domingo, 31 de agosto de 2008

Blog Day - Celebrate!

Dia Internacional do Blog (BlogDay) - 31 de agosto! Dia escolhido para os blogueiros indicarem cinco blogs que acham interessantes. Uma excelente iniciativa para divulgar grandes escritores e pensadores da blogosfera.
O blog Leões e Cordeiros, recebeu uma indicação do blog Mundo Insano, da editora Daniela.
Aproveito a ocasião para felicitar a todos os amigos blogueiro, que se dedicam com carinho a essa árdua e deliciosa atividade de blogar.
Minha indicações são:




Magrelus Blog - do amigo e parceiro Glauber, nele você encontra sempre os melhores downloads:


Blog Palavras cruzadas com arte, do Amigo e parceiro Paulo Fleixinho.
Cultura e Arte, vale a pena conferir!

Blog Cultura Nordestina, Do parceiro e amigo Paulo França.
Escritor, amante da cultura popular nordestina e autor do livro "Para rir até chorar com a cultura popular”.

Blog Toques de Prazer, da amiga Monika Baumann.
Um blog que fala com naturalidade e requinte sobre sensualidade e prazer.

Reflexões e Satiras, blog da eliude, que mora na Itália e faz um trabalho brilhante e distinto.

Felicidades a todos e muito sucesso!

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Índios e Ongs na Amazônia - A Cobiça Internacional


Quando eu tomei gosto pela blogagem, meu primeiro assunto publicado foi sobre a Amazônia.
Minha formação universitária é incompleta, estudei economia até o terceiro ano. Mas a Amazônia sempre foi um assunto que me interessou muito, além de ser uma preocupação, pois brasileiro que se preza tem que gostar e zelar por nosso país, por nossas riquezas naturais.
Meu primeiro post foi 'Urgência Constitucional e Soberania Nacional'.
Esse texto nada mais é do que uma resenha do que eu havia lido em um estudo feito pela Maçonaria, onde eles chamavam a atenção do nosso governo para o risco eminente de perdermos a soberania para as potências mundiais que andam cobiçando nossas riquezas naturais e manipulando os índigenas em nossas fronteiras.
Várias potências mundiais como Estados Unidos, França, Inglaterra, prôpos serem gestores da Amazônia, declarando esse território como zona de interesse mundial e conferir ao Brasil soberania restrita sobre a região amazônica.
Idéia essa, muito bem rebatida pelo ex-ministro da educação e ex-governador do distrito federal Cristovam Buarque, Essa calou o debate, onde ao ser questionado por um jovem estudante estadunidense, em uma palesta nos Estados Unidos sobre o que ele achava da internacionalização da Amazônia, Cristovam Buarque dá um show que cala a todos do auditório.
A maçonaria também chamava a atenção para o projeto de lei que o Ilmo Sr. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enviou para o congresso, em regime de urgência constitucional em 2005, projeto de lei esse que recebeu o nº 4776/2005, Chamado Projeto de lei de gestão de florestas públicas.
Esse projeto trata entre outros assuntos, do programa nacional de florestas que tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável das florestas brasileiras por empresas privadas também de capital estrangeiro, na tentativa de lotear a Amazônia.
Esse projeto foi duramente contestado pela comissão permanente do Direito Ambiental do Instituto dos Advogados Brasileiros, que emitiu um parecer dizendo que esse projeto é uma afronta aos princípios democráticos e participativos do SISNAMA, projeto que deveria ser rejeitado por afrontar os incisos XVII do artigo 49 e III do artigo 91 da Constituição Federal, além de afrontar a ordem democrática.
Lendo o parecer, fica claro que esse projeto só atende aos interesses das potências que cobiçam nosso território.
Passados alguns meses eu recebi um e-mail de um amigo me falando a respeito de uma matéria publicada pelo jornalista Helio Fernandes da tribuna da Imprensa online, que tinha a seguinte chamada: Presidente Sarney, Collor, Itamar, FHC e Lula precisam se unir, contra a criação de 216 países dentro da Amazônia.
Fui verificar a veracidade da informação no jornal da tribuna, chegando lá encontrei realmente a matéria que dizia que, segundo denúncia do repórter Carlos Newton existia um documento na ONU chamado Declaração dos Povos Indígenas, assinado pelos Diplomatas do Itamarati e sem o conssentimento do Chanceller, que pretende desmembrar a Amazônia em 216 novos países totalmente desligados do Brasil e independente.
É claro que diante de uma denúncia tão grave eu comecei a colher mais informações, e ficava também pensando: Porque a grande imprensa não veícula essa notícia?
Continuei pesquisando na internet para ver se achava mais informações, até que encontrei a seguinte matéria assinada por Carlos Newton:

"O movimento pela internacionalização da Amazônia, que já conta com apoio ostensivo dos países desenvolvidos e da Organização das Nações Unidas (ONU), preocupa não somente as Forças Armadas brasileiras, mas também importantes instituições da sociedade civil, como a Maçonaria, que acaba de concluir um minucioso estudo sobre a questão".

Presidido pelo advogado Celso Serra, integrante da histórica Loja Dous de Dezembro, o grupo de trabalho criado pela Maçonaria denuncia os erros cometidos pelo governo brasileiro na votação da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas, aprovada pela ONU em setembro de 2006 e que abre caminho à possibilidade de perda da soberania nacional sobre a extensa região.

Além disso, o documento maçônico demonstra que a situação está sendo agravada também por omissão do Congresso, que se prepara para ratificar o acordo internacional da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas, sem fazer as necessárias ressalvas.

O estudo denuncia que a Emenda 45/2004, aprovada pelo Congresso e já incorporada à Constituição, determina que "os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais".

Até então, com jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, era entendimento pacífico que os tratados internacionais - mesmo aqueles que tratam de matéria relativa a direitos humanos - eram incorporados ao Direito brasileiro com status apenas de lei ordinária, mas a Emenda 45/2004 transformou esses acordos em normas constitucionais.

Assim, para que a Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas seja incorporada à Constituição, basta que se obedeçam os limites formais estabelecidos para a edição das emendas constitucionais, quais sejam, deliberação em cada casa do Congresso, em dois turnos de votação, com aprovação de três quintos dos votos dos congressistas.
Será uma norma constitucional e o Supremo Tribunal Federal - por mais patriotas que sejam seus membros - não poderá ser contra. Mandará cumpri-la, pois o ponto de arrimo jurídico estará criado", adverte o presidente do grupo de trabalho criado pela Loja Maçônica Dous de Dezembro, ressalvando que esse erro não foi cometido pelos representantes dos Estados Unidos, do Canadá, da Nova Zelândia e da Austrália na ONU, pois votaram contra a Declaração dos Povos Indígenas.
A seu ver, é preciso que se diga, escreva e alerte que a posição assumida pelo governo brasileiro na ONU, se confirmada pelo Congresso, a quem caberá a palavra final, poderá ser entendida e encarada como norma constitucional, a ser cumprida inexoravelmente, em prejuízo dos próprios brasileiros.

"Diante dessa situação, é necessário dar todo o apoio às Forças Armadas brasileiras, garantindo-lhes o direito pleno e irrestrito de mobilização por todo o território nacional, inclusive com reforço de verbas para preparação de pessoal, manutenção, reequipamento e aquisição de artefatos modernos, pois jamais conseguiremos defender e preservar a Amazônia brasileira, mantendo a soberania sobre ela, com equipamentos obsoletos e sucateados e sem contingente adestrado", assinala Celso Serra.

Por fim, a Maçonaria recomenda que seja dada nova redação ao Artigo 231 da Constituição, porque, segundo alerta o jurista Ives Gandra Martins, da forma como está redigido, por esse dispositivo constitucional, graças a uma visão errônea dos constituintes de 1988, os povos indígenas representam nações diferentes da brasileira, cabendo à União, tão somente, o ônus decorrente do papel de protetora deles e dos bens que não pertencem ao Brasil."

Tendo todos esses dados na mão, não é preciso entender muito de lei para perceber que existe realmente riscos de perdermos nossa soberania. Não se trata de paranóia da teoria da conspiração como muitos pensam.
Acesse o link , leiam a lei a Emenda 45/2004, inciso do paragrafo 3 e tire sua conclusão.

Por um tempo eu deixei esse assunto adormecido, pois percebí que as pesssoas rejeitavam esses fatos, a maioria das pessoas que liam sobre o assunto diziam que não existia essa possibilidade, e que a Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas é a possibilidade de reparar os erros que foram cometidos e amparar esse povo.
Acho que todos nós, brancos, pretos, pardos, indíos... somos todos brasileiros e devemos obedecer a mesma constituição. Não vejo porque de países estrangeiros ficarem ditando normas e leis dentro de nosso território. Existem muitas injustiças no país para serem corrigidas, mas isso é um problema para ser resolvido dentro do nosso território e sem a tutela internacional.

Abaixo deixo Alguns post que abordam esse assunto, todos assinados pelo Arthurius, editor do Blog Visão Panorâmica. Vale apena conhecer.

GENERAIS, ÍNDIOS E A BURRICE.

CONSPIRAÇÕES, AFRONTAS E O DESRESPEITO.

FANTASIAS, VERDADES E O PERIGO PSEUDOINDIGENISTA.

POLÍTICAS, EQUÍVOCOS E A BURRICE TELEGUIADA.

ÍNDIOS, MÁFIAS E A INOCÊNCIA ESTÚPIDA.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Cirque du Soleil - A inovação do circo


Cirque du Soleil, é uma companhia circense fundada em 1984, com base em Montréal, Quebec, Canadá. Significa "Circo do Sol", em Francês.
Seu fundador chama-se Guy Laliberté.
Cirque du Soleil, é o circo mais premiado do mundo, que proporciona por onde passa, um espetáculo estonteante. Cada espetáculo é um show de enredo, cenário e vestuário e perfomance. As apresentações são sempre acompanhadas por música ao vivo, suas trilhas sonoras são sempre um destaque nas apresentações que são influenciadas por ritmos musicais atuais.
Possui cerca de 3800 funcionários e uma oficina de arte onde seus futuros artistas são treinados.
Os espetáculos são criados a partir de um tema central, uma história, que é materializada ganhando vida através dos elementos que compõe as cenas, tais como: músicas, figurinos, performances, malabarismos, palhaços ,trapezistas, contorcionistas, apresentação com fogo...
A língua falada durante o espetáculo é o Cirquish, um dialeto imaginário criado pela companhia.
O elenco é formado por artistas de várias nacionalidades e os números sofrem influências do teatro mambembe, da ópera, balé e do rock.
Cirque du Soleil, é a inovação do circo, orgulho do seu país. A trupe do Cirque é hoje membro da Calçada da Fama no Canadá.
Mas esse circo só alcançou a fama e prestígio depois que o governo do Canadá financiou o projeto, pois a primeira vez que foi montado ele faliu.
Exemplo esse, que deveria ser seguido pelo Brasil, pois o circo brasileiro encontra-se hoje em profunda crise devido a falta de incentivos e a modernidade tecnologica que afastam os jovens dessa arte.
O custo de manutenção é muito alto, somente a ajuda do governo e da iniciativa privada, fará com que essa arte não desapareça da nossa cultura.
Fica o alerta aos nossos políticos.

Algumas belas imagens do Cirque du Soleil







Produções Itinerantes do Cirque du Soleil:

Saltimbancos - Teve sua última apresentação no Brasil no ano de 2006.
Alegria - 1994
Quidam - 1996
Dralion - 1999
Varekai - 2002
Corteo - 2005
Delirium - Sua última apresentação foi em abril de 2008, Londres
Kooza - 2007

Produções Fixas

La Nouba - Walt Disney
Mystére - Las Vegas
Zumanity - Las Vegas
Ka - Las Vegas
Wintuk - Nova York (no inverno)
Zed - Tokyo Disney Resort, Japão (teve uma apresntação em agosto de 2008 e terá a estréia oficial no dia 1º de outubro de 2008)
Zaia - Macau (teve uma apresentação dia 16 de julho e haverá a estréia oficial dia 28 de agosto de 2008)
Criss Angel Believe - Las Vegas (primeira apresentação dia 1 de setembro 2008, e estréia oficial dia 12 de setembro de 2008)

Visite o site oficial do Cirque du Soleil. Existem duas opções: Inglês e Francês.
Você pode fazer sua subscrição tornando-se membro do Cirque Club e desfrutar de boas informações: Apresentações, compra de ingressos e vídeos.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Brasil - Por onde anda a Justiça?


Trago aos amigos e leitores a triste história de Flavia, hoje com 20 anos, mas que vive em coma desde de seus 10 anos de idade.
Essa é uma história trágica que possivelmente poderia ter sido evitada se a justiça em nosso país zelasse efetivamente por todos os cidadãos fazendo cumprir os direitos e deveres que rezam em nossa constituição.
Flavia, uma menina de 10 anos, moradora de um condomínio residencial em São Paulo, estava brincando na piscina do prédio quando foi sulgada pelos cabelos pelo ralo de sucção.
Como sequela desse acidente, flavia vive hoje em coma, não anda, não fala. O quadro clínico de Flávia é irreversível, motivo de muita dor para a família e amigos.
Hoje com 20 anos, Flavia precisa de todo um aparato que torne mais digna a sua vida, mas os custos para sua sobrevivência são altos.
Sua mãe luta com o corpo e a alma todos os dias para que a justiça seja feita.
"A firma Jacuzzi do Brasil (fabricante do ralo), Condomínio Jardim da Juriti (Av.Juriti,541 - Moema - São Paulo) e AGF BRASIL SEGUROS (Seguradora do Condomínio), pague a devida indenização. Pois segundo os laudos feitos por peritos ficou constatado que a empresa
citada, Substituiu - sem orientação técnica - o equipamento de sucção da piscina.
O motor de potência de 0,50 cavalos foi substituído por outro de 1,50 cavalos com potência superior em 78% o que deixou o equipamento superdimensionado e fora dos padrões de segurança, conforme perícia técnica anexada aos autos do processo de Flavia.
Há quase dez anos, foi dada entrada na Justiça Paulista no processo de indenização por perdas e danos morais pelo acidente causado à Flavia. Há quase dez anos a mãe de Flavia luta na justiça pela condenação dos culpados. Até hoje os réus seguem impunes, e Flavia, já com 20 anos, segue vivendo sem a proteção que deveria - de imediato - lhe ter sido dada pela justiça que de tão lenta se torna uma justiça injusta.
Durante todos esses anos de batalha judicial, o processo de Flavia teve dois julgamentos. Em ambos foram concedidas indenizações de valores irrizórios, ínfimos, podendo mesmo serem considerados aviltantes, tendo em vista as gravíssimas sequelas que este acidente - causado por
negligência de terceiros - deixou em Flavia. Em novo e último recurso foi solicitado à justiça, - agora em Brasília - indenização de valor adequado à gravidade deste acidente, para que Flavia possa ser cuidada - pelo resto de sua vida - com os recursos de que necessita para ter uma sobrevida digna. Há mais de um ano, o processo de Flavia teve autorização da justiça paulista para ser julgado em Brasília, em última instância. Há mais de três meses, essa decisão saiu publicada no Diário Oficial de São Paulo.
Somente dia 14 de Julho de 2008, o processo de Flavia saiu do Tribunal de Justiça de São Paulo rumo ao Superior Tribunal de Justiça em Brasília. E lá, ninguém sabe por quantos anos ainda permanecerá."

O que vemos hoje no Brasil é uma total falta de respeito por parte do poder judiciário, onde os processos se arrastam e muitas vezes a impunidade fica a mercê do poder econômico.
Não é blasfêmia, basta olhar nossos noticiários todos os dias, é um festival de arbitrariedade:
são juízes envolvidos em corrupção, políticos provadamente corruptos que se beneficiam de leis que os protegem, as chamadas imunidades parlamentares, e por aí vai.
A sociedade, digo principalmente a "Classe Média", porque essa deveria ter mais responsabilidade, no entanto se cala e se omite. Mas isso enquanto um raio não atinja sua cabeça, pois aí,vão para as ruas, fazem passeatas pela paz, criam ongs, protestos mil!
Mas na hora de eleger um representante do povo, põe no poder pessoas sem um mínimo de preparo para o cargo, além de elegerem pessoas sabidamente corruptas e com um passado pouco lícito.
Isso acontece porque?
São vários os motivos: Votam em troca de um cargo melhor, votam em troca de beneficios pessoais, vota em seu parente mesmo sabendo que ele não vale nada, mas ser parente de um político, confere status, né!
A verdade é que se queremos um país melhor, se queremos ser cidadãos respeitados temos que mudar nossas atitudes diante da vida.
Falta a nação conceitos de ética e de respeito ao próximo, valores morais.
O STF, a poucos dias rejeitou a esperança que tinhamos de começar a moralizar a vida pública do país, pois permitiu contrariando nossos anseios, que candidatos com fichas sujas possam se candidatar. Foi um balde de água fria na cabeça dos brasileiros.
Mas não devemos desistir!
Abrace toda boa causa que você ver pela frente, junte-se sempre ao lado daquilo que trás beneficios para a sociedade como um todo.
Devemos colocar de lado nosso egoísmo e pensar sempre no bem estar coletivo.
Por isso peço, que nessas eleições de seu voto consciente, preste atenção na vida daquele que você vai eleger para ser seu representante.
Seu voto é secreto e ninguém tem o direito de se apropriar dele sem a sua vontade ou permissão.
Não vote em candidato com ficha suja, nem tão pouco naquele sujeito que te oferece beneficios em troca de seu voto.
No final das contas é sobre a população que recairá os altos impostos de uma máquina administrativa deficitária devido ao mal uso do dinheiro público: menos escola, menos saúde, menos segurança, menos justiça.., e por fim menos dignidade!
Só mudaremos a atual situação país, quando mudarmos nossas atitudes

Pense nisso com carinho!

Abrace essa causa, Justiça para Flavia. Se você têm um blog entre na blogagem coletiva.
E se você é apenas um leitor, envie por email aos seus amigos aumentando essa corrente de solidariedade, e vamos exigir justiça.
Lembre-se que hoje, todos estamos na mira da impunidade e da arbitrariedade da nossa justiça, não sabemos o que o futuro nos reserva. Não espere a injustiça bater a sua porta, participe!
Leia:
Blogagem Coletiva, participe.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Mafalda a menina dos olhos do Quino

Mafalda é uma menina, personagem das histórias em quadrinhos (tirinhas) criadas (em 1964) pelo argentino Joaquim Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, um dos maiores cartunistas do mundo.
Mafalda questionava todos os problemas políticos que afligiam sua alma infantil e, ao mesmo tempo, refletia o conflito que as pessoas da época enfrentavam, sobretudo a progressiva mudança nos costumes e a já incipiente introdução da tecnologia no cotidiano.
Mafalda é um sucesso até hoje, apesar de sua publicação ter terminado no começo dos anos 70. Seus fãs pelo mundo ainda se utilizam da personagem para fazer alguma critica social.



Um dia Mafalda ouve no rádio:

"O Papa fez um apelo pela Paz"
E com sua ingenuidade infantil, Mafalda responde ao aparelho:
"E deu ocupado como sempre, não é?"

Mafalda foi muito bem definida como uma "heroína iracunda que rejeita o mundo assim como ele é... reivindicando o seu direito de continuar sendo uma menina que não quer se responsabilizar por um universo adulterado pelos seus pais.
Na Argentina, Mafalda virou nome de praça, o povo reverencia tanto Mafalda quanto o autor dessa personagem de personalidade tão marcante.
Quino, vive em Milão e seu trabalho é reconhecido no mundo todo.

Principais trabalhos do cartunista Quino:



















Veja mais em Quino publicações

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Políticos e Pinóquios - Se Mente Sinceramente?


A Implosão da Mentira

(Affonso Romano de Sant’ Anna)


Fragmento 1

Mentiram-me.Mentiram-me ontem
e hoje mentem novamente.Mentem
de corpo e alma, completamente.
E mentem de maneira tão pungente
que acho que mentem sinceramente.

Mentem, sobretudo, impune/mente.
Não mentem tristes.Alegremente
mentem. Mentem tão nacional/mente
que acham que mentindo história afora
vão enganar a morte eterna/mente.

Mentem.Mentem e calam. Mas suas frases
falam. E desfilam de tal modo nuas
que mesmo um cego pode ver
a verdade em trapos pelas ruas.

Sei que a verdade é difícil
e para alguns é cara e escura.
Mas não se chega à verdade
pela mentira, nem à democracia
pela ditadura.


Fragmento 2

Evidente/mente a crer
nos que me mentem
uma flor nasceu em Hiroshima
e em Auschwitz havia um circo
permanente.

Mentem. Mentem caricatural-
mente.
Mentem como a careca
mente ao pente,
mentem como a dentadura
mente ao dente,
mentem como a carroça
à besta em frente,
mentem como a doença
ao doente,
mentem clara/mente
como o espelho transparente.
Mentem deslavadamente,
como nenhuma lavadeira mente
ao ver a nódoa sobre o linho.Mentem
com a cara limpa e nas mãos
o sangue quente.Mentem
ardente/mente como um doente
em seus instantes de febre.Mentem
fabulosa/mente como o caçador que quer passar
gato por lebre.E nessa trilha de mentiras
a caça é que caça o caçador
com a armadilha.
E assim cada qual
mente industrial? mente,
mente partidária? mente,
mente incivil? mente,
mente tropical?mente,
mente incontinente?mente,
mente hereditária?mente,
mente, mente, mente.
E de tanto mentir tão brava/mente
constróem um país
de mentira
-diária/mente.


Fragmento 3

Mentem no passado. E no presente
passam a mentira a limpo. E no futuro
mentem novamente.
Mentem fazendo o sol girar
em torno à terra medieval/mente.
Por isto, desta vez, não é Galileu
quem mente.
mas o tribunal que o julga
herege/mente.
Mentem como se Colombo partin-
do do Ocidente para o Oriente
pudesse descobrir de mentira
um continente.

Mentem desde cabral, em calmaria,
viajando pelo avesso, iludindo a corrente
em curso, transformando a história do país
num acidente de percuso.


Fragmento 4

Tanta mentira assim industriada
me faz partir para o deserto
penitente/mente, ou me exilar
com Mozart musical/mente em harpas
e oboés, como um solista vegetal
que absorve a vida indiferente.

Penso nos animais que nunca mentem.
mesmo se têm um caçador à sua frente.
Penso nos pássaros
cuja verdade do canto nos toca
matinalmente.
Penso nas flores

cuja verdade das cores escorre no mel
silvestremente.

Penso no sol que morre diariamente
jorrando luz, embora
tenha a noite pela frente.


Fragmento 5

Página branca onde escrevo. Único espaço
de verdade que me resta. Onde transcrevo
o arroubo, a esperança, e onde tarde
ou cedo deposito meu espanto e medo.
Para tanta mentira só mesmo um poema
explosivo-conotativo
onde o advérbio e o adjetivo não mentem
ao substantivo
e a rima rebenta a frase
numa explosão da verdade.

E a mentira repulsiva
se não explode pra fora
pra dentro explode
implosiva.

Foto- Imotion Imagens

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Mitologia Grega - Mundo Mítico

Há três mil anos atrás o homem não tinha os conhecimentos científicos que explicassem os fenômenos da natureza ou os acontecimentos históricos.
Assim os Gregos na antiguidade criaram várias histórias de sua imaginação, com as quais eles expressavam o significado dos fatos políticos, sociais e econômicos, preservando assim a memória histórica de seu povo, suas lendas e mitos que fazem parte da Mitologia Grega que hoje conhecemos.



Da imaginação fértil do povo da Grécia antiga, nasceram personagens e figuras mitológicas: Hérois, deuses, centauros, ninfas e titãs; que davam explicações e influênciavam os Gregos em suas vidas.
Todas as atividades do cotidiano dos Gregos eram regidas por um Deus que os protegiam, e que por eles eram adorados e respeitados.
O oráculo tinha a resposta para seu presente e para o futuro, através da Pitonisa, que era a mulher que a serviço dos deuses pronúnciava o oráculo.

Principais seres da mitologia grega

Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos.
Exemplos : Herácles ou Hércules e Aquiles.
Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes.
Exemplo : Medusa
Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.
Minotauro.

Atlas(Titã), rei da mítica Atlântida


Hércules



"Existe uma espécie de preconceito generalizado contra os pensamentos não-científicos, especialmente contra os métodos filosóficos especulativos e o pensamento mítico. Porém, o estudo da Mitologia não pode ser visto com um interesse meramente histórico. A Mitologia Grega é a base do pensamento ocidental e guarda em si a chave para o entendimento de nosso mundo, de nossa mente analítica e de nossa psicologia. Ao se comparar a Mitologia Grega com as demais mitologias (africanas, indígenas, pré-colombianas, orientais, etc) descobre-se que há entre todas elas um denominador comum. Algumas vezes estaremos frente aos exatos mesmos deuses, apenas com nomes diferentes, sem que exista nenhuma relação histórica entre eles. Este material comum a todas as mitologias foi descoberto pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung e foi por ele denominado de "Inconsciente Coletivo". O estudo deste material revela-nos a mente humana e seus meandros multifacetados. Como foi dito, os mitos são atemporais e eternos e estão presentes na vida de cada Ser Humano, não importa em que tempo ou em que local.
O estudo da Mitologia torna-se então essencial a todo aquele que pretende entender profundamente o ser humano e sua maneira de ver o mundo. Os deuses tornam-se forças primordiais da natureza psíquica humana e readquirem Vida e poder. Nota-se a sua utilização no cotidiano em cada pequeno detalhe. A existência real dos deuses mitológicos antigos em todas as suas roupagens étnicas reafirma em última instância a idéia de divindade em si: através dos deuses encontra-se a "idéia de Deus" e, através dela, Deus em toda sua misteriosa ambigüidade. A Mitologia transfere o conhecimento humano de um plano meramente materialista (científico) para um plano psíquico vivo (Inconsciente Coletivo) e deste, para um derradeiro plano espiritual. O desafio está em realizar a verdadeira "religião" (religação) do mundo externo ao mundo interno, do concreto ao abstrato, do material ao espiritual, do mortal ao imortal e eterno."

Dedalo, Ícaro


Nos primeiros séculos da Era Cristã os gregos iniciaram sua conversão para o cristianismo abandonando todos os outros deuses. Entretanto, a mitologia grega permanece até hoje nas artes e na poesia. O mundo científico também presta homenagem aos deuses gregos, como no caso dos nomes dados aos planetas do sistema solar.

Olimpo


Os Deuses Olímpicos são os 12 deuses principais da mitologia grega, que vivem no Monte Olimpo(principal montanha da Grécia), de onde vem seu nome. Os deuses olímpicos moravam em um imenso palácio, em algumas versões de cristais, construído no topo do Monte Olimpo, uma montanha que ultrapassaria o céu. Comiam a ambrósia e bebiam o néctar, alimentos exclusivamente divinos, ao som da lira de Apolo, do canto das Musas e da dança das Cárites. Apesar de não haver confirmação mitológica, supõe-se que os deuses olímpicos não ficavam exclusivamente no Olimpo, mais exerciam suas responsabilidades em outros locais, por exemplo, como Hades que vive no mundo dos mortos.
Os deuses Gregos eram imortais, porém possuíam características de seres humanos. Ciúmes, inveja, traíção e violência também eram características encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta união entre deuses e mortais surgiam os heróis.

Os principais Deuses da Mitologia (Deuses que viviam no Monte Olimpo):

Zeus, deus dos deuses, do céu e da terra, senhor do Olimpo;

Hera, esposa de Zeus, deusa dos deuses, protetora do casamento.

Poseídon, deus dos oceanos e mares.

Hades, deus do mundo dos mortos.

Atena,deusa da guerra justa, da justiça, da sabedoria.

Apolo, deus do Sol, das artes e das profecias.

Ártemis, deusa da lua e da caça.

Afrodite, deusa do amor e da beleza.

Ares, deus da guerra.

Hefesto, deus do fogo e da metalurgia.

Hermes, o mensageiro de Zeus, protetor dos ladrões e comerciantes.

Dionísio, deus do teatro, do vinho e das festas.

Por vezes alguns autores incluem outros deuses entre os 12 olímpicos, considerados "Deuses olímpicos menores". São eles:

Deméter, deusa da agricultura.

Eros, deus do amor.

Héstia, deusa da família.

Éolo, deus dos ventos.

Héracles, depois de morto, foi aceito entre os olímpicos.

Os Hérois e Heroínas da mitologia Grega distinguia-se dos deuses por serem mortais, eram personagens numa posição intermediária entre o homens e os deuses gregos. Possuiam poderes especias superiores aos humanos (força, inteligência e velocidade). Os principais heróis são:

Aquiles: participou do cerco da cidade de Tróia, ajudando na vitória grega. Era um excelente guerreiro, com muitas qualidades nesta área. Seu ponto fraco era o calcanhar. Morreu ao ser atingido neste local, por uma flecha arremessada por Páris. Este evento ocorreu durante a Guerra de Tróia.

Herácles/Hércules - a força física era a principal qualidade deste herói. Suas façanhas estão presentes nas histórias sobre os Doze Trabalhos de Hércules. Derrotou monstros e cumpriu vários desafios que seriam impossíveis para os humanos. Era filho de Zeus e Alcmena.

Teseu - venceu o Minotauro no labirinto de Creta.

Agamenon - guerreiro valente e forte, foi o guerreiro comandante na Guerra de Tróia.

Perseu - foi o herói que conseguiu decapitar a Medusa.

Ajax- herói guerreiro que também atuou nas batalhas da Guerra de Tróia.

Édipo- Com sua inteligência superior, decifrou o enigma da Esfinge, tornando-se assim, rei de Tebas.

Cadmo- venceu o dragão que controlava a cidade de Tebas.

Atlanta- heroína grega que participou da caçada ao javali de Caridon.

Esse é um pequeno resumo e formatação do assunto.
A literatura sobre mitologia grega é vasta e ficaria impossível resumi-la em um único texto.
Meu primeiro contato com a mitologia grega foi quando criança, no colégio tive que ler um livro chamado "Os Doze Trabalhos de Hércules", Confesso que a partir desse momento, fiquei apaixonada pelo o assunto.
Espero que você tenha gostado e mergulhe nesse universo mágico, mítico e encantador.


Pesquisa
Nicolas André
Wikipédia

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Herdeira dos Templários X Papa Bento XVI

Inicialmente conhecidos como "Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão", foi uma Ordem Militar fundada no ano de 1118, em Jerusalém, para proteger os peregrinos e os lugares sagrados da Terra Santa. Essa ordem militar era formada por monges guerreiros que usavam manto branco e cruz vermelha foram um colosso militar e financeiro. Seu quartel general situava-se em um prédio ao lado da Mesquita de
Al-aqsa, parte superior do semi-destruído Templo de Salomão. Esse quartel foi uma concessão do rei Balbduíno II, onde foi instalada a base militar dos destemidos e valentes soldados de elite, a tropa de choque de Deus.
O poderio dessa organização militar, foi devido ao fato dos Templários terem sido os fiéis depositários dos bens dos cristãos ricos, fato esse que despertou a cobiça do Rei da França em 1307, ano que os oficias de Filipe IV invadem a principal instalação dos templários na França, aprisionam seus dirigentes.
Nesse momento é instaurado um processo forjado, no qual acusam os Templários de serem adoradores pagãos do diabólico Baphomet, de cuspirem na cruz, de negarem os sacramentos e de orgias sexuais uns com os outros. Sob forte pressão e tortura eles assinam a forjada confissão de culpa.

Para entenderem melhor essa história, voltarei ao ano de 1071, quando os Turcos mulçumanos tomaram Jerusalém. "Na Europa, a Igreja Católica organizou expedições militares em direção à Terra Santa, com o objetivo oficial de reconquistar os territórios sagrados de sua religião. Essas expedições foram denominadas Cruzadas, pelo fato de seus peregrinos usarem uma cruz nas vestimentas e bandeiras.
Com a decadência do sistema feudal europeu, tornar-se um cruzado e partir para o Oriente em busca de terras e riquezas era uma alternativa considerável.
Assim, a maior parte dos soldados cruzados era compostas por camponeses e mendigos. Isso sugere que havia motivos comerciais e políticos camuflados sob o objetivo religioso. Além disso, os mulçumanos não se opunham a peregrinação cristã até Jerusalém. Havia apenas pequenos conflitos entre estes grupos distintos. Os cristãos solicitaram ao Papa Urbano II que os ajudasse nessas batalhas. O Papa percebeu neste pedido um pretexto para ampliar os domínios e a riqueza da Igreja. Assim, organizou e enviou o primeiro contingente cruzado.
A primeira Cruzada partiu em novembro de 1097 e contou com um apoio intenso da população. Em 1212 promoveu-se até mesmo a Cruzada das Crianças. Num momento de declínio do exército cristão em terras orientais, milhares de meninos foram levados na convicção de que a providência Divina daria a eles o que grandes e poderosos esquadrões não foram capazes de obter. A maioria dos garotos morreram doente ou em naufrágios durante a viagem. Os poucos que chegaram ao destino foram mortos ou escravizados pelos mulçumanos. Ao todo, foram organizadas oito Cruzadas até 1270, quando os cristãos viram-se obrigados a deixarem a Palestina e outros territórios conquistados.
Os combates entre cristãos e mulçumanos são considerados por alguns pesquisadores como a primeira Guerra Mundial, pois atingiu a Europa, Ásia e África. Nesse período, várias Ordens foram fundadas para garantir a peregrinação cristã e a posse das terras: Joaninos, Pobres Cavaleiros de Cristo, Teutônica, Porta-Espada entre outras.
No ano 1118, Jerusalém já era um território cristão. Assim, nove monges veteranos da primeira Cruzada, entre eles Hugh de Payen e Gogofredo de Saint Omer, dirigiram-se ao rei de Jerusalém Balduíno I e anunciaram a intenção de fundar uma ordem de monges guerreiros. Dentro de suas possibilidades, se encarregariam da segurança dos peregrinos que transitavam entre a Europa e os territórios cristãos do Oriente. Os membros fizeram votos de pobreza pessoal, obediência e castidade.
Os denominados Pobres Cavaleiros de Cristo se instalaram numa parte do palácio que foi cedida por Balduíno, um local que outrora foi o Templo de Salomão. Por isso ficaram conhecidos como Cavaleiros do Templo, ou Cavaleiros Templários. Apenas em 1127 no Concílio de Troyes, o Papa Honório II outorgou a condição de Ordem, concedendo um hábito branco com uma cruz vermelha no peito. O símbolo era um cavalo montado por dois soldados, numa alusão a pobreza.
A Ordem desenvolveu uma estrutura básica e se organizou numa hierarquia composta de sacerdotes até soldados. A esta altura, constituída não apenas por religiosos mas principalmente por burgueses, os Templários se sustentavam através de uma imensa fortuna que provinha de doações dos reinados.
Durante um período de quase dois séculos, a Ordem foi a maior organização Militar-Religiosa do mundo. Suas atividades já não estavam restritas aos objetivos iniciais. Os soldados templários recebiam treinamento bélico; combatiam ao lado dos cruzados na Terra Santa; conquistavam terras; administravam povoados; extraíam minérios; construíam castelos, catedrais, moinhos, alojamentos e oficinas; fiscalizavam o cumprimento das leis e intervinham na política européia. Além de aprimorarem o conhecimento em medicina, astronomia e matemática. Houve até mesmo a criação de um sistema semelhante ao dos bancos monetários atuais. Ao iniciar a viagem para a Terra Santa, o peregrino trocava seu dinheiro por uma carta de crédito nominal que lhe era restituída em qualquer posto templário. Assim, seus bens estavam seguros da ação de saqueadores. O poder dos Templários tornou-se maior que a Monarquia e a Igreja.
As seguidas derrotas das Cruzadas no século XIII, comprometeram a atividade principal dos Templários, e a existência de uma Ordem Militar com tais objetivos já não era necessária. Neste mesmo período, o Rei Filipe IV - O Belo - comandava a França. Diferente da maioria dos monarcas que eram subalternos à Igreja, Filipe se engajava em campanhas aliadas ao Clérigo, em troca de benefícios políticos.
Filipe IV devia terras e imensas somas em dinheiro aos Templários. Assim, propôs ao arcebispo Beltrão de Got uma troca de favores. O monarca usaria sua influência para que o religioso se tornasse Papa. Por sua vez, Beltrão de Got se comprometeria a exterminar a Ordem dos Templários assim que alcançasse o papado. Apenas um Papa possuía poder político para fazê-lo. No ano de 1305, Beltrão de Got sobe ao Trono de São Pedro como o Papa Clemente V.
Neste momento tinha início as acusações contra os cavaleiros e a implacável perseguição em toda a Europa. O processo inquisitório contra os Templários se estendeu por vários anos sob torturas e acusações diversas, como heresia, idolatria, homossexualismo e conspiração com infiéis. Os condenados eram levados à fogueira da Inquisição. Na França, o último Grão-Mestre da Ordem, Jacques de Molay, e outros 5 mil cavaleiros foram encarcerados pelos soldados do Rei Felipe. Na Grã-bretanha, a Ordem foi dissolvida pelo Rei Eduardo II. Na Alemanha e Suíça, os Cavaleiros foram declarados inocentes mas a Ordem também foi suprimida.
Finalmente, em 18 de março de 1314, Jacques de Molay foi levado à fogueira da Santa Inquisição às margens do Rio Sena, em Paris. Há uma lenda, que agonizante em meio às chamas, o líder dos Templários amaldiçoou o Papa Clemente V e o Rei Felipe, dizendo que se os Templários tivessem sido injustamente condenados, o Papa morreria em no máximo 40 dias e o Rei dentro de um ano. O Papa morreu 33 dias após a execução de Molay e o Rei em pouco mais de 6 meses.
Em toda a Europa, a Ordem dos Templários foi oficialmente extinta. Seus bens, o imenso contingente do exército e sua estrutura foram diluídos em outras Ordens menos expressivas. Atualmente, a Ordem Rosa Cruz e a Maçonaria se consideram ascendentes diretas dos Cavaleiros Templários."

Mistérios Templários

"Durante uma jornada que se estendeu por quase dois séculos e se consagrou com um alto nível de poder e popularidade, foi gerada uma série de lendas que se confundem com fatos em torno dos Templários. Realmente, é provável que tenham desenvolvido uma filosofia influenciada pela sabedoria oriental. Mas não chegava a ser uma heresia. Soma-se a isso às acusações apresentadas no período da queda da Ordem e encontra-se uma imensidão de hipóteses interessantes: desde adoração ao demônio até a influência arquitetônica.
Até mesmo os objetivos originais da Ordem dos Templários são alvos das possibilidades. Segundo especulações, sua fundação teria sido articulada por Bernardo de Claraval (São Bernardo) para buscar a Arca da Aliança e as Tábuas das Leis Divinas no Templo de Salomão. A partir do momento que foram encontradas, os Templários se desenvolveram em todos os aspectos. O Santo Graal seria apenas uma metáfora para se referir a esses tesouros.
O mito da heresia surgiu através das acusações que dissolveram a Ordem em toda a Europa. Sob tortura, os cavaleiros declaravam que cuspiam e andavam sobre a cruz, trocavam beijos obscenos no umbigo e nas nádegas (nesta época, beijo na boca entre homens era aceitável), negavam a divindade de Cristo e ainda idolatravam uma imagem demoníaca denominada Baphomet. Porém, após as sessões de tortura e a irrevogável condenação, os Cavaleiros negavam as confissões assinadas. Havia poucas evidências de que os Templários se desviaram dos conceitos básicos da Igreja Católica daquela época.
Na Grã-bretanha, Robert Bruce buscava a independência da Escócia e articulava uma batalha contra o exército do Rei Eduardo II. As tropas de Eduardo possuíam armas e um contingente muito superior ao inimigo. Mesmo assim os rebeldes escoceses combateram o exército real. Acredita-se que um grupo de cavaleiros Templários, altamente treinado, teria se refugiado na Escócia e lutado ao lado de Bruce.
Provavelmente, em 1250 os Templários já haviam estado na América. Devido ao seu grande crescimento econômico através de matéria-prima e minérios como ouro e prata, escassos na Europa, supõe-se que parte de sua riqueza já havia sido extraída do continente americano. O fato de ser uma Ordem Secreta, onde os segredos só eram transmitidos entre seus membros à medida que eram promovidos, explica a ausência de registros históricos dessas navegações. Há mapas incluindo o Brasil desde 1389.
Após a extinção da Ordem, os Templários portugueses passaram a se chamar Ordem de Cristo e mudaram sua bandeira. As naus que aportaram no Brasil traziam a bandeira desta nova Ordem. Pedro Álvares Cabral seria não apenas um navegador, mas um dos altos comandantes da Ordem de Cristo, que fez uso dos mapas e cartas de navegação templárias para "descobrir" o Brasil.
A arquitetura gótica surgiu repentinamente durante o desenvolvimento da Ordem dos Templários. Não pode ser considerada uma continuidade da arquitetura romana, pois os conceitos entre ambas são totalmente opostos. A arquitetura romana baseia-se numa força de cima para baixo que estabiliza toda a construção. Enquanto a gótica está baseada no princípio contrário, numa força que pressiona de baixo para cima. Esses conceitos arquitetônicos e geométricos são muito avançados para o pensamento medieval. Portanto, acredita-se que a arquitetura gótica tenha surgido através de um conhecimento secreto adquirido pelos Templários, e as várias Catedrais tenham sido edificadas para guardar suas riquezas."



Apostasia na Igreja e no Mundo

A atual ordem dos templários apresenta processo contra o Papa Bento XVI.
03.08.2008 - A Ordem Soberana do Templo de Cristo, que afirma ser a herdeira dos míticos templários, apresentou um processo contra o papa Bento 16, a quem exigem a reabilitação da ordem, suspensa por Clemente 5, em 1307.
Também pedem o reconhecimento de seus bens apreendidos avaliados em 100 bilhões de euros (US$ 155 bilhões).
A ação, apresentado em um tribunal de Madri contra o pontífice através da Nunciatura Apostólica na Espanha, solicita a revisão do processo, que terminou com a suspensão da ordem templária há 700 anos.
A denúncia é formulada contra a pessoa física do papa Bento 16 como sucessor de Clemente 5, e não como chefe de Estado do Vaticano, e deixa claro que os atuais templários não desejam a restituição patrimonial dos espólios no século 14, que atualmente alcançariam os 100 bilhões de euros.

"Não pretendemos em nenhum caso causar a falência da Igreja Romana", acrescenta o documento, "mas o tribunal pode ter uma idéia da magnitude da operação tramada contra nossa ordem".
Segundo a Ordem Soberana do Templo de Cristo, legalmente inscrita no registro de associações, os templários tinham recenseadas 9 mil propriedades em toda a Europa, sem contar os direitos sobre terras, pastos, moinhos e direitos portuários, inclusive navios de transporte e de guerra.
No século 14, os templários, que contavam com mais de 15 mil cavaleiros em toda a Europa, tinham propriedades na França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Bélgica, Luxemburgo e Polônia.
O processo ainda aguarda a resolução do recurso de apelação apresentado pela Ordem do Templo perante a Audiência Provincial de Madri, depois de não ter sido aceita em primeira instância.
Em seu primeiro auto, a juíza encarregada do caso rejeitou o caso por falta de jurísdição, ao entender que não correspondia a seu tribunal se pronunciar a respeito de acontecimentos de 700 anos atrás, "por ser assunto próprio de historiadores".

Pesquisa:
História Antiga e Medieval
Foto dos Cavaleiros Templários
Spectrum
Especial Templários

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Leonardo da Vinci - Simbolismo e Polêmica

Leonardo da Vinci
(1452/1519)


Leonardo di ser Piero Da Vinci, nasceu em 15 de abril de 1452, na Itália.
Quanto ao local de nascimento, existem controvérsias, alguns historiadores afirmam que ele nasceu perto dos Montes Albanos entre as cidades italianas de Florença e Pisa, outros dizem que ele nasceu em Anchiano.
Dizem alguns historiadores que Da vinci era filho ilegítimo de Piero da Vinci, um jovem notário e de Caterina, uma jovem camponesa, outros dizem que ela era uma escrava judia oriunda do Oriente Médio comprada por Piero. Mas o fato era que Da Vinci assinava suas obras apenas com o nome de "Leonardo".
Da Vinci foi o pintor Renascentista mais famoso. Se destacou como pintor, escutor, arquiteto, engenheiro,matemático,físico,poeta,cientista, botânico e músico; Mas não se tem certeza sobre sua formação acadêmica.
Sua obras demonstram precisão cientifica e um alto pode imaginativo.
Utilizava ao pintar todos os seus conhecimentos científicos: suas figuras humanas derivavam diretamente dos estudos de anatomia, enquanto as paisagens revelavam o conhecimento de botânica e geologia.
Muitas de suas obras se perderam, foram destruídas ou ficaram inacabadas.
Pouco antes de morrer, nomeou seu discípulo predileto, Francisco Melzi, herdeiro de todos os valíosos estudos, desenhos e anotações. Com a morte do discípulo, os manuscritos se espalharam e se perderam.
Somente a terça parte da obra que Leonardo produziu é preservada até os dias atuais.
É considerado por muitos, como o verdadeiro gênio da história, devido a seu conhecimento em várias áreas da ciência e da arte.
Seu quadro mais famoso foi sem dúvida, Monalisa, também chamado La Gioconda, uma figura de mulher que retrata a idéia que o pintor fazia da beleza perfeita.


Outra obra famosa de Leonardo da Vinci foi a Última Ceia, essa pintura encontra-se hoje em estado precário, deteriorada pelo tempo.


Veja esse quadro em alta resolução no site Italiano haltadefinizione

As principais características das pinturas de Da Vinci : utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com expressões de sentimento, detalhismo artístico.

Principais trabalhos de Da Vinci:

Trabalhos de pinturas, *artes plásticas: Gioconda (Monalisa) , Leda, Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A Última Ceia, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Madona das Rochas, Retrato de Músico, São João Batista, Madona do Fuso, Leda e o Cisne.

Trabalhos de invenções: máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, paraquedas, besta gigante sobre rodas, máquina a vapor, submarino.

Trabalhos Científicos: homem vitruviano, anatomia do tronco, estudo de pé e perna, anatomia do olho, estudo da gravidez, estudos e embriões.

Homem Vitruviano


Projetos de Arquitetura : Projeto arquitetônico de uma cidade, projeto de um porto, templo centralizado.

Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), pois ele sabia da possibilidade de ser considerado herege, devido ao conteúdo considerado como feitiçaria pela igreja católica. Outra forma de ludibriar essa ameaça foi escrever seus manuscritos da direita para a esquerda. Já historiadores acreditam que esta escrita era um sinal de que Leonardo da Vinci tinha dislexia, pois escrevia de forma embaralhada e ás vezes gostava de formar anagramas.
O simbolismos expostos em suas pinturas é outra tática usada para enganar a igreja e deixar às gerações futuras revelações.
Dan Brown, em seu livro "Código da Vinci", faz revelações a respeito dos simbolismos presente no quadro "Madona das Rochas" e fala também que o nome Mona Lisa poderia ser um anagrama de duas divindades egípcias da fertilidade Amon e L'Isa, muito referenciadas pelos pagãos da época.
Dan Brown também levanta através dos simbolismos indicados por ele, a polêmica em torno do fato de Maria Madalena ter tido uma íntima relação com Jesus Cristo, e mostra essas evidências a partir do quadro da "Santa Ceia".
Mas essas afirmações de Dan Brow, não há qualquer fundamentação histórica, tendo sido duramente criticado por estudiosos de arte e principalmente pela igreja católica.
São muitas as lendas a respeito da obra e do artista Leonardo da Vinci, mas sem dúvidas nenhuma, ele é um dos maiores gênios das artes e da humanidade, devido as multiplas contribuíções nas diversas ciências.

Atribuídos a Leonardo da Vinci:

"Quando ouvimos os sinos, ouvimos aquilo que já trazemos em nós mesmos como modelo. Sou da opinião que não se deverá desprezar aquele que olhar atentamente para as manchas da parede, para os carvões sobre a grelha, para as nuvens, ou para a correnteza da água, descobrindo, assim, coisas maravilhosas. O gênio do pintor há-de se apossar de todas essas coisas para criar composições diversas: luta de homens e de animais, paisagens, monstros, demônios e outras coisas fantásticas. Tudo, enfim, servirá para engrandecer o artista."

"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."

"Não se pode amar ou odiar quem não se conhece ainda."


Fontes e Dados:
Navegue pelas obras, inventos e estudos de Leonardo da Vinci
Wikipédia
Onde encontrar fotos das Principais obras de Leonardo da Vinci
Foto de leonardo da vinci
Foto Santa ceia

domingo, 17 de agosto de 2008

Berthold Brecht - Dramaturgo e Poeta Modernista

Berthold Brecht
(1898/1956)

"Hay hombres que luchan un dia y son buenos.
Hay otros que luchan un año y son mejores.
Hay quienes luchan muchos años y son muy buenos.
Pero hay los que luchan toda la vida: esos son los imprescindibles."
( Berthold Brecht )

Eugen Berthold Friedrich Brecht, nasceu 10 de fevereiro de 1898, Augsburg, Alemanha.
Viveu na Baviera até o término da Primeira Guerra Mundial que destruiu seu país.
Cursou medicina e trabalhou durante a guerra como enfermeiro e após o fim da guerra mudou-se para Berlim.
Foi um intelectual modernista famoso, destacando-se como dramaturgo, poeta,encenador e contista.
Suas obras tinha como finalidade promover a emancipação social da sociedade, onde ele retratava os problemas sociais da humanidade.
O teatro épico de Brecht foi motivado pelos seus estudos sobre sociologia e marxismo.
Brecht foi responsável por aprofundar o método de interpretação do teatro épico,onde cada palavra deve encontrar um significado visual e através do gesto o espectador pode compreender as alternativas da cena, rindo e pensando.
Apaixonou-se pelo teatro moderno por influência do crítico Herbert Ilhering.
Ateu, uniu-se as idéias do socialismo soviético na ânsia de combater o totalitarismo que reconstruía a Alemanha. Mas nunca se subordinou nem ao comunismo nem ao socialismo, tanto que suas peças foram proibidas na Rússia de Stalin.
Quando Adolfo Hitler assume a Alemanhã estabelecendo o Nazismo, Brecht abandona a Alemanha e vai exilar-se na Europa. Todas suas obras foram queimadas em praça pública em Berlim, juntamente com livros de outros escritores.
Exilou-se em vários países da Europa. Após a Alemanha invadir a Dinamarca, onde Brecht estava exilado, este parte para os Estados Unidos.
Durante seu exílio, Brecht publicou vários poemas, com os quais ganhou reconhecimento e notoriedade em todo o mundo.

Principais Obras de Brecht:

- Um Homem É um Homem
- Mãe Coragem e Seus Filhos
- Guerra dos Trinta Anos
- Segunda Guerra Mundial
- A Vida de Galileu

Sua primeira peça teatral foi "Baal", do ano de 1918. Depois escreveu "Tambores da noite", em 1922. foi exatamente nesse momento Brecht, obtém prestígio e ganha o prêmio Kleist, que era a premiação mais importante que uma obra literária poderia receber.
Sua obra mais famosa é "Mãe Coragem" de 1941, onde critica ferozmente o sistema capitalista e o associa aos interesses da guerra.
Em 1954, recebeu o prêmio Lênin da Paz.
Morreu em 16 de agosto de 1956 após um enfarto do miocárdio, durante os ensaios de sua peça Galileu Galilei.

Curiosidades a respeito da vida Brecht:

- Berthold Brecht, substituiu o "Berthold" por "Bertolt", por achar o nome
aristocrático demais.
- Sua primeira peça de teatro foi escrita aos quinze anos, e chamava-se "A Bíblia".
-Começou a declamar suas poesias em cabarés da cidade.
-Casou-se muito novo, e separou-se da sua primeira mulher, vindo mais tarde casar com uma atriz chamada Helen Weigel, com quem viveu até sua morte.
-Era muito mulherengo, mas a esposa não se incomodava com isso, dizem até que ela convivia com as amantes.
-Foi Brecht quem instaurou o piquete na porta das fábricas.
-A américa era a terra dos seus sonhos.
-Foi amigo de Charles Chaplin
-Foi convidado para dirigir filmes em Hollywood.

O Analfabeto Político

(Berthold Brecht)

O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.

O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo
que odeia a política.

Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista,
pilantra, corrupto e o lacaio
das empresas nacionais e multinacionais.

Antologia Poética de Berthold Brecht

Wikipédia-Berthold Brecht

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Folclore, Lendas e Mitos do Brasil

Segundo Mário Solto Maior, definir qualquer coisa é um ato de egoísmo. Egoísmo porque cada pessoa tem a sua maneira, o seu ângulo de ver e sentir as coisas; cada pessoa tem a sua ótica. Mário Souto afirma que não conhece nenhuma definição completa, perfeita.
Ele costuma definir Folclore como a ciência que estuda tudo o que o povo faz, diz, conta e pensa,nos seus provérbios, nas suas lendas, nas suas cantigas de ninar, na línguagem, na sua sabedoria, na sua filosofia.
Acrescento a definição que diz que o folclore é um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.


Principais danças folclóricas do Brasil

Samba de Roda

Estilo musical caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira. Surgiu no estado da Bahia, no século XIX. É uma variante mais tradicional do samba. Os dançarinos dançam numa roda ao som de músicas acompanhadas por palmas e cantos. Chocalho, pandeiro, viola, atabaque e berimbau são os instrumentos musicais mais utilizados.

Maracatu

O maracatu é um ritmo musical com dança típico da região pernambucana. Reúne uma interessante mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e europeus. Possui uma forte característica religiosa. Os dançarinos representam personagens históricos (duques, duquesas, embaixadores, rei e rainha). O cortejo é acompanhado por uma banda com instrumentos de percussão (tambores, caixas, taróis e ganzás).

Frevo

Este estilo pernambucano de carnaval é uma espécie de marchinha muito acelerada, que, ao contrário de outras músicas de carnaval, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto os dançarinos se divertem dançando. Os dançarinos de frevo usam, geralmente, um pequeno guarda-chuva colorido como elemento coreográfico.

Baião

Ritmo musical, com dança, típico da região nordeste do Brasil. Os instrumentos usados nas músicas de baião são: triângulo, viola, acordeom e flauta doce. A dança ocorre em pares (homem e mulher) com movimentos parecidos com o do forró (dança com corpos colados). O grande representante do baião foi Luiz Gonzaga.

Catira

Também conhecida como cateretê, é uma dança caracterizada pelos passos, batidas de pés e palmas dos dançarinos. Ligada à cultura caipira, é típica da região interior dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás e Mato Grosso. Os instrumento utilizado é a viola, tocada, geralmente, por um par de músicos.

Quadrilha

É uma dança típica da época de festa junina. Há um animador que vai anunciando frases e marcando os momentos da dança. Os dançarinos (casais), vestidos com roupas típicas da cultura caipira (camisas e vestidos xadrezes, chapéu de palha) vão fazendo uma coreografia especial. A dança é bem animada com muitos movimentos e coreografias. As músicas de festa junina mais conhecidas são: Capelinha de Melão, Pula Fogueira e Cai,Cai balão.

Algumas lendas e folclore do Brasil:

Monteiro Lobato, o maior escritor infantil brasileiro, foi o escritor que melhor retratou alguns personagens do nosso folclore.
Muitas lendas ganharam força no Brasil depois que as histórias de Monteiro Lobato ganharam as telas da televisão, transformando-se em seriado, chamado Sítio do Pica-Pau amarelo transmitido nas décadas de 1970-80.



Saci-Pererê

É o personagem folclórico mais conhecido do folclore brasileiro, tanto que tem um dia de comemoração especial, ( 31 de outubro - dia do Saci ).
Alguns escritores dizem que essa data foi criada com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil.
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso, o comportamento é marca registrada desse personagem folclórico. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.
Diz o mito que ele se desloca dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”.
Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a mitologia, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.
A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do Brasil.


Boitatá

Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza.
Este bicho imaginário foi citado pela primeira vez em 1560, num texto do padre jesuíta José de Anchieta.
Existem versões distintas para essa lenda, segundo a lenda no norte e nordeste do Brasil, o boitatá vive dentro dos rios e lagos e sai de seu "habitat" para queimar as pessoas que praticam incêndios nas matas. De acordo com esta lenda, o boitatá possui a capacidade de se transformar num tronco de fogo.
Já na região Sul do Brasil, a explicação para o surgimento da cobra de fogo está relacionada ao dilúvio (história bíblica que fala sobre a chuva que durou 40 dias e 40 noites). Após o dilúvio, muitos animais morreram e as cobras ficaram rindo felizes, pois havia alimento em abundância. Como castigo, a barriga delas começou a pegar fogo, iluminando todo o corpo.
Mas segundo pesquisadores, esta lenda está associada aos incêndios, que ocorrem espontaneamente em função da queima de gases oriundos da decomposição de material orgânico.


Boto

Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
Na cultura popular, a lenda do boto era usada para justificar a ocorrência de uma gravidez fora do casamento.
Ainda nos dias atuais, principalmente na região amazônica, costuma-se dizer que uma criança é filha do boto, quando não se sabe quem é o pai.


Curupira

Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza.
Para assustar os caçadores e lenhadores, o curupira emite sons e assovios agudos. Outra tática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os inimigos das florestas.
Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.


Lobisomem

Este mito aparece em várias regiões do mundo. Chegou ao Brasil através dos portugueses que colonizaram nosso país, a partir do século XVI.
Conta a lenda que a transformação ocorre em noite de Lua cheia em uma encruzilhada. O monstro passa a atacar animais e pessoas para se alimentar de sangue. Volta a forma humana somente com o raiar do Sol.
Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.


Mãe-D'água

Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água, importante lenda indígena do folclore amazônico, a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.
No Brasil, mais exatamente na região amazônica , é conhecida como Iara.
Contam os índios da região amazônica que Iara era uma excelente índia guerreira. Os irmãos tinham ciúmes dela, pois o pai a elogiava muito. Certo dia, os irmãos resolveram matar Iara. Porém, ela ouviu o plano e resolveu matar os irmãos, como forma de defesa. Após ter feito isso, Iara fugiu para as matas. Porém, o pai a perseguiu e conseguiu capturá-la. Como punição, Iara foi jogada no rio Solimões (região amazônica). Os peixes que ali estavam a salvaram e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa linda sereia.


Corpo-seco

É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.


Pisadeira

É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.


Mula-sem-cabeça

Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.


Mãe-de-ouro

Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

"Fatos verdadeiros ou frutos da imaginação humana os causos populares costumam gerar grandes polêmicas entres os habitantes de uma região. A verdade é que estas estórias ficam em nossos pensamentos e passam de geração para geração, preservando nossa identidade.

Há Lendas no Brasil de inúmeras variedades, influenciadas diretamente pela miscigenação na origem do povo brasileiro. Devemos considerar que lenda não significa mentira, e nem verdade absoluta, o que podemos e devemos deduzir é que uma história para ser criada, defendida e o mais importante, ter sobrevivido na memória das pessoas, ela deve ter no mínimo um pouco de fatos verídicos.
Muitos historiadores, pesquisadores, folcloristas, e outros profissionais que estudam Sociedades, tendem a afirmar que lendas são apenas frutos do imaginário popular, porém como sabemos as lendas em muitos povos são “os livros na memória dos mais sábios".
A diferença entre Mito e Lenda é a seguinte, O Mito é o Personagem a qual a lenda trata, pois a Lenda é a História sobre o determinado Mito."

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Los Hermanos, o Brasil é o Favorito, Olé !

Aí galera, a Argentina está fazendo uma enquete no Jornal Olé, perguntando quem será o campeão de futebol nas Olimpíadas de Pequim.
Vejam pela foto abaixo que já estamos desbancando los hermanos dentro de casa, rsrssss.


Então! vamos aumentar essa estatística e tirar um sarro com nossos irmãos, acessando o site da Olé.


Quem tiver um blog, junte-se a nós. Veja os blogs que estão participando dessa campanha:

PharisFace
Bogagento
Sedentário
Circo Armador
Jacaré Banguela
Ah,Tri Né!
Controle Remoto
Tetra
Tudo Junto Separado
Arquivinho
Kdezinho
E agora,Leões e Cordeiros, é claro!

Agora, um recado para o nosso técnico Dunga: Se o Brasil não trouxer a medalha de Ouro, a culpa é sua!!! rsrsrsssssss

Homeopatia no sistema único de saúde SUS


No dia 16 de Agosto de 2008, as 9hrs, acontecerrá no Rio de Janeiro, o Segundo Encontro Científico de Homeopatia na Universidade Estácio de Sá, na academia Akxe, na Barra da Tijuca, a entrada é franca.

Os temas desse encontro:

- Homeopatia na prevenção e tratamento de distúrbios do organismo humano.
- Eficácia da homeopatia na odontologia, odontopediatria, veterinária.
Vai ser lançada nesse encontro uma campanha nacional pedindo que a homeopatia seja incluída na rede do sistema único de saúde SUS.
Hoje ela só é reconhecida pelo ministério da saúde como uma terapia alternativa e complementar.
No entanto a homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira desde 1980, quando deixou de ser considerada terapia alternativa, para se tornar, como em outros países, uma forma terapêutica oficial. Em 1996 completou 200 anos de existência e é rigorosamente uma ciência médica, uma revolução na medicina convencional e na arte de curar.
Essa reivindicação é mais do que justa. Além da possibilidade democrática de estender seus benefício a população mais carente.

Faço essa divulgação a pedido da médica homeopata Drª Fátima Poubel e aproveito para trazer breves esclarecimentos sobre o assunto.

O que é a Homeopatia?

Homeopatia é um método de tratamento criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, que se fundamenta na Lei dos Semelhantes, citada pelo Pai da Medicina Hipócrates no ano 450 a.C. Segundo esta lei, os semelhantes se curam pelos semelhantes, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio) os mesmos sintomas que o doente apresenta.

Exemplificando: Se uma pessoa sã ingerir doses tóxicas de certa substância, irá apresentar sintomas como dores gástricas, vômitos e diarréia; se, por outro lado, for administrada essa mesma substância, preparada homeopaticamente, ao enfermo que apresenta dores gástricas, vômitos e diarréia, com características semelhantes àquelas causadas pela substância em questão, obtêm-se, como resultado, a cura desses sintomas.

O que é o medicamento homeopático?

Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, provenientes dos reinos mineral, vegetal ou animal.

Para que a substância da natureza seja usada como medicamento homeopático, é necessário prévio conhecimento de sua potencialidade curativa, através da experimentação no homem são. Tais substâncias podem ser tanto tóxicas quanto inertes, desde que, quando experimentadas, ofereçam a melhor similitude aos sintomas da doença a ser tratada.

As preparações básicas dessas substâncias recebem o nome de tinturas-mãe e a partir delas são iniciados os processos das diluições sucessivas.

No início de suas experiências, Hahnemann começou diluindo os medicamentos e verificou que, quanto mais diluía, minimizavam-se as reações indesejáveis. Percebeu também que ao fazer diluições sucessivas das substâncias e agitá-las diversas vezes, obtinha sempre melhores resultados, foi assim que ele chegou às doses mínimas. Desta maneira, a toxicidade das substâncias é atenuada e o potencial curativo é aumentado.

Ao processo de diluição seguido de agitação, damos o nome de dinamização (dynamis- vem do grego e significa força). Através da dinamização, se consegue despertar na substância a capacidade de agir sobre a força vital do organismo vivo.


A medicina homeopática é muito lenta para tratar as doenças?

Não, absolutamente. O que ocorre é que como a homeopatia se preocupa com as causas que levaram o indivíduo ao desequilíbrio, algumas vezes aumentando aparentemente a intensidade dos sintomas, com vistas a fortalecer os mecanismos naturais de cura e não os suprimindo simplesmente, tem-se a falsa impressão de que os medicamentos homeopáticos são lentos em sua atuação, mas, pelo contrário, se o paciente encontra-se energeticamente responsivo, a ação é notada instantaneamente.

A Homeopatia cura todas as doenças?

Não, a homeopatia não é a panacéia universal. Como toda técnica terapêutica tem seu campo de atuação e limites. A habilidade e experiência do médico homeopata influem nos resultados, na medida em que os sintomas a serem tomados para a prescrição dependem de um acurado exame, em que a hierarquização realmente eficaz para cada caso depende muito mais da capacidade de percepção e julgamento do homeopata (adquiridas na prática diária) do que da erudição técnica. A colaboração do paciente, fornecendo os sintomas de forma clara e fidedigna, o uso ou não de outros produtos concomitantemente, a qualidade do medicamento homeopático e a condição genética (herdada) do paciente também são fatores determinantes do sucesso total ou parcial do tratamento homeopático.

Cuidados com o medicamento homeopático

- Sempre mantê-los nos frascos originais e bem fechados.
- Levar o medicamento diretamente à boca sem contato com as mãos no momento de tomá-lo. Evitar também que o conta-gotas ou tampa do frasco toquem à boca para que não ocorra contaminação e feche imediatamente o frasco.
- Antes e após cada dose, permaneça sem se alimentar por um intervalo mínimo de 30 minutos.
- Os medicamentos devem ficar longe de aparelhos eletrodomésticos ou que emitam radiação (rádio, televisão, forno de microondas, geladeiras, computadores, telefones celulares, etc...).
- Ambientes úmidos ou expostos à luz solar direta, como também os locais que possuam odores fortes de perfumes, sabonetes, produtos de limpeza, condimentos e outros medicamentos (principalmente canforados) alteram o medicamento. Daí evitar guardá-los em bolsas com perfumes, celulares ou cigarros.
- Nas viagens de carro, procurar guardá-los em sacolas térmicas, caixas de madeira ou isopor, pois o sol e o calor forte do porta-luvas podem danificá-lo.
- Quando viajar de avião, evitar a exposição dos medicamentos aos raios X e arco magnético. Levá-los como bagagem de mão (desde que você não passe pelo raio X com eles), explicando aos funcionários do aeroporto que são medicamentos sensíveis às radiações.

Fonte: http://www.drseleghinimedicohomeopata.com.br/

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Dúvida cruel: Céu ou inferno?

Olimpíadas de Pequim na China, políticos corruptos, eleições 2008, STF, biocombustivel, Violência urbana; tudo isso nos tornam prisioneiros da mídia na atualidade. Somos bombardeados o tempo todo por várias ideológias, e se não tomarmos os devidos cuidados, acabamos enrijecendo nossos pensamentos.
As grandes potências olímpicas fecharam seus olhos aos horrores do Tibet, nossas autoridades continuam se comportando de maneira vil e covarde. E todos se calam, a imprensa continua anestesiada por seus patrocinadores.
E nós pobres mortais e sonhadores continuamos na constatação dessa dura realidade, sem muito saber o que fazer.
É o poder da grana que move todas as injustiças, a ganância desenfreada que move a humanidade em direção ao caos.
Inventamos o carnaval, adotamos o futebol como paixão nacional. Aí aparecem os "intelectuais" e dizem que somos alienados.
Somos alienados não!
É a sabedoria popular, que consegue escapar a constatação da dura realidade que é viver em um mundo governado por tanta hipocrísia e por tantos fundamentalismos.
Hoje me permito rir um pouco, dar uma relaxada, os dias andam tensos.
Relaxe você também, rir é bom e espanta por uns minutos a dor de ver tanta injustiça.


A Entrada de Dercy Gonçalves no Céu

Depois de anos com prazo vencido ela tocou a campainha da porta do céu.
O velho Pedro a atendeu resmungando entre dentes: acabou o sossego!. Recompôs-se e falou:
- Pois não minha senhora, o que deseja?
- Deixa de ser besta Pedrão... Você sabe porque to aqui, abre essa merda de porta senão o galo vai cantar 3 vezes!
- Não é bem assim. Aqui há regras rígidas. Vou consultar tua ficha terrestre.
- Xiii aqui também tem burocracia, papeladas... Não tenho saco pra isso !!
São Pedro abre um enorme livro de registro de vidas e a recém chegada cutuca o santo:
- Que vergonha Pedrão, nem uma porra de computador você tem. Até buteco de morro tem.
Ele finge que não ouviu nada e passa a ler a biografia da veneranda senhora. Levanta os olhos e diz:
-Um minuto que vou ligar pro inferno.
Pega um velho aparelho preto e disca naqueles buraquinhos onde ficam os números. Dercy olha comovida para o guardião celeste e diz:
- Qualquer puta tem celular e você ainda a meter o dedo nos buracos do disco desse telefone?
Nesta altura Pedro só queria se ver livre da velha e fez a ligação;
- Alô Demo, aqui é São Pedro. Vou te enviar uma senhora que não passou no teste do book live.
- E quem é ela? Perguntou o Demo.
- É a Dercy Gonçalves
- Negativo, aqui no inferno ela não entra. Se entrar vai me desmoralizar!
O diabo desligou na cara do santo.
Pedro não teve alternativa; teria que permitir a entrada dela no céu e disse:
- Tudo bem, pode entrar, mas comporte-se !!!
Dercy deu uma olhada de cima para baixo no santo e aumentou a voz:
- Como posso entrar!? Primeiro eu quero saber quem ta aí dentro. Não vou entrando assim em recinto que não conheço. Tem padres?
São Pedro ficou meio encabulado e respondeu que não havia.
- Xii, que céu mixuruco. Galo cagueta nem pensar, né? E pastores? Aqueles que tiram o satanás dos trouxas na TV?
- Também não há.
- Políticos, pelo menos um há?
- Negativo! Nenhum!
- Ta bom, resmungou, eu vou entrar, mas tem o seguinte: quando vier a Hebe Camargo, o Pelé, a Xuxa, a Ana Maria Braga, o Gugu e outros panacas da televisão, faça-me o favor de dizer que não estou.