Platão, Saint Exupéry, Charles Chaplin,... Todos deixaram na história, suas impressões sobre o amor.
Mas é na música que esse sentimento ganha cores e sons, e percebemos que mesmo que algumas vezes o amor nos faça sofrer e chorar, em outros, nos faz delirar, cantar, pular, festejar e brindar. E no final, sofrendo ou sorrindo, queremos sempre mais.
As vezes me pergunto: Porque será que certos homens, certos políticos e cientistas se comportam como se não conhecessem as palavras : Solidariedade, Amizade, Compaixão e Misericórdia, pois essas palavras são as expressões do verdadeiro amor, que todos os homens deveriam carregar em seus corações. Com certeza o mundo teria um cenário muito melhor do que o atual.
Que bicho mordeu esses homens, que os tornaram tão insensíveis?
Quem vai pagar a conta desse amor pagão?

Como diz o velho bordão: Faça Amor, Não Faça Guerra!"



Amar é
Clip Art - artifacts "love, aviventando, life", figura, sculpted, finelli
Lenda e Mito - Eros e Psique

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Marc Chagall - Arte e Exílios de um Judeu

Marc Chagall, nasceu em 7 de julho de 1887, na Rússia. Seu nome de verdadeiro era Moishe Zakhatovich. Por ser judeu convicto, sofreu muitas perseguições e ameaças, conheceu de perto a dor de vários exílios. A arte de Marc Chagall ganhou projeção após conhecer Max Vinaver, que patrocinou sua ida para Paris, então Capital das Artes.
Em 1914, estourou a Primeira Guerra Mundial, ele estava na Rússia, e lá teve que se estabelecer. Um ano mais tarde, casou-se com Bella Rosenfeld com quem teve uma filha, Ida. Nesse período trabalhou como comissário de arte em Vitsbak, projetista de teatro e também lecionou para orfãos de guerra.



Em 1922, Chagall e sua família foram para a França. Foi um período pródigo de sua arte:Ilustrou uma bíblia e as fábulas de La fontaine (cem gravuras - que foram publicadas em 1952), ilustrou também a novela Russa, Almas Mortas de Godot. Nesse período pinta suas primeiras paissagens.



Em 1930 o Facismo toma conta da Europa e suas obras começam adquiriram um tom sombrio. Naturalizou-se Francês em 1937, quando estoura a Segunda Guerra Mundial e a França é derrotada pela tropa de choque da Alemanha Nazista. Nesse momento, Chagall , Judeu, é condenado pelos nazistas de "degenerado". foi preso em 1941, mas por intervenção norte-americana, foi libertado e partiu para seu segundo exílio, nos Estados Unidos. Em 1944, sua esposa, Bella faleceu subitamente, motivo para ele de muita tristeza e transtornos. Um ano mais tarde, casa-se com Valentine Brodsky, com quem encontra a tranquilidade e paz que precisava.



Dois anos depois do fim da guerra, pintou os vitrais da Universidade Hebraica de Jerusalém.
Na França e nos Estados Unidos da América pintou, diversos quadros, vitrais e mosaicos. Explorou também os campos da cerâmica, tema pelo qual teve especial interesse.
Em 1973, foi inaugurado o Museu da Mensagem Bíblica de Marc Chagall, na cidade do sul da França, Nice.
Foi condecorado, em 1977, pelo governo Francês, com o título Grã-Cruz da Legião de Honra.
Morreu aos 97 anos, no dia 29 de março de 1985 no sul da França, Saint-Paul-de-Vence.
Sua obra foi marcada por exílios e fugas, família, guerras e revoluções.
Pintor modernista, influenciado pelo Fauvismo e o cubismo, criou um mundo particular rico em mitos, criaturas singulares em uma atmosfera mágica e colorida.



Algumas obras de Marc Chagall

Eu e a Aldeia, 1911
O prometido, 1911
A Chuva, 1911
Maternidade, 1912
Paris à Janela, 1913
Sobre Vitebsk, c. 1914
Mania cortando o pão, 1914
O violinista verde, 1923-1924
A sirene, 1945
A Praça da Concórdia, Paris, 1960
Vila cinzenta, 1964
Cesta de frutas e ananás, 1964
O círculo vermelho, 1966
Alegria, 1880
Canção: A tora vermelha, 1981
O palhaço voador, 1981

domingo, 7 de setembro de 2008

Dubai - Arquitetura High Tech

Dubai é uma cidade famosa mundialmente por suas construções de arquitetura high tech, requintada e arrojada. Uma grande atração para os turistas do mundo inteiro.
Dubai figura como o segundo maior emirado do conjunto de sete emirados que formam os Emirados Árabes Unidos.
O forte de sua economia são as atividades oriundas do turismo que em breve vai contar com um imenso Centro de Comércio e Turismo. Possuí hoje um PIB de dar inveja aos chineses.
A cidade de Dubai é um imenso canteiro de obras, são os dirigentes dos Emirados Árabes Unidos, que sabendo dos poucos anos de vida do petróleo, investem no futuro.
A população é formada em sua maioria por emigrantes, vindos do Sul da Ásia de das Filipinas.
Dubai é uma cidade sinônimo de Arquitetura moderna e hospitalidade para quem têm muita grana, o paraíso para os bens sucedidos do mundo.





Conheça as principais atrações turísticas

Dubailândia- Sua área é o dobro da Disney World, destinada ao lazer e o entretenimento, ficará pronta até 2015.



Dubai Mall- Em construção, vai ser o maior centro comercial do planeta, está localizado no complexo Burj Dubai, será inaugurado em 2009.



Ski Dubai- É um dos maiores Resort de ski indoor do mundo com 22,500 metros quadrados de área de patinação interna. Faz parte do Shopping dos Emirados, um dos maiores shoppings do mundo. O Ski Dubai foi criticado pela grande quantidade de energia que utiliza para manter a neve congelada, e os efeitos que isso possa ter sobre o ambiente.





Obras arquitetônicas de Dubai

Palm Island- um arquipélago artificial no formato de uma palmeira. Uma segunda ilha artificial com formato de palmeira está em construção, já em estágio avançado. É prevista a construção de uma terceira ilha artificial no formato de palmeira. Em cada braço desta palmeira, estão sendo construídos elegantes hotéis e grandes residências.



The Word- é um arquipélago artificial, ainda em construção, que forma o desenho do mapa-múndi. Estas ilhas estão sendo vendidas com valores entre 6,2 a 36,7 milhões de dólares. A maior parte das ilhas já foi comprada por investidores de todo o mundo.



Burj Al Arab- é um dos hotéis mais luxuosos de Dubai. Foi construído sobre uma ilha artificial, com 321 metros de altura, sendo a 2ª estrutura mais alta usada como hotel, após perder o título para a Rose Tower, edificada também em Dubai. O edifício imita a vela de um barco, e hoje é um dos principais cartões postais da cidade e do país.





Burj Dubai- é o arranha-céu mais alto do mundo, embora ainda esteja em construção. O término de sua construção está previsto para 2009, e o seu custo estimado é de US$ 8 bilhões.



O Burj Dubai foi desenhado por Skidmore, Owings, Merrill, que também desenharam as Sears Tower em Chicago e a Freedom Tower em Nova Iorque, entre outros famosos edifícios. O interior será decorado por Giorgio Armani. Um Hotel Armani (o primeiro deste tipo) vai ocupar os primeiros 37 andares. Do 45º ao 108º andar haverá cerca de 700 apartamentos privados em 64 andares (que, segundo o responsável, foram vendidos em oito horas). As corporações e as suítes completarão a maior parte dos andares restantes. Também deverá ter o elevador mais rápido, a 18 m/s (65 km/h, 40 mph). Atualmente, o elevador mais rápido do mundo encontra-se no Taipei 101, Taipei, Taiwan, a 16,83 m/s (60,6 km/h, 37,5 mph).
O Burj Dubai deverá incluir 30 mil residências, nove hotéis, dezenove torres residenciais e doze hectares ao redor. Quando completa, a torre vai cobrir uma área total de dois milhões de m² de desenvolvimento.

Um novo projeto feito por arquitetos em Dubai, surpreende mais uma vez. Agora eles querem construir nos próximos anos uma cidade ecológica e auto-sustentável no país , batizada de Ziggurat. O design, em forma de pirâmide High Tech, prevê a instalação de turbinas eólicas e painéis solares para produção de energia, e sensores biométricos - como leitores de impressão digital e da íris - para controlar a segurança dos moradores. De acordo com arquitetos, prédio significaria economia de 90% de espaço para habitação, que poderia ser usado para agricultura.


Fonte e Foto - Leia mais